Mato Grosso

Secel prorroga prazo para envio de trabalhos à revista sobre protagonismo das mulheres na cultura em MT

Published

on

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) prorrogou o prazo para envio de textos e imagens para a segunda edição da Revista Observatório, que traz como tema “Mulheres e protagonismo na cultura mato-grossense”. Agora, os interessados têm até o dia 20 de outubro para inscrever seus trabalhos.

Para o secretário adjunto de Cultura da Secel, Jan Moura, a revista Observatório é um instrumento de valorização de saberes e memórias, que promove o registro e o acesso a conhecimentos.

“A revista Observatório é um espaço que contribui para a reflexão e o debate em torno de diversos eixos da cultura e que, nesta edição, tem o protagonismo das mulheres como tema base. Compartilhe suas produções e ajude a manter os saberes culturais vivos!”, reforça.

Podem ser enviados conteúdos (textos e/ou imagens) sobre estudos técnicos realizados pela Secel, artigos derivados de pesquisas acadêmicas e análises sobre ações culturais com impactos socioeconômicos desenvolvidos em Mato Grosso.

Além de baseados no tema “Mulheres e protagonismo na cultura mato-grossense”, os textos podem seguir diferentes eixos, como políticas públicas, diversidade, audiovisual, expressões artísticas, patrimônio histórico, economia criativa, literatura, inclusão e acessibilidade, entre outros.

Leia mais:   Operações Lei Seca prenderam 2.998 motoristas embriagados em Mato Grosso

Os direcionamentos são os mesmos para a inscrição de trabalhos artísticos (fotografias, gravuras, ilustrações). Todos os trabalhos inscritos serão submetidos à avaliação da Comissão Editorial da Revista, que será publicada em formato digital.

Com participação voluntária e sem ônus para a administração pública, o convite para publicação é voltado a pesquisadores, estudantes, artistas, gestores culturais, produtores, empreendedores culturais, servidores públicos e demais profissionais da cadeia produtiva da cultura.

O envio dos materiais deve ser feito exclusivamente pela internet, por meio do formulário online (link aqui). O novo prazo vai até o dia 20 de outubro.

Mais informações sobre o tema, eixos e formatos exigidos estão descritos no convite para publicação, que está disponível no site www.secel.mt.gov.br/observatorio. No mesmo espaço, é possível baixar a 1ª edição da Revista Observatório.

Serviço:
Revista Observatório – 2ª edição
Inscrição de textos e imagens: prorrogado para 20 de outubro
Acesso ao convite e formulário de inscrição: link aqui
Contato para dúvidas: e-mail [email protected]

Fonte: Governo MT – MT

Leia mais:   Sine disponibiliza mais de 2,6 mil vagas de emprego em Mato Grosso nesta semana

Comentários Facebook

Mato Grosso

Após chuva e ventania, provas retornam nesta sexta

Published

on

O Governo de Mato Grosso informa que, devido à chuva e aos ventos fortes registrados na noite desta quinta-feira (13), parte da cobertura de uma das arquibancadas do Autódromo Internacional do Estado de Mato Grosso foi arrancada. Não houve feridos graves, e todas as pessoas envolvidas receberam atendimento imediato pelas equipes médicas presentes no local.

As atividades do evento, incluindo treinos classificatórios e corridas, serão retomadas normalmente nesta sexta-feira.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:   Com apoio da Seaf e ajuda da família, agricultor de Barra do Garças mecaniza produção e amplia colheita de hortaliças
Continue Reading

Mato Grosso

Executor e mandantes de duplo homicídio no Shopping Popular são condenados a mais de 70 anos de prisão

Published

on

Três envolvidos em um duplo homicídio, ocorrido em novembro de 2023 no Shopping Popular de Cuiabá, foram condenados por homicídio triplamente qualificado em sessão do Tribunal do Júri, realizada nesta quinta-feira (13.11). As penas impostas variam entre 23 e 25 anos de reclusão. Somadas, as penas ultrapassam 70 anos de prisão.

A condenação teve como base as investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que identificou mãe e filho como mandantes, assim como o executor do crime.

Vanderlei Barreiro da Silva, apontado como um dos mandantes, e Sílvio Júnior Peixoto, identificado como o autor da execução das vítimas, foram sentenciados a 23 anos e quatro meses de prisão. Já Jocilene Barreiro da Silva, também identificada como mandante, foi condenada a 25 anos de reclusão.

Eles foram condenados pelo crime de homicídio triplamente qualificado mediante promessa de recompensa, por meio cruel ou que possa resultar em perigo comum e por traição ou outro recurso que dificultou a defesa da vítima.

Leia mais:   Ex-aluno de escola técnica em MT volta como professor e reforça o poder transformador da educação profissional

Os crimes, que vitimaram Gersino Rosa dos Santos e Cleyton de Oliveira de Souza Paulino, de 43 e 27 anos, ocorreram no dia 23 de novembro de 2023, dentro do Shopping Popular de Cuiabá.

As investigações da DHPP apontaram que mãe e filho contrataram Sílvio Júnior Peixoto para matar o comerciante Gersino. A outra vítima, Cleyton, não era alvo, porém foi atingida no momento da execução pelo mesmo disparo.

Motivação

Dias antes do duplo homicídio, um filho da mandante, Girlei Silva da Silva, de 31 anos, conhecido pelo apelido de “Maranhão”, foi morto no bairro Santa Laura, em Cuiabá. A família da vítima atribuiu a Gersino Rosa a encomenda da morte de Maranhão. Eles decidiram, então, matar o comerciante como vingança.

Prisões

O executor do duplo homicídio teve o mandado de prisão cumprido em março de 2024, após ser localizado na cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

Mãe e filho foram presos em abril de 2024, na cidade de Campo Grande (MS). No endereço dos alvos, os policiais civis apreenderam três armas de fogo, sendo dois revólveres de calibre 38 e uma pistola 9 mm, que é, provavelmente, a arma usada nos homicídios do shopping. Uma quarta arma, letal, em formato de caneta, também foi apreendida com os investigados.

Leia mais:   Com apoio da Seaf e ajuda da família, agricultor de Barra do Garças mecaniza produção e amplia colheita de hortaliças

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana