Mato Grosso
Secretarias de Educação de MT e CE compartilham experiências para aprimorar ensino na rede municipal
Equipe da Secretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) se reuniu com gestores da Secretaria de Educação do Estado do Ceará, na manhã desta segunda-feira (27.1), em Fortaleza, para aprimorar a gestão e a qualidade do ensino na rede municipal.
O grupo mato-grossense, liderado pelo secretário Alan Porto, foi recebido pela secretária de Educação do Ceará, Eliana Estrela, e pela secretária executiva de Cooperação com os Municípios, Emanuelle Grace.
O objetivo do encontro foi a troca de experiências entre as duas pastas, que já implementam o chamado Regime de Colaboração com os municípios.
O Regime de Colaboração busca igualar oportunidades e garantir um padrão mínimo de qualidade de ensino entre os entes federativos. Na prática, a proposta é que a Seduc-MT trabalhe de forma articulada com as Secretarias Municipais de Educação, oferecendo apoio para corrigir os déficits educacionais existentes em suas redes.
“Esse intercâmbio é uma oportunidade valiosa para aprendermos com as experiências do Ceará, que possui um histórico de sucesso em colaboração com os municípios. Levamos à mesa questões sobre a gestão pedagógica e a importância da articulação entre os diversos níveis de governo”, apontou Alan Porto.
O secretário destacou que a implementação do Regime de Colaboração pela Seduc-MT foi uma decisão do governador Mauro Mendes que, desde 2019, tem gerado transformações significativas na qualidade da educação básica mato-grossense.
“Em Mato Grosso já implementamos o regime de colaboração em programas como o Alfabetiza MT, Mais MT Muxirum, Mais Inglês, Recomposição da Aprendizagem, o Transcolar Rural, Formação e Tecnologia no Ambiennte Escolar”, concluiu.
A equipe de Mato Grosso também contou com a participação do secretário adjunto Executivo, Amauri Fernandes; a secretária adjunta de Gestão Regional, Mozara Guerreiro; a secretária adjunta de Gestão Educacional, Nadine Moreira; além da recém-criada Secretária Adjunta de Regime de Colaboração, comandanda pela servidora de Nagila Brandão, e a técnica educacional Adriana Tomasoni.
Resultados 2023
Em Mato Grosso, no ano de 2023, cerca de 140 redes municipais aderiram ao Regime de Colaboração e, por meio dele, 99 municípios tiveram condições de acesso às ferramentas Google de forma gratuita, 1.476 professores foram formados em competências digitais em 93 municípios diferentes, materiais pedagógicos regionalizados foram fornecidos para professores da educação infantil de 133 municípios, material didático para recomposição da aprendizagem distribuído aos 70 municípios com menor PIB per capita, totalizando 64,4 mil alunos e 3,1 mil professores atendidos, além de 44,6 mil alunos atendidos com o ensino de língua inglesa e 693 professores formados.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Corpo de Bombeiros resgata serpente que estava dentro de motocicleta
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) resgatou, na manhã desta quinta-feira (6.2), uma serpente peçonhenta que estava dentro de uma motocicleta no bairro Primavera IV, em Primavera do Leste (a 234 km de Cuiabá).
A equipe da 6ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (6ª CIBM) foi acionada, por volta das 09h40, pela Central de Operações Bombeiros (COB).
De acordo com informações colhidas, o solicitante estava fazendo uma manutenção embaixo do banco da motocicleta e sentiu que havia tocado em uma cobra.
No local, os bombeiros constataram que o animal se tratava de uma serpente peçonheta e realizaram a captura, utilizando técnicas e equipamentos apropriados, garantindo a segurança de todos os envolvidos.
Após o resgate, a serpente foi levada a uma local longe da área urbana, onde foi solta no seu habitat natural.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Polícia Civil prende homem por agredir ex-mulher em Cuiabá
Um homem investigado por violência doméstica, foi preso pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá, nesta quinta-feira (6.2), em cumprimento de mandado judicial.
O suspeito, de 35 anos, teve a prisão preventiva decretada pela 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de Cuiabá, pelo descumprimento reiterado das medidas protetivas de urgência.
Conforme apurado pela DEDM de Cuiabá, mesmo ciente das medidas protetivas, o ex-companheiro não respeitou a decisão judicial, invadiu a casa da vítima e agrediu a ex-mulher.
Diante dos fatos, foi representado pelo pedido de prisão preventiva, decretado pela Justiça. De posse do mandado, os policiais civis efetuaram a prisão do suspeito no bairro Pedra 90, na Capital.
Em seguida, o agressor foi conduzido para as providências cabíveis, sendo posteriormente apresentado e colocado à disposição do Poder Judiciário.
Fonte: Governo MT – MT
-
Cáceres e Região6 dias ago
Em Cáceres – Demora na concessão da hidrovia Paraguai/Paraná reflete em prejuízo para empresa instalada na ZPE
-
Cáceres e Região6 dias ago
Polícia Civil intensifica apuração de denúncias de violência contra mulheres, crianças e idosos em Cáceres
-
Cáceres e Região5 dias ago
Pedestre encontra corpo de homem de 59 anos em estado decomposição em Comodoro
-
Cáceres e Região6 dias ago
Em fevereiro: Cáceres dá início ao Acrimat em Ação com palestra de impacto para pecuaristas
-
Cáceres e Região6 dias ago
FIM DA PIRACEMA – Pesca nos rios de Mato Grosso é liberada a partir deste sábado (1)
-
Cáceres e Região6 dias ago
Gefron apreende oito tabletes de entorpecentes em região de fronteira e causa prejuízo de R$ 135 mil às facções
-
Cáceres e Região6 dias ago
COM CARTEIRA DE TRABALHO – MT fecha 2024 com mais de 25,7 mil novas vagas de emprego, segundo Caged
-
Destaque5 dias ago
Alistamento militar feminino voluntário já chega a 23 mil inscrições; prazo vai até junho