Mato Grosso

Seciteci e Fapemat publicam resultado da primeira etapa de premiação da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Published

on

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) divulgaram o resultado da primeira etapa de avaliação das inscrições para as premiações da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em Mato Grosso, que ocorrerá entre os dias 22 e 24 de outubro. Confira o resultado aqui.

Nesta fase foram aprovados 77 projetos,  que agora avançam para a próxima etapa de avaliação. Para a seleção foram considerados critérios como adequação ao tema central do edital; correta indicação da categoria de inscrição, atendimento às condições específicas de cada categoria; documentação obrigatória completa; e adimplência com a Fapemat.

Ao todo foram classificados 15 trabalhos na categoria graduação; 15 na categoria mestrado; 9 na categoria doutorado; 14 na categoria projetos de pesquisa; 3 na categoria projetos de inovação; 11 na categoria projetos de extensão tecnológica; 6 na categoria professor pesquisador; 4 na categoria pesquisador destaque. 

Na próxima sexta-feira (17) será divulgado o resultado final dos trabalhos selecionados para a apresentação durante o evento e premiação oficial no cerimonial de encerramento.

Leia mais:   Ex-aluno de escola técnica em MT volta como professor e reforça o poder transformador da educação profissional

Em 2025, a SNCT aborda a temática “Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”. Na programação, estão previstas a exposição do Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso (MT Ciências), a exposição das instituições parceiras, espaço “Saga Senai de Inovação”, mostra de projetos, oficinas tecnológicas maker, competições e mini palestras. 

A 22ª SNCT ocorrerá em formato híbrido, com transmissão online e atividades presenciais no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá. A programação completa está disponível aqui. 

Os parceiros da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia são a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG), a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Águas Cuiabá, a Faculdade Multivix e a União das Faculdades Católicas de Mato Grosso (UNIFACC).

Evento Nacional

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é o maior evento de popularização da ciência do Brasil, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Criada em 2004, chega, em 2025, à sua 22ª edição, celebrando duas décadas de história em que já contou com mais de um milhão de participantes em todo o país. Com ações presenciais e digitais em todos os estados, a SNCT promove o acesso democrático ao conhecimento, estimula a curiosidade científica e integra escolas, universidades, institutos de pesquisa, museus, empresas, governos e sociedade civil.

Leia mais:   Estudantes da rede estadual participam de encerramento do Programa Educ 2025 em Cuiabá

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Polícia Civil incinera drogas em Barra do Garças

Published

on

A Polícia Civil realizou a incineração de aproximadamente 14 quilos de substâncias entorpecentes em Barra do Garças, nesta quarta-feira (12.11). Entre os materiais destruídos estavam cocaína, maconha, skank, pasta-base e maços de cigarros contrabandeados.

Os materiais ilícitos e entorpecentes são provenientes de apreensões efetuadas pelas forças de segurança locais e estavam vinculados a inquéritos policiais e termos circunstanciados das Delegacias de Polícia de Torixoréu, de Araguaiana e da 2ª Delegacia de Polícia de Barra do Garças.


A incineração foi devidamente autorizada pelo Poder Judiciário, seguindo os trâmites legais que asseguram a destinação correta das substâncias ilícitas apreendidas.

O procedimento ocorreu em local apropriado e contou com a presença de representantes da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), da Vigilância Sanitária e de policiais civis, garantindo a transparência e o cumprimento das normas de segurança e controle ambiental.

A destruição desse material zera o número de drogas apreendidas nas unidades policiais envolvidas, representando o encerramento de um ciclo de investigações e processos já concluídos pela Justiça.

A ação reforça o compromisso da Polícia Civil em manter o controle rigoroso sobre os bens apreendidos, assegurando que substâncias ilícitas não retornem ao convívio social.

Leia mais:   PM lança aplicativo para efetivo registrar ocorrências em tempo real e aumenta produtividade de atendimento ao cidadão

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso

Companhia Raio da PM prende dois homens por sequestro e resgata duas vítimas que seriam “julgadas” por facção criminosa

Published

on

Equipes da Companhia de Rondas e Ações Intensivas Ostensivas (Raio), do 2º Comando Regional, prenderam dois homens, de 19 e 25 anos, por sequestro e direção perigosa, na noite desta terça-feira (11.11), em Várzea Grande. Dois homens, vítimas do crime, foram resgatados pelos militares na mesma ação.

Durante rondas e motopatrulhamento no bairro Esmeralda, a equipe Raio visualizou um carro Sandero prata e uma motocicleta Biz vermelha, ambas sem placas de identificação, que fizeram uma manobra brusca e fugiram em alta velocidade ao verem a presença dos policiais.

Os militares iniciaram acompanhamento aos dois veículos, que seguiram pelas ruas do bairro, desrespeitando as ordens de parada e sinais de trânsito. Após alguns metros de acompanhamento, o carro perdeu o controle e colidiu com um barranco de terra, enquanto a moto continuou a fuga.

As equipes do Raio se dividiram. Uma parte ficou com o Sandero, e outra continuou a perseguição à motocicleta e conseguiu interceptar o piloto. Nas buscas no baú da moto, foram encontrados três celulares. Em verificação ao chassi da Biz, foi identificado que o veículo estava com licenciamento atrasado.

Leia mais:   Sorteados devem confirmar ingresso da Stock Car pelo aplicativo Facepass

Os policiais deram voz de prisão ao homem e seguiram com ele até onde o carro Sandero foi detido. No local, três pessoas foram encontradas, sendo que dois homens denunciaram que haviam sido sequestrados pelos criminosos e que estavam sendo levados para um julgamento por uma facção criminosa.

O segundo suspeito detido revelou que estava com mais dois criminosos dentro do carro, que haviam conseguido fugir e não foram localizados. Com ele, nada de ilícito foi encontrado pela PM.

Os dois criminosos encontrados foram conduzidos para a Central de Flagrantes de Várzea Grande, para registro da ocorrência e demais providências. O carro e a motocicleta foram apreendidos pela equipe policial.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana