Estadual

Seduc lança processo seletivo para 150 novas vagas na Arena da Educação

Published

on

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) lançou processo seletivo simplificado visando preencher vagas para estudantes com aptidão esportiva na Escola Estadual de Tempo Integral “Governador José Fragelli”, a Arena da Educação, em Cuiabá.

Este processo tem como objetivo compor o quadro de vagas para o 3° ciclo do Ensino Fundamental até o 3° ano do Ensino Médio no ano letivo de 2025. Serão disponibilizadas 150 vagas para os estudantes do 7°, 8° e 9° ano do 3° ciclo, conforme a distribuição prevista no edital.

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 30 de agosto no site da Secretaria de Educação (Seduc). No formulário de inscrição, os responsáveis devem anexar todos os laudos de saúde relevantes, essenciais para garantir a adequação do aluno durante o processo seletivo. A lista com os documentos necessários estão disponíveis no edital.

Podem se inscrever todos os candidatos que estejam regularmente matriculados nas séries especificadas no edital. Candidatos que estejam inscritos em outras escolas no ato da inscrição, se aprovados, poderão transferir-se, desde que cumpram todas as etapas com sucesso.

Leia mais:   "Forças de segurança de MT esclareceram assassinato de adolescente grávida em menos de 24 horas", destaca secretário

Cronograma

A divulgação da lista final de inscritos, bem como as datas, locais e horários dos testes físicos, será feita no dia 19 de setembro de 2024 no site da Seduc.

A lista final dos resultados dos testes, após a análise dos recursos, será disponibilizada no dia 31 de outubro.

As matrículas dos aprovados poderão ser realizadas entre os dias 16 e 20 de dezembro de 2024, com as aulas tendo início no dia 3 de fevereiro de 2025.

Avaliação e Desempate

Para a classificação final dos candidatos, serão considerados diversos testes, incluindo aptidão cardiorrespiratória, teste de velocidade, agilidade, força explosiva dos membros inferiores e superiores, resistência muscular localizada e flexibilidade.

Em caso de empate entre os candidatos, serão observados critérios como a adequação idade/série/ano, ser oriundo da rede pública de ensino, além de parâmetros de agilidade e velocidade.

Outras informações sobre o edital podem ser conferidas AQUI.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Punho de aço – lutador cacerense nocauteia adversário em 6 segundos e se torna o novo campeão mato-grossense de MMA

Published

on

Assessoria

Sinézio Alcântara – Expressão Notícias

 

O lutador cacerense Diego Gerônimo da Motta (21 anos) é novo campeão mato-grossense de MMA, categoria leve (até 77 quilos). Com um cruzadão de esquerda, ele nocauteou em 6 segundos, o então campeão da categoria Wesley Campos da Silva.

 

A disputa pelo cinturão, uma das lutas mais esperadas do campeonato, foi realizada na noite de sábado (15), no ginásio de esportes de Itiquira. Apesar do cartel respeitável do então atual campeão – faixa preta de muay-thay e kickboxing e faixa marron de jiu-jitsu, Diego não se intimidou.

Nos segundos iniciais da luta ele se esquivou do ataque do adversário e no contra-ataque o nocauteou com uma certeira cruzada de esquerda. “Nem eu mesmo esperava. Foi sem dúvida o meu melhor momento” afirmou. A luta fechou o evento após 16 combates anteriores da noite.

 

A premiação, no entanto, não correspondeu a importância do evento. Fora o cinturão, o novo campeão da categoria, recebeu apenas R$ 500 pela vitória. Contudo, está sendo muito comemorada pelo vencedor. Diego conta que a luta foi acertada de última hora, junto aos organizadores.

 

“Me ligaram há menos de 10 dias perguntando se eu gostaria de fazer a luta principal do evento enfrentando o campeão. Aceitei. Só no dia seguinte fique sabendo que o meu adversário era um cara durão e bastante experiente. Mesmo assim fui pra cima e venci” comemora.

 

Na verdade, foram duas grandes vitórias para o lutador cacerense em menos de 48 horas. No sábado foi campeão de MMA em Itiquira, desbancando o campeão da categoria e no domingo, participou em Cuiabá, do Campeonato Estadual de Jiu-jitsu, sagrando-se campeão da categoria leve até 76 quilos.

 

          Além de Diego, mais três lutadores da equipe participaram do campeonato, com saldo de três vitórias e três derrotas. Fora a vitória do campeão, no MMA o lutador Elielton Galindo foi o vencedor no box e no muay thay Davi Amaral venceu e recebeu medalha.

 

            Os lutadores Adilson Silva e Luan Oliveira lutaram no MMA mas perderam por decisão dos juízes e João Daniel foi nocauteado. A equipe técnica foi formada pelo mestre Antônio Souza e de corner Vitor Winston, Fábio Alexandre e Patrick Montalvão.

 

Diego Motta e sua equipe treinam no CT Gladiator Fight, no bairro São Luiz. Além de lutador, ele é servidor da Unemat, campus de Cáceres, onde exerce a função de segurança. O cinturão da categoria abriu as portas para novas lutas. Ele já confirmou participação em novos combates previstos para a partir do mês  de abril.

 

Comentários Facebook
Leia mais:   "A concessão vai garantir rodovias com excelentes condições nos próximos anos", afirma governador
Continue Reading

Destaque

Tragédia no Rio Itiquira: Pai e Filho são Encontrados Mortos após Naufrágio

Published

on

Pai e filho morrem afogados no rio Itiquira após barco afundar

Tragédia no Rio Itiquira: Pai e Filho são Encontrados Mortos após Naufrágio
A correnteza calma e sedutora do Rio Itiquira, que banha o sudeste de Mato Grosso e segue em direção ao Pantanal, virou cenário de uma triste tragédia neste fim de semana. Após mais de 48 horas de buscas angustiantes, os corpos de Pedro de Oliveira e do filho, Pedro Henrique Mainardes de Oliveira Júnior, foram encontrados pelos bombeiros na tarde deste domingo (16), trazendo um fim doloroso à expectativa da família.
Tudo começou na última sexta-feira, quando Pedro e seu filho, junto com outras duas pessoas, passeavam de barco pelo rio, próximo ao município de Itiquira, localizado a cerca de 360 quilômetros de Cuiabá.

Repentinamente, a embarcação virou, lançando todos ao rio. Dois passageiros conseguiram lutar contra a correnteza e sobreviver, mas Pedro e seu filho, infelizmente, não conseguiram voltar à superfície.
Este drama reforça uma estatística alarmante em Mato Grosso: somente no último ano, mais de 100 pessoas perderam a vida em situações semelhantes. De acordo com o Corpo de Bombeiros, em 2024, foram registrados 107 óbitos por afogamento no estado, mostrando que a beleza dos rios pode rapidamente se transformar em perigo fatal.

Leia mais:   "A concessão vai garantir rodovias com excelentes condições nos próximos anos", afirma governador

Diante dessa triste realidade, autoridades e especialistas recomendam cuidados redobrados ao frequentar rios:

  • Conheça bem o local antes de entrar na água;
  • Evite nadar sozinho e sempre mantenha companhia próxima;
  • Não se afaste das margens e tenha atenção especial com crianças;
  • Use equipamentos de segurança como coletes salva-vidas, especialmente se não souber nadar ou o rio apresentar forte correnteza;
  • Nunca entre na água após o consumo de álcool, pois isso aumenta consideravelmente o risco de acidentes fatais.

Que histórias como a de Pedro e Pedro Henrique sirvam de alerta para todos nós. Que o Rio Itiquira, apesar de belo, jamais volte a testemunhar uma dor tão profunda.

 

Por: Jornal Oeste

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana