Sem categoria

Seagro faz balanço positivo do agronegócio em 2024

Published

on

Em 2024, o Tocantins alcançou marcos históricos na produção de grãos e na pecuária, sendo responsável por uma produção recorde de milho, arroz e soja, e com um rebanho de 11,2 milhões de cabeças de gado.

Segundo a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro) o estado alcançou marcos relevantes, posicionando-se entre os maiores produtores de milho, arroz e soja no Brasil. A pecuária também obteve crescimento expressivo, com um rebanho de 11,2 milhões de cabeças de gado.Tudo isso é reflexo de um trabalho contínuo, focado em políticas públicas voltadas para a sustentabilidade, inovação e, acima de tudo, o fortalecimento da agricultura familiar.

A agropecuária tocantinense é movida por um solo fértil, uma localização estratégica e uma integração cada vez maior de novas tecnologias, que impulsionam a produção de alimentos e fortalecem cadeias produtivas como a pecuária, o etanol e a fruticultura. O estado, que é o terceiro maior produtor de arroz irrigado do Brasil, também possui grande potencial para se tornar um grande centro de produção de sementes de soja, consolidando sua importância no cenário nacional.

Leia mais:   Mutirão de limpeza em espaços públicos e cemitérios é intensificado

Em 2024, o Governo do Tocantins, em parceria com empresas como a Suzano, deu um grande passo no fortalecimento da agricultura familiar com o lançamento do projeto “Pão da Terra de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Extrativismo”. O projeto, que visa modernizar práticas agrícolas e ampliar a produção, beneficia inicialmente 500 agricultores em oito municípios. Com isso, a produção de mandioca e a multiplicação de manivas-sementes ganham destaque, contribuindo para a inclusão de mais famílias no processo produtivo.

A pecuária do estado também não ficou para trás. Com um rebanho de 11,2 milhões de cabeças de gado, o Tocantins ocupa o 10º lugar no Brasil e o 3º lugar na Região Norte. A modernização do setor é promovida pelo programa “Mais Genética Tocantins”, que tem se mostrado fundamental para a melhoria da competitividade e sustentabilidade da pecuária, garantindo a qualidade do rebanho e posicionando o estado como um exportador de carne bovina para mercados exigentes como China e Hong Kong.

Além das vitórias no campo, o Tocantins também se destaca na promoção da sustentabilidade e do desenvolvimento regional. A 1ª Rota da Fruticultura, realizada em outubro de 2024, percorreu municípios como Dianópolis, Miracema e Tocantinópolis, com foco na produção de frutas como abacaxi, banana, cacau e manga. O evento promoveu a troca de experiências entre produtores e agroindústrias, incentivando a diversificação da produção agrícola e ampliando a competitividade do setor.

Leia mais:   Ribeirão Preto prepara o Agrishow 2025

Com um ano de 2024 repleto de resultados positivos, o Tocantins continua se consolidando como um polo de crescimento sustentável no agronegócio. A combinação de solos férteis, políticas públicas eficazes e uma estratégia voltada para a inovação tem atraído novos investidores para o estado, gerando emprego, renda e desenvolvimento para a população rural e urbana. O Tocantins é um exemplo claro de como o agronegócio pode ser um motor de crescimento econômico, sustentável e inclusivo para todo o Brasil.

Fonte: Pensar Agro

Comentários Facebook

Sem categoria

Flávia anuncia ordem de serviço para obras de acesso ao Parque Tecnológico

Published

on

Na edição de hoje do ‘Sextou’, a prefeita Flávia visitou a primeira escola estadual técnica de Mato Grosso, no Parque do Lago, e em seguida, foi ao Parque Tecnológico, acompanhar andamento das obras e firmar novas parcerias

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), anunciou hoje (17), durante visita às obras do Parque Tecnológico, na região do Chapéu do Sol, que vai dar a ordem de serviço para realização das obras complementares de acesso ao novo espaço. Há mais de um ano, o Estado reduziu o ritmo das obras, por falta do cumprimento da contrapartida do Município.

“Um empreendimento desse nível, dessa importância, não apenas para Várzea Grande, mas para todo o Estado, que há 12 anos está em obras e sem suporte da prefeitura local. Vamos lançar a ordem de serviço ainda neste mês e se tudo correr bem, será um grande presente de aniversário para nossa cidade”, afirmou Moretti.

A segunda edição do ‘Sextou VG’, foi reservada para visitas e realização de parcerias. Na primeira etapa de visitações, a prefeita acompanhada do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Alan Kardec, o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin, e as equipes técnicas das duas esferas, a comitiva conheceu a primeira escola técnica estadual de Mato Grosso, a ETEC/VG, na escola estadual Dunga Rodrigues, no Parque do Lago.

Os estudantes da unidade, que vão iniciar o ano letivo no dia 3 de fevereiro, terão dois diplomas: o do ensino médio e o profissionalizante. Serão ofertadas turmas para cursos de administração e informática.

Leia mais:   Rio Grande do Sul enfrenta seca severa e outras regiões lidam com chuvas intensas

“A ideia é que Várzea Grande seja referência em profissionalização de jovens e adultos. E começamos aqui pela Dunga Rodrigues, pela Escola Técnica Estadual aqui no Parque do Lago. Sem dúvida nenhuma, a educação profissionalizante vai fazer toda a diferença para os nossos jovens aqui em Várzea Grande”, afirmou o secretário de Estado.

A prefeita reforçou que o ensino médio junto ao profissionalizante coloca os estudantes direto no mercado de trabalho. “São pessoas que chegam capacitadas e com condições de ganhar salários acima da média geral. Gerar renda e oportunidades é o foco da nossa gestão”.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Samir Bosso Katumata, reforçou que a atual gestão está empenhada em atrair todo o aparato tecnológico para que a sociedade possa participar e vivenciar o desenvolvimento da cidade e crescer com ela. “Vamos em busca de parcerias. É uma junção de forças, governo de estado, secretarias de estado, secretarias municipais e aqui nós vamos trabalhar de forma interdisciplinar e sistêmica para que a gente realmente seja referência para as cidades vizinhas e todo o estado de Mato Grosso”.

*O PARQUE* – De acordo com Alan Kardec, o Estado está pronto para entregar o Parque Tecnológico em três meses, porém, sem as obras de acesso, chamadas também de obras complementares, não há como acelerar o cronograma.

Leia mais:   Ribeirão Preto prepara o Agrishow 2025

O conceito do Parque Tecnológico, que funcionará com três vertentes principais: Parque Empresarial com soluções inovadoras para empresas e indústrias, além de apoio às startups, Parque Científico com formação de talentos, pesquisa, inovação tecnológica e parcerias com universidades e o Parque de Serviços: espaço com laboratórios compartilhados, consultorias, áreas de lazer, praça de alimentação, lojas e serviços.

“O Parque priorizará cinco áreas estratégicas: agroindústria, biotecnologia, tecnologia da informação e comunicação, geociências e química verde. Empresas como Lenovo, Google, IPNET by Vivo, MIT REAP, HUB Fertilizantes e BioPerfectus já são parceiras do projeto”, citou o gestor estadual.

O presidente da AMM, Leonardo Bortolin, destacou o pioneirismo de Várzea Grande. “Várzea Grande está fazendo diferente. Sem dúvida nenhuma, toda a tecnologia produzida aqui será levara para os municípios mato-grossenses”. “É um presente para Mato Grosso”, completou a prefeita.

*FINEP DAY* – Durante a visita, foi anunciado ainda, que pela primeira vez, Várzea Grande será sede do Finep Day, um evento que apresenta oportunidades de crédito para empresas e startups. O evento é promovido pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

O Finep é uma instituição que oferece financiamento com encargos reduzidos para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em empresas brasileiras.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Sem categoria

DAE e prefeitura focam em solução e região vai receber suporte de outras ETAs

Published

on

Problemas estruturais da ETA Cristo Rei serão minimizados com limpeza emergencial e reforço de mais 4 milhões de litros de água por dia

A prefeitura de Várzea Grande, por meio do Departamento de Água e Esgoto (DAE), anunciou no final desta manhã (17), que está lançando mão de ações pontuais e emergenciais para reduzir ao máximo os transtornos que os problemas estruturais da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cristo Rei têm causado à população local.

As intervenções serão logísticas e operacionais. Na parte logística, o DAE fará uma extensão de rede de abastecimento, da ETA Ulisses Pompeo de Campos, a chamada ETA Velha, para levar diariamente o reforço de 4 milhões de litros para o grande Cristo Rei. Com os problemas da ETA, a produção de água na região despencou para cerca de 11 milhões de litros diários, insuficientes para levar água de qualidade para os mais de 110 mil moradores.

Na parte operacional, o DAE está preparando, para a partir da semana que vem, realizar a limpeza dessas membranas que fazem a filtragem da água captada, junto a uma equipe especializada. “Com essas ações pontuais e emergenciais, esperamos regularizar o abastecimento”, explica o diretor-presidente do DAE, Sandro Azambuja.

Leia mais:   Fiscalização do Procon de Várzea Grande garante direitos do consumidor

O diretor anunciou ainda que a partir da semana que vem, o DAE colocará à disposição dos seus consumidores uma equipe de atendimento por meio do 0800, para que ao acessar esse canal de comunicação, o consumidor que ligar vai informar sua matrícula e o problema. Essa central vai contatar o DAE para que técnicos façam a vistoria do problema relatado in loco.

NA PONTA – A realização desse trabalho ainda vai acarretar em alterações no abastecimento pelos próximos 20 dias, com uma intermitência na oferta de água aos moradores de três dias, já em razão dos problemas estruturais, a ETA Cristo Rei opera apenas 50% de sua capacidade produtiva.

Azambuja acredita que com a limpeza das membranas, e se ela se revelar eficaz, será possível aumentar a produção de água para um nível mais confortável. “Acredito que a limpeza aliada à interligação entre a ETA Cristo Rei com a ETA Velha, acredito que dentro desse período de 20 dias, a gente consegue efetivamente melhorar a distribuição da água”.

Leia mais:   Mapa projeta VBP recorde de R$ 1,4 trilhão, com alta de 11,5%

É importante destacar que os problemas enfrentados pela ETA Cristo Rei tiveram início em abril de 2024, quando as membranas responsáveis pela filtragem da água sofreram obstruções, comprometendo a eficiência do sistema e reduzindo a oferta de água na região, reforça Azambuja.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana