Cáceres e Região

Segundo levantamento, B40 já disputa espaço em Cáceres com CV e PCC

Published

on

O Comando Vermelho mantém sua “liderança” no tráfico de drogas em Mato Grosso, com 23 municípios sob total controle. Segundo a 3ª edição do estudo “Cartografias da violência na Amazônia”, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, quatro facções criminosas atuam no estado, com a criação de uma nova em 2024.

Reprodução

Em Mato Grosso, 42 municípios estão sob influência de facções, onde em 27 o domínio é de apenas uma organização criminosa. Destes, em 23 é o Comando Vermelho quem comanda a venda de drogas. Já o Primeiro Comando da Capital (PCC) lidera em Pedra Preta e a Tropa do Castelar em Alto Paraguai, Nova Maringá e Nova Santa Helena.

O documento fala da preocupação da gestão estadual com a guerra de facções, que causou uma crise política, com direito à demissão do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes, em novembro deste ano. “O governo do Estado tem sido muito pressionado no debate público e por uma percepção do crescimento da sensação de insegurança em diversas regiões do estado”.

Leia mais:   Prefeitura realiza limpeza de escolas municipais, volta às aulas é dia 03 de fevereiro

Facções "Bonde dos 40" e "PCC" espalham pichações por Teresina; Polícia  sabe aonde eles estão? - OitoMeia

(foto reprodução)

Esse é o primeiro ano em que o Bonde dos 40, o B40, aparece em Mato Grosso no levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Ele disputa o poder em três cidades mato-grossenses: Cuiabá, Várzea Grande e Cáceres (225 km a oeste da Capital), sendo esta última onde existe a maior tensão, pela presença também do Comando Vermelho e o PCC.

Criado em 2007 em penitenciárias do Maranhão, o B40 ficou conhecido nacionalmente a partir de 2010, quando em guerra com o Primeiro Comando do Maranhão (PCM) realizou ataques e causou a morte de centenas de presos. O primeiro sinal de sua atuação em Mato Grosso foi em 2023, no assassinato de um jovem em Novo Santo Antônio, quando o assassino confessou ter cometido o crime a mando desta facção. Atualmente seus membros se concentram na região do Araguaia.

 

Por: Cia de Notícias

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Polícia Civil prende integrantes de facções criminosas flagrados com armas e munições em Barra do Bugres

Published

on

Assessoria | Polícia Civil-MT

Quatro integrantes de facções criminosas flagrados em posse de armas e munições foram presos em flagrante pela Polícia Civil, na noite de terça-feira (21.1), durante a Operação Desarme, deflagrada pela Delegacia de Barra do Bugres e Delegacia Regional de Tangará da Serra.

Os suspeitos- três homens e uma mulher-, foram autuados em flagrante pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e associação criminosa. A operação, coordenada pelos delegados Igor Sasaki, de Tangará da Serra, e Fernando Albuquerque, de Barra do Bugres, resultou ainda na apreensão de quatro armas de fogo e dezenas de munições.

Durante investigações sobre homicídios em Barra do Bugres e região, os policiais realizavam monitoramento de suspeitos, quando notaram que um dos investigados estava com uma  arma de fogo na cintura no momento em que entrava em uma residência.

Diante das evidências, os policiais realizaram a abordagem do suspeito e da mulher que estavam na casa, sendo apreendidas com eles duas armas de fogo (dois revólveres calibre 38). Questionados, eles confessaram estar associados a um terceiro suspeito que foi preso em seguida em uma quitinete nas proximidades, em posse de diversas munições calibre 32.

      Em continuidade aos trabalhos, os policiais receberam informações sobre dois homens que estavam em posse de uma pistola e um revólver em uma casa no bairro Maracanã, em Barra do Bugres. 

Com base nas informações, os policiais foram até o local, porém ao perceber a aproximação da equipe, um dos suspeitos sacou o revólver dando início a uma troca de tiros. O suspeito conseguiu fugir, porém, durante a fuga deixou cair a arma.

Leia mais:   Instituto Cometa entrega prêmio e promete doar 10 mil cestas básicas no Natal Solidário de 2025

Nos fundos da residência, os policiais encontraram o quarto suspeito, que foi flagrado em posse de uma pistola. Na casa também foram encontradas munições calibre 38 e 380.

As armas e munições foram apreendidas e os quatro suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Barra do Bugres, onde após serem interrogados foram autuados em flagrante, sendo posteriormente colocados à disposição da Justiça.

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Mato Grosso recebe 83,7 mil testes rápidos para diagnóstico da dengue

Published

on

Assessoria

O Ministério da Saúde vai distribuir 83,7 mil testes rápidos para diagnóstico de dengue em Mato Grosso, como parte de um total de 6,5 milhões que serão enviados para todo o país. É a primeira vez que a pasta envia esse tipo de teste para detectar a dengue. A iniciativa vai ampliar a identificação precoce dos casos, especialmente em municípios distantes e com acesso limitado a serviços laboratoriais.

O investimento soma mais de R$ 17,3 milhões. A distribuição vai começar na próxima semana e os gestores estaduais serão orientados por meio de uma nota técnica com critérios de uso.

Do total, serão distribuídos 4,5 milhões de testes na primeira remessa. Os dois milhões de testes restantes serão utilizados como estoque estratégico para atender as localidades que possam apresentar acréscimo no número de casos e necessitem de uma resposta rápida no diagnóstico. O processo de aquisição dos testes rápidos foi iniciado em 2024.

O Sistema Único de Saúde (SUS) já possui outros dois tipos de testes para identificação da dengue: o biologia molecular e o sorológico, ambos disponíveis nos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen).

Leia mais:   Prefeitura realiza limpeza de escolas municipais, volta às aulas é dia 03 de fevereiro

Com o anúncio do Ministério da Saúde, a população passa a contar com uma terceira opção, que é o teste rápido, capaz de detectar a presença do vírus da dengue, mas sem identificar o sorotipo. Esses testes estarão disponíveis na rede pública, como Unidades Básicas de Saúde, conforme a distribuição da gestão local.

A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, explica que o teste é uma ferramenta para ampliar a assistência na rede de atendimento local. “Não podemos esquecer a importância da manutenção da coleta das amostras para a vigilância epidemiológica, uma vez que o teste rápido não diferencia os sorotipos da dengue e nem outras arboviroses, como zika e chikungunya”, acrescenta.

Avanço no diagnóstico laboratorial

Outro avanço significativo foi a ampliação do diagnóstico da dengue na rede de laboratórios, com aumento de 76,4% nos diagnósticos de 2024 em comparação com 2023. Em 2023, foram realizados 778.422 diagnósticos de dengue, enquanto em 2024 esse número subiu para 1.373.536.

A secretária Ethel Maciel reforça que o uso dos testes rápidos será complementar às estratégias já existentes para controle do vetor, além da vacinação, e destaca a necessidade de os municípios seguirem os protocolos de coleta e envio de amostras para análise laboratorial, “fundamental para saber onde há maior circulação de cada sorotipo do vírus”.

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana