Cultura
Seduc lança cartilha antirracista para alunos e professores
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) lançou, nesta quarta-feira (14.5), o material pedagógico “Minha África Brasileira e Povos Indígenas”, para professores e estudantes do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II da rede estadual.
Apadrinhado pela primeira-dama, Virginia Mendes, a publicação tem como objetivo fortalecer o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas, conforme previsto nas Leis Federais nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008.
“Quando vi o material, fiquei encantada. Me envolvo com a causa não apenas porque é papel de primeira-dama do Estado, faço porque sou apaixonada por povos originários e as relações étnico-raciais”, disse Virginia.
Ela também destacou a importância do conteúdo na promoção do letramento racial nas práticas pedagógicas e no combate ao racismo no cotidiano escolar, além de reconhecer a diversidade étnico-racial como elemento essencial na formação cidadã dos estudantes da educação básica.
Durante o evento de lançamento, o secretário de Educação, Alan Porto, também falou sobre a importância da iniciativa para a promoção da equidade e respeito à diversidade no ambiente escolar.
“Estamos entregando um instrumento pedagógico fundamental para o combate ao preconceito, à desinformação e ao apagamento cultural. É material do professor, é material do estudante. Mais uma ação do Governo do Estado que vai de encontro com as necessidades dos nossos estudantes”, afirmou o secretário.
A cartilha foi desenvolvida pelo professor e historiador, Natanael dos Santos, promovendo uma abordagem integrada, crítica e representativa. O material traz conteúdos que valorizam as contribuições históricas, culturais e sociais dos povos africanos, afrodescendentes e indígenas na formação da identidade brasileira.
“O nosso objetivo é levar esse material didático para as escolas para que os alunos possam ter o conhecimento real da contribuição desses povos. Costumo dizer que as pessoas são racistas por falta de conhecimento. E aqui, em Mato Grosso, estamos trabalhando com os povos indígenas. Sinto honrado em ser convidado para um marco tão importante para o povo mato-grossense”, disse Natanel, que integra o grupo Griô Educacional.
Para a coordenadora, Junia Auxiliadora, da Escola Estadual Quilombola Tereza Conceição, da comunidade Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento, a publicação responde a uma demanda urgente da comunidade escolar.
“Mais do que um material didático, essa cartilha é um passo importante para reconstruirmos, com verdade e respeito, a narrativa da nossa história enquanto povo plural. Ter esse material para estar complementando e consolidando a história afro-indígena é de suma importância”, comentou.
O conteúdo da cartilha inclui atividades interativas, textos de apoio, imagens históricas, mapas, glossário de termos e sugestões de projetos escolares, incentivando o protagonismo estudantil e o pensamento crítico. A ação traz temáticas da Educação para as Relações Étnico-Raciais, integrando a Política Antirracista, uma das 30 políticas educacionais que compõem o plano EducAção 10 Anos, do Governo de Mato Grosso.
Fonte: Governo MT – MT
Cultura
Seduc lança material para ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) realiza, nesta quarta-feira (14.5), às 14h30, no edifício-sede em Cuiabá, o lançamento do material pedagógico “Minha África Brasileira e Povos Indígenas”, voltado para professores e estudantes do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II.
A publicação aborda temáticas da Educação para as Relações Étnico-Raciais, integrando a Política Antirracista, uma das 30 políticas educacionais que compõem o plano EducAção 10 Anos, do Governo de Mato Grosso.
O objetivo é promover o letramento racial nas práticas pedagógicas e combater o racismo no cotidiano escolar, além de reconhecer a diversidade étnico-racial como elemento essencial na formação cidadã dos estudantes da educação básica.
O material está em conformidade com as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que tornam obrigatórios o ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena nas escolas brasileiras.
Programação
14h30 – Secretário de Educação, Alan Porto, recepciona a Primeira-Dama de MT, Virginia Mendes
15h00 – Abertura Oficial
15h10 – Fala da Dra. Francisca Navantino Pinto de Angelo (Chikinha Paresi),
Liderança indígena e referência em Educação Intercultural.
15h30 – Palestra Magna com o Prof. Natanael dos Santos – ‘Trajetória do Africano em Território Brasileiro’
17h30 – Coffee Break e Encerramento
Serviço | Lançamento do Material Pedagógico ‘Minha África Brasileira e Povos Indígenas’
Local: Auditório da Seduc – Rua Engenheiro Edgar Prado, 05, CPA
Data: 14 de maio de 2025
Horário: 14h30 às 18h
Fonte: Governo MT – MT
Cáceres e Região
Cáceres se prepara para o 2º Encontro de Música Cultural com shows e entrada gratuita
Cáceres se prepara para o 2º Encontro de Música Cultural com shows e entrada gratuita
A cidade de Cáceres se prepara para receber a segunda edição do 2º Encontro de Música Cultural, um evento que promete agitar o final do mês de maio com muita música, cultura e gastronomia. A festa, com entrada totalmente gratuita, será realizada nos dias 30 e 31 de maio na praça do bairro Vitória Régia.
O público poderá aproveitar diversas atrações musicais, além de barracas de alimentação e bebidas que estarão disponíveis no local.
Na sexta-feira (30), a programação musical contará com a energia da Banda Azis do Forró, o forró contagiante da Banda Cheiro da Bahia, e o ritmo inconfundível do lambadão mato-grossense com as bandas Os Federais e Novo Som.
Já no sábado (31), a festa continua com as apresentações de Novo Forró e Forró Esquenta, além de mais uma apresentação da Banda Novo Som. O ponto alto da noite será a apresentação da banda nacional Djavu, conhecida por seus diversos sucessos no cenário do forró.
A grandiosa realização do 2º Encontro de Música e Cultura de Cáceres é fruto de uma parceria entre o Instituto Cerrado, a Secretaria de Cultura e Turismo de Cáceres, a Secel (Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer), o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa. O evento busca promover a cultura local e proporcionar momentos de lazer e entretenimento para a população.
-
Cáceres e Região6 dias ago
Sesp envia policiais das equipes especializadas para reforçar segurança em Cáceres
-
Cáceres e Região7 dias ago
PRF e Polícia Civil recuperam em Pontes e Lacerda escavadeiras furtadas no Rio de Janeiro
-
Cáceres e Região7 dias ago
Pastorello revela que Cáceres já recebeu quase 30 milhões do Governo Federal para a saúde
-
Destaque6 dias ago
Ações do Gefron geram prejuízo de 230 milhões às facções criminosas com Tolerância Zero
-
Destaque6 dias ago
Mais de 25 mil professores se inscreveram para concurso da Seduc
-
Cáceres e Região7 dias ago
Prefeitura de Cáceres lança seletivo na Educação; salário de até R$ 6.459,38
-
Cáceres e Região4 dias ago
“Engambelou” – Ex-prefeito Francis diz que lei que autoriza regulamentação do Free Shop em Cáceres já existe
-
Cáceres e Região7 dias ago
Em Cáceres – Gefron apreende 105 quilos de cocaína e provoca prejuízo de R$ 3,2 milhões às facções criminosas