Mato Grosso
Saúde Digital realizou 382 atendimentos de tele-estomatologia em MT
O programa Saúde Digital Mato Grosso, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), respondeu a 382 casos pelo aplicativo Tele-Estomatologia de janeiro a 30 de setembro deste ano. Desde 1º de agosto de 2023, quando o serviço foi lançado, foram 715 atendimentos, o que demonstra o avanço do programa no Estado.
O serviço de Tele-Estomatologia é realizado por meio de teleconsultoria, em que cirurgiões-dentistas da APS (Atenção Primária à Saúde) podem sanar dúvidas com cirurgiões-dentistas estomatologistas via mensagem de texto, promovendo a discussão de casos, o auxílio no diagnóstico em estomatologia e no manejo dos casos.
“Esta é uma excelente ferramenta de cuidado, eficiência e resolutividade na área de saúde bucal, que é oferecida pelo Governo do Estado para todos os 142 municípios de Mato Grosso”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Segundo a gestora da Saúde Digital, Dra. Vânia Berti, o aplicativo é um marco para o Estado, pois conecta profissionais, fortalece a rede e promove cuidado ao paciente com diagnósticos mais ágeis.
“O serviço já foi utilizado por 66 municípios desde 1º de agosto de 2023, alcançando diferentes realidades, reduzindo distâncias e democratizando o acesso ao especialista. Só no mês de setembro de 2025, foram 41 casos respondidos, o que demonstra a consolidação do serviço e sua crescente relevância no cotidiano das equipes”, afirmou.
Vânia atribui o avanço ao empenho da equipe, aos treinamentos realizados em todo o Estado e à conscientização dos profissionais a respeito da eficiência da Saúde Digital.
O aplicativo tem 513 cirurgiões-dentistas cadastrados em uma rede em constante crescimento e serve para detectar todas as enfermidades bucais, mas principalmente o câncer de boca, que pode ser prevenido e diagnosticado precocemente.
“Ao todo, 15,5% dos casos respondidos tinham suspeita de malignidade, reforçando a importância da teleconsultoria na detecção precoce e no encaminhamento adequado”, acrescentou Vânia.
Avaliação de profissionais
Rafaela Greve, cirurgiã-dentista da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Bela Vista, em São José dos Quatro Marcos, e Ingrid Garcia Santos, cirurgiã-dentista da Estratégia Saúde da Família (ESF) Marajoara, em Várzea Grande, elogiaram o aplicativo.
“Facilita nosso diagnóstico, evita encaminhamentos desnecessários e, quando o encaminhamento é necessário, oferece direcionamento claro. Uma ferramenta de grande valor e com retorno rápido”, disse Rafaela.
“Foi de grande importância no auxílio ao diagnóstico da lesão. Mesmo com a prática clínica do dia a dia, muitas vezes surgem dúvidas e inseguranças. O retorno foi ágil e esclarecedor, proporcionando mais segurança para a conduta profissional e trazendo benefícios diretos ao paciente do SUS”, contou Ingrid.
O aplicativo foi desenvolvido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com o Ministério da Saúde, e disponibilizado ao Estado de Mato Grosso.
Saiba mais sobre o programa
O programa de Saúde Digital em Mato Grosso oferta 42 especialidades médicas em seu ambulatório, nas modalidades de teleconsultoria, teletriagem, teleinterconsulta, teleconsulta e telemonitoramento, além de seis serviços de telediagnósticos, sendo eles: tele-estomatologia, tele-ECG, telerretinografia, tele-espiroometria, teledermatologia e teleraio-X.
Já foram realizados até 1º de outubro de 2025, 520.297 telediagnósticos, 12.518 teleinterconsultas e 11.764 teleconsultorias, com uma economia total gerada de cerca de R$ 270 milhões.
De acordo com o assessor das políticas de Saúde Digital da SES, Diógenes Marcondes, a secretaria já capacitou, neste ano, profissionais de todos os municípios mato-grossenses para a utilização das funcionalidades.
“Temos 3.226 estabelecimentos de saúde cadastrados nos 142 municípios do Estado, além de 41 unidades prisionais e cinco Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei). São, ao todo, 1.691 profissionais cadastrados e treinados para utilizarem o programa Saúde Digital Mato Grosso”, concluiu.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Corpo de Bombeiros promove treinamento de resgate a vítimas de acidentes motociclísticos
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) promoveu, nesta terça-feira (11.11), um treinamento prático de Atendimento Pré-hospitalar (APH) voltado ao resgate de vítimas de acidentes motociclísticos.
A atividade foi direcionada aos militares do 1º Núcleo Bombeiro Militar (1º NBM), localizado em Alto Araguaia (422 km de Cuiabá). O principal objetivo foi aperfeiçoar a integração da equipe, aprimorar a padronização dos procedimentos operacionais e fortalecer a excelência no atendimento à população.
O treinamento abordou procedimentos fundamentais do APH, incluindo a abordagem inicial à vítima, avaliação primária (XABCDE), controle de vias aéreas, verificação de pulso e respiração, imobilização cervical com colar rígido, retirada segura do capacete, imobilização em prancha longa e transporte adequado até a viatura de resgate.
Em seguida, a avaliação secundária foi conduzida dentro da viatura, reforçando as etapas de monitoramento e cuidados até a transferência do paciente para uma equipe médica especializada
“Essas capacitações constantes refletem o compromisso da corporação em manter a prontidão e a eficiência no atendimento às emergências, garantindo segurança, técnica e humanização nas ações de salvamento e resgate”, afirmou o especialista e instrutor na área, soldado BM João Paulo Cordeiro Oliveira.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Força Tática prende suspeito por tentativa de feminicídio em Nova Mutum
Policiais militares da Força Tática do 26º Batalhão de Nova Mutum prenderam, nesta terça-feira (11.11), um homem suspeito por tentativa de feminicídio contra sua esposa, no Assentamento Pontal do Marapé. O caso teria ocorrido no domingo (9), quando o suspeito agrediu a vítima com golpes de uma peça de ferro na região do rosto.
De acordo com informações recebidas pela equipe policial, o suspeito estaria escondido em um sítio pertencente a familiares, na zona rural do município. Diante das informações, os militares se deslocaram até o sítio em busca do suspeito.
Durante uma busca inicial na residência, os policiais visualizaram sobre uma cama, uma espingarda. Também foram localizados quatro munições de calibre .32, sendo uma deflagrada, além de dois estojos de calibre .38 e uma munição intacta de calibre .38.
Durante as buscas, o irmão do suspeito compareceu ao local e ao ser questionado sobre a arma localizada, assumiu a propriedade da espingarda, e das munições encontradas. O mesmo informou que não possuía a documentação legal de posse do material, sendo preso por porte ilegal de arma de fogo.
Sobre o paradeiro do irmão, o homem não soube informar. No entanto, após contato com o advogado e familiares do então autor da tentativa de feminicídio, o mesmo foi localizado e preso.
Diante dos fatos, os dois homens foram detidos e conduzidos à delegacia municipal de Nova Mutum. Ambos foram entregues sem lesões corporais para que fossem tomadas as providências cabíveis.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Fonte: Governo MT – MT
-
Cáceres e Região6 dias agoTerceirizadas: Promotoria recomenda revisão em contratos da Prefeitura de Cáceres
-
Cáceres e Região6 dias agoAlvejado na madrugada, homem de 39 anos morre em Cáceres
-
Estadual5 dias agoMato Grosso apresenta potencial turístico em Londres e integra projeto nacional de experiências
-
Cáceres e Região7 dias agoFronteira: Jayme Campos contraria Governo e ajuda aprovar PL da regularização fundiária
-
Destaque4 dias agoVigilância Sanitária divulga mais um lote de whisky sob suspeita de contaminação por metanol
-
Cáceres e Região5 dias agoRotam apreende menor faccionado com porções e tablete de maconha em Cáceres
-
Cáceres e Região5 dias agoTrês carros são incendiados durante velório de homem morto a tiros em Cáceres
-
Cáceres e Região6 dias agoCPI das Obras busca abertura de oitivas ao público


