conecte-se conosco


Destaque

SEGUNDO ENCONTRO Liderança é um dos assuntos do CNA Jovem que acontece esta semana em Cuiabá

Publicado

 

Jovens de diversos municípios mato-grossenes participam, esta semana, em Cuiabá, do segundo encontro – etapa estadual – do programa CNA Jovem – Jovens Liderando o Agro!  Idealizado pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e realizado, no Estado, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), o programa conta com 15 participantes vindos dos mais diversos municípios mato-grossenses. A programação é intensa, mas mesmo assim a turma está cheia de expectativas para trabalhar o conteúdo que, nesta etapa, inclui assuntos como liderança e relações hierárquicas.

Os participantes selecionados pela Federação da Agricultura e Pecuária (Famato), com idade entre 22 e 30 anos se preparam para impulsionar ainda mais o setor empresarial rural.  Daniel Braga Caneppele, de 25 anos, morador de Nova Mutum é um dos jovens selecionados.  Engenheiro agrônomo e de família de produtores rurais, Caneppele conta que o curso já lhe deu ferramentas para melhorar o relacionamento com as pessoas.

Embaixador do CNA Jovem e participante da primeira turma, o superintendente do Senar-MT, Otávio Celidonio ressalta que este programa é fundamental para quem quer assumir cargos de lideranças na sua região. Além das informações, conhecimento e diversas ferramentas, os participantes também têm a oportunidade de ampliar a rede de contatos. “No ano passado encontramos com pessoas de 24 estados, cada um com sua realidade e desafios, mas todos com objetivo em comum que é setor agropecuário”.

Leia mais:   Idoso de 71 anos é preso por estuprar as netas da esposa

Celidonio acrescenta ainda que trabalhar é antes de mais nada lidar com pessoas. “Ninguém faz nada sozinho. Dependemos de uma equipe para conquistar o sucesso”. Para Celidonio, programas como o CNA Jovem são importantes porque fornece ferramentas para que os participantes exerçam a liderança que é importante em qualquer momento da vida e, em qualquer profissão.

Isabela De Ceni, agrônoma e também nascida em uma família de agricultores rurais, acrescenta que além da rede de contatos, ela já pode aplicar no seu cotidiano algumas das ferramentas para melhorar os relacionamentos. “Outro ponto importante são os assuntos abordados que faz aflorar o potencial que já temos”.

Os jovens estão trabalhando em seus projetos chamados de desafios. Problemas de logística, custo da produção e a sucessão familiar de uma propriedade são alguns deles. A etapa estadual é uma espécie de seletiva para a Nacional que irá ocorrer no mês de junho, em Brasília, onde serão apresentados os três melhores projetos de cada Estado.

Do município de Jaciara, Ricardo Shiapinotto, de 23 anos, é integrante da terceira geração da família de produtores rurais e ressalta que mais que tudo, o CNA Jovem está possibilitando a ampliação dos seus conhecimentos sobre política e como ela influencia no setor agropecuário.

Leia mais:   Concursos oferecem salários de até R$ 11,5 mil em Mato Grosso

PRIMEIRA EDIÇÃO – A primeira edição do CNA Jovem, realizada entre outubro de 2014 e março de 2015, teve como foco preparar jovens do meio rural de todo o País, com idade entre 22 e 35 anos, por meio do processo de formação de 258 horas/aula e uma metodologia inovadora, que permitiu o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens selecionados como líderes.

O programa teve 135 inscritos de 24 estados do Brasil. Ao final, os cinco candidatos vencedores fizeram uma visita técnica à China para conhecer instituições de pesquisa, modelos de empreendedorismo e prospecção de negócios.

Neste segundo ano de execução, o programa traz a novidade da etapa estadual, que consiste em reunir jovens ligados ao meio rural para debaterem melhorias para o agronegócio mato-grossense. Eles recebem orientação e montam projetos propondo soluções para desafios do agro.

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio. É formado ainda pela Famato, Imea e pelos 89 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Page www.facebook.com/SenarMt e a conta @senar_mt.

Fonte: Assessoria Gecom

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Justiça manda investigar maus-tratos na Cadeia de Cáceres

Publicado

Assessoria

As ocorrências foram relatadas à direção da unidade prisional e à chefia de disciplina.

A Justiça de Mato Grosso determinou uma inspeção na Cadeia Pública de Cáceres, a 250 km de Cuiabá, após receber denúncias de tortura e maus tratos a 12 presos. Segundo relatos, estão ocorrendo dentro da unidade agressões físicas, verbais, ameaças, entre outros, sem que tenha havido qualquer ato de indisciplina dos presos.

A juíza responsável pela decisão, Helicia Vitti Lourenço, determinou o inquérito policial para investigar as denúncias. Além disso, determinou uma visita e inspeção feita pela comissão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Defensoria Pública, o Ministério Público Estadual e os Direitos Humanos.

As autoridades têm conversado e colhido depoimentos dos presos.

A magistrada também pediu as imagens de segurança dos dias 8 e 14 de fevereiro, com imagens de todas as câmeras dos sistemas, inclusive da quadra esportiva, banho de sol, salas de aulas, Bloco 01, Ala D e Cela 7.

As imagens serão encaminhadas ao Ministério Público e polícia, para auxiliar nas investigações.

Leia mais:   Defensoria Pública de Mato Grosso passa a oferecer atendimento em Libras para pessoas surdas e mudas por meio de convênio com a Setasc

Os doze presos devem passar por exames de corpo de delito.

A juíza também regulamentou, por meio de uma portaria, visita virtual aos detentos, durante 15 dias, enquanto ocorre a apuração dos fatos.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

SURTO DE DENGUE: Laboratório São Matheus oferece teste preciso e com o menor preço

Publicado

Assessoria

O coronavírus, trouxe uma nova realidade as nossas vidas e provou que mesmo estando saudáveis estamos sujeitos a nos infectar com o vírus e até mesmo ter complicações sérias durante o tratamento, o que torna o momento ainda mais complicado.

Além dos fatos já citados, temos outros fatores que podem acabar prejudicando o tratamento, como os sintomas que se parecem muito com os de uma gripe ou até mesmo dengue, e os casos em que o paciente não sente os sintomas iniciais e só descobre a presença do vírus no organismo, quando a doença já se agravou.

Por esse motivo é crucial que estejamos atentos a qualquer mudança atípica em nosso corpo e que sigamos rigorosamente as medidas de prevenção, afim de evitar o contágio e proliferação do vírus.

E para ajudar a população de Cáceres e região a vencer essa batalha o Laboratório São Matheus está realizando todos os tipos de teste que diagnosticam a covid-19 com um super desconto. Dessa forma, será possível que mais pessoas façam o testes e descubram a presença ou não do vírus precocemente, o que refletirá no tratamento.

Comentários Facebook
Leia mais:   MPMT recomenda medidas mais rigorosas para conter o avanço da Covid-19 em Cáceres
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana