Estadual
Seciteci e Programa Mulheres Mil promovem formatura de 27 cuidadoras de idosos
Vinte e sete novas profissionais cuidadoras de idosos receberam seus certificados na noite desta quinta-feira (16.10), em Cuiabá. Formadas pela Escola Técnica Estadual de Cuiabá (ETEC/Cuiabá), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), as estudantes concluíram o curso oferecido em parceria com o Programa Mulheres Mil. A iniciativa visa ampliar a oferta de cuidado qualificado para idosos em Mato Grosso, além de promover a inserção dessas mulheres no mercado de trabalho.
Para a comunidade, o efeito é direto: mais profissionais preparadas para atender famílias e instituições que precisam de apoio cotidiano no cuidado à pessoa idosa.
De acordo com o diretor da ETEC/Cuiabá, Mateus de Souza Rocha, o resultado cumpre a função pública da educação profissional. “É uma conquista para a escola: qualificar pessoas e proporcionar oportunidade de mudança de vida, não só para elas, mas para quem vai usufruir do conhecimento adquirido”, afirmou. Segundo ele, acompanhar a certificação “incentiva a fazer cada vez mais”.
A coordenadora do Programa Mulheres Mil na unidade, Luciette de Almeida Prado, destacou que o resultado já se traduz em virada concreta na renda e no projeto de vida de parte da turma: alunas concluíram o percurso conciliando jornadas duplas e triplas e algumas iniciaram o trabalho antes do término do curso. Para a coordenação, essa inserção antecipada indica aderência da formação à demanda local.
A coordenação de Integração reforça esse diagnóstico. De acordo com Marcos Fernandes a demanda por cuidadoras cresce e exige qualificação alinhada ao cotidiano do trabalho: “Colocar no mercado 27 profissionais nessa área é de suma importância para a escola, para o governo e para a sociedade”, disse. Segundo ele, a combinação de conteúdo técnico e prática supervisionada dá condições de início imediato.
As histórias de vida dão contorno ao impacto social que a educação profissional técnica proporciona aos alunos. Elaine Cristina da Costa retornou ao mercado após dez anos dedicados ao cuidado do filho autista; buscou certificação formal e saiu empregada antes da conclusão, com mais de uma oferta e dois vínculos, um de segunda a sexta e outro quinzenal aos fins de semana.
Já Manuelita Castro dos Santos seguiu trajetória de continuidade: após cursar Empreendedorismo no Programa Mulheres Mil, fez Cuidador de Idoso e ingressou no curso Técnico em Enfermagem, fortalecendo sua permanência na área do cuidado. “Um curso vai complementando o outro e eu vou tendo cada vez mais capacidade técnica para atuar”, ressalta a aluna.
Segundo a coordenadora do Programa Mulheres Mil o percurso combinou conteúdos técnicos com práticas no Asilo dos Idosos, articuladas pela supervisão de campo. Ao longo do período de 10 de junho a 24 de setembro de 2025, as estudantes tiveram contato com rotinas de cuidado, ética, comunicação com famílias e promoção de autonomia da pessoa idosa.
“Pretendemos fazer acompanhamento das egressas para mapear inserção e novas necessidades formativas, retroalimentando a oferta de cursos conforme a demanda do território”, finaliza Luciete Prado.
Fonte: Governo MT – MT
Estadual
Seaf inicia entrega dos cartões da Fundaaf – Inclusão Rural para municípios do interior nesta terça-feira (18)
O Governo de Mato Grosso deu início às entregas de 3.589 cartões do Fundo de Apoio à Agricultura Familiar (Fundaaf) – Inclusão Rural, política pública implantada e coordenada pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), responsável pelo fomento, gestão e repasse financeiro às famílias beneficiárias.
A entrega começou na sexta-feira (14.11), em Cuiabá. A partir desta terça-feira (18.11), a ação continua nos demais municípios, garantindo que o benefício chegue de forma organizada e segura às comunidades rurais.
Com R$ 21,4 milhões em investimentos, o programa tem como objetivo promover a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável de agricultores em situação de vulnerabilidade social, fortalecendo a agricultura familiar e ampliando oportunidades de renda no campo.
Ao todo, 5.545 projetos foram analisados, contemplando pessoas cadastradas no CadÚnico Rural, com renda per capita de até meio salário mínimo. A iniciativa prioriza comunidades tradicionais, mulheres, jovens e idosos, reafirmando o compromisso do Estado com equidade e valorização da diversidade no meio rural.
Para a secretária de Agricultura Familiar, Andreia Fujioka, o Fundaaf – Inclusão Rural representa um marco no fortalecimento da produção familiar.
“Este programa nasceu dentro da Seaf, foi estruturado pela nossa equipe e implantado com muito cuidado para chegar a quem realmente precisa. A Secretaria coordena o fomento, os investimentos e o repasse que transforma a vida das famílias. Hoje celebramos oportunidades reais de desenvolvimento no campo.”
O programa também conta com o olhar sensível da primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, escolhida pela Seaf como madrinha do programa.
“Esse projeto conversa profundamente com tudo o que defendemos no SER Família. Ser carinhosamente convidada para ser madrinha dessa iniciativa é uma honra que recebo com muita gratidão. É emocionante ver mulheres, jovens, indígenas, quilombolas e tantas outras famílias tendo a oportunidade de prosperar. O Fundaaf vai muito além de um apoio financeiro, ele simboliza esperança, dignidade e novas oportunidades. Agradeço de coração pela homenagem e reafirmo meu compromisso com todos que mais precisam.”, afirmou Virginia Mendes.
O governador Mauro Mendes destacou o impacto estrutural que o programa representa para o Estado.
“Esse Governo tem feito o maior investimento da história na agricultura familiar, porque sabemos que esse setor sustenta milhares de famílias e movimenta a economia local. O Fundaaf leva dignidade, autonomia e oportunidade, garantindo que cada beneficiário possa produzir mais e viver melhor. Esse é o papel de um governo que trabalha para todos.”
Já o vice-governador Otaviano Pivetta ressaltou o alinhamento entre inclusão produtiva e desenvolvimento econômico.
“Quando investimos na agricultura familiar, investimos no presente e no futuro do estado. O Fundaaf fortalece quem está na base da produção e ajuda os municípios a crescerem com mais equilíbrio, autonomia e sustentabilidade. É uma política pública necessária, responsável e transformadora.”
Fonte: Governo MT – MT
Destaque
Estudantes de MT poderão receber até R$ 5 mil por nota alta na redação do Enem; entenda

Folha de rascunho da Redação do Enem. — Foto: Emily Santos/g1
Medida faz parte do Prêmio Redação Nota Mil, lançado neste ano pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).
Por g1 MT
✍Estudantes da rede estadual de Mato Grosso que tirarem notas altas na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 poderão receber prêmios em dinheiro. A medida faz parte do Prêmio Redação Nota Mil, lançado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT)
A iniciativa prevê recompensas financeiras para alunos que concluírem o Ensino Médio na rede estadual e alcançarem nota igual ou superior a 960 pontos na redação.
A medida também vale para egressos da rede estadual que terminarem o ensino médio em 2025, mesmo que já não estejam mais matriculados na escola quando a premiação ocorrer.
Os estudantes poderão receber:
- R$ 500 — para nota 960
- R$ 1.000 — para nota 980
- R$ 5.000 — para nota 1.000
Segundo o secretário de educação, Alan Porto, a premiação tem como objetivo incentivar a leitura e a escrita, além de criar uma cultura de valorização da produção textual nas escolas.
Como irá funcionar? 🤔
Conforme a Seduc, os estudantes deverão apresentar o resultado oficial do Enem 2025 em PDF, emitido no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), junto com documentos de identificação e comprovação de conclusão dos estudos.
O processo de validação desses documentos ficará sob responsabilidade das escolas, Diretorias Regionais de Educação (DRE) e Diretoria Metropolitana de Educação (DME), que deverão verificar e atestar a autenticidade da documentação.
O pagamento será feito, preferencialmente, por meio de PIX ou transferência bancária diretamente para a conta do estudante. Caso ele não tenha conta, o depósito poderá ser realizado no nome dos pais ou responsáveis.
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