Educação

Seduc divulga lista final de professores selecionados para intercâmbio na Inglaterra

Published

on

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) divulgou o resultado final da seleção dos professores de língua inglesa da Rede Estadual que participarão da edição 2025 do programa MT No Mundo.

Ao todo, 13 professores foram selecionados para participar do programa, que terá a duração de três semanas em um país de língua inglesa.

De acordo com o edital, a participação no processo seletivo foi automática para todos os professores de Inglês, contemplando todas as Diretorias Regionais de Educação.

Professores já contemplados pelo programa nas edições anteriores, 2023 e 2024, bem como os professores que atuaram como monitores, não participaram da seleção.

Entre as exigências para avaliação do educador estão a habilitação em Língua Inglesa e a atribuição em sala de aula na função de docência em turmas do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, ou em qualquer ano do Ensino Médio em 2024 e em 2025, até o momento da ida ao país de destino.

Para a seleção, também foi exigido que o professor tivesse cumprido ao menos 28 aulas ao vivo em grupo durante 2024 e com pontuação acima de 60 pontos, além de ter avançado ao menos um nível e meio na plataforma Mais Inglês ou Mais Idiomas, com o equivalente a 36 lições em 2024.

Leia mais:   PM apreende armas de fogo e drogas após denúncia de tráfico; faccionados morrem baleados

Todas as despesas serão custeadas pelo Governo do Estado. O professor que fizer o intercâmbio receberá uma ajuda de custo de 100 libras esterlinas por dia.

Eles terão garantido seguro-viagem e seguro-saúde durante o período em que estiver no país do intercâmbio, as passagens de ida e volta, translado, além de pagas as despesas com viagem para reuniões antes da viagem e confecção do passaporte.

A primeira edição foi realizada em 2023 e proporcionou uma experiência inédita para os professores, com uma viagem à Inglaterra. Nas três edições do MT no Mundo, o investimento total será superior a R$ 15 milhões.

Veja em anexo os nomes dos selecionados.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Destaque

Seduc lança manual sobre proibição do uso de celulares nas escolas da rede estadual de ensino

Published

on

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) lançou um manual direcionado às escolas da rede estadual sobre a nova legislação que proíbe o uso de celulares e outras mídias eletrônicas por alunos durante o horário escolar. A iniciativa visa criar um ambiente de aprendizagem mais focado e produtivo, minimizando as distrações que esses dispositivos podem causar.

O manual não apenas apresenta a lei, mas também fornece orientações práticas sobre como sensibilizar e orientar os alunos sobre a importância desta medida. As escolas são incentivadas a promover diálogos abertos, explicando os impactos negativos do uso excessivo de tecnologia no desempenho acadêmico e nas interações sociais.

Além disso, o documento sugere estratégias pedagógicas para lidar com casos de reincidência, como a aplicação de atividades que estimulem o engajamento dos estudantes e a reflexão sobre o uso responsável da tecnologia.

A expectativa do secretário de Estado de Educação, Alan Porto, é que, com a colaboração de professores e gestores, esta política traga resultados positivos para a educação no Estado.

“Os alunos não precisam de celulares em sala de aula, pois, temos as tecnologias que os ajudam a não sentirem falta do aparelho, como os Chromebooks, plataformas digitais, Smart TVs, além de uma aula bem elaborada e planejada. Eles continuam conectados com as tecnologias. Por isso, tivemos adesão em toda a rede”, contou o secretário.

Leia mais:   PM prende dono de distribuidora de bebidas por tráfico e apreende drogas e adolescente

A diretora da Escola Estadual Professora Eliane Digigov Santana, em Cuiabá, Alcimaria Ataides da Costa, já aplicou as recomendações do manual e optou por não colocar caixas ou cestos para recolher os celulares durante a aula, despertando nos alunos o senso de responsabilidade.

“Preferimos conscientizar de acordo com o que determina o orientativo. Demos a eles o direito de pertencimento, porque os aparelhos são de uso pessoal. Os celulares são desligados e guardados nas mochilas”, explicou a diretora.

A estudante Isabela Cabral Benitez, que estuda na Eliane Digigov, teve o seu celular estragado no final do ano passado e ficou quatro meses sem o aparelho. Nesse período, ela percebeu que as notas dela na escola melhoraram.

“Para mim não importa ficar sem o aparelho na escola. Penso que vamos prestar mais atenção nas aulas e a melhora na aprendizagem será inevitável. Isso é bom para todos nós, pois minhas notas melhoraram desde o final do semestre passado”, disse Isabela.

Jordiana Siqueira Cabral, mãe da estudante, contou que sem o celular a filha passou a interagir mais com os livros. “Em 2025, ela começou as aulas bem mais consciente sobre a proibição do celular em sala de aula”, disse.

Leia mais:   Polícia Militar localiza e prende dois foragidos da Justiça na Região Metropolitana de Cuiabá

O Grêmio Estudantil também abraçou a causa, contribuindo com a diretora Alcimaria no trabalho de orientação para tirar dúvidas sobre a lei. “O resultado disso a gente verá nas provas. Com a proibição, a concentração durante a aula será bem maior, o que é bom para nós, para a escola e para o ensino público como um todo”, ponderou o presidente do Grêmio, Paulo Vitor Hortiz.

A lei federal sancionada no dia 15 de janeiro inclui a educação infantil, o ensino fundamental e também o ensino médio. Antes, as escolas autorizavam o uso do celular nos intervalos. Agora, o uso do aparelho fica proibido dentro de todos os ambientes.

Há também a lei estadual nº 12.745, de 06 de dezembro de 2024, que versa sobre o mesmo tema.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Destaque

Unemat divulga resultados preliminares dos seletivos do vestibular 2025/1

Published

on

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) divulgou hoje (22) os resultados preliminares do desempenho na Prova de Redação e do desempenho no histórico escolar do vestibular próprio da Universidade. Para conferir os resultados clique aqui.

Este vestibular conta com dois processos seletivos: um por prova e outro por análise de histórico escolar do Ensino Médio. O processo seletivo por provas é destinado aos cursos de Agronomia, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem e Medicina.

Os candidatos concorrem a 2.550 vagas, com entrada no período letivo 2025/1, em 63 cursos, distribuídos em 13 municípios do Estado.  O resultado final será divulgado em 3 de fevereiro, mesma data da 1ª chamada, com envio de documentos entre os dias 4 e 6 de fevereiro. O período letivo inicia em 17 de fevereiro.

Todas as informações sobre as etapas do Vestibular e seus editais podem ser acessadas em vestibular.unemat.br

DÚVIDAS

Qualquer dúvida, basta entrar em contato com a Diretoria de Gestão de Concurso e Vestibulares (Covest) pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (65) 98120-0095.

Leia mais:   Polícia Militar apreende mais de quatro toneladas de drogas em janeiro no Estado

 

Por Hemília Maia | Unemat

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana