Sem categoria

São Paulo recebe o 10º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio

Published

on

São Paulo vai sediar, nos próximos dias 23 e 24, a 10ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA). O evento promete reunir produtoras, empresárias, pesquisadoras e lideranças femininas do agro de todo o Brasil,  além de centenas de profissionais do setor, para discutir ideias que seguem contribuindo para transformar o campo e valorizar ainda mais a participação da mulher no agronegócio brasileiro.

Entre os destaques da programação, estão os debates sobre inovação na produção agropecuária, rastreabilidade de produtos, gestão sustentável e impacto das mudanças climáticas, além de painéis sobre o protagonismo feminino nas cadeias da soja, proteína animal, óleo de palma e práticas de bem-estar na pecuária. O encontro ainda abre espaço para a troca de experiências em mecanização agrícola, adoção de novas tecnologias de pesagem e valorização dos projetos de formação, como a tradicional “Universidade do Agro”, voltada para qualificação profissional.

O CNMA, reconhecido como foro de liderança e negócios femininos do campo, chega à décima edição assumindo o compromisso de impulsionar o protagonismo e ampliar o debate sobre diversidade, sustentabilidade e competitividade, temas fundamentais diante do cenário internacional cada vez mais exigente, sobretudo às vésperas da COP30.

Leia mais:   População terá voz ativa no processo de concessão do DAE-VG, garante prefeita

Serviço

  • Data: 23 e 24 de outubro de 2025

  • Local: Transamerica Expo Center, São Paulo (SP)

  • Programação completa: [email protected]

Fonte: Pensar Agro

Comentários Facebook

Sem categoria

Prefeitura dá início à Campanha Novembro Azul com mutirão de consultas e exames para homens

Published

on

A prefeita Flávia Moretti destacou a importância da campanha e reforçou a necessidade de os homens superarem o medo e o preconceito de procurar atendimento médico. Em seu discurso, ela compartilhou uma experiência pessoal

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início à Campanha Novembro Azul, com o objetivo de conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O lançamento foi realizado, hoje (7), na FEB Saúde, unidade prestadora de serviços contratada pelo Município para a oferta de consultas com urologista e exames de ultrassonografia de próstata.

O evento contou com a presença da prefeita Flávia Moretti (PL), da secretária municipal de Saúde Deisi Bocalon, dos vereadores, Alessandro Moreira e do enfermeiro Emerson e profissionais da rede municipal de saúde, representantes da AAPOC (Associação de Apoio aos Pacientes Oncológicos de Cuiabá) e da direção da FEB Saúde. Somente durante a manhã, foram encaminhados 170 consultas e exames, todos devidamente autorizados pela Regulação Municipal.

A prefeita Flávia Moretti destacou a importância da campanha e reforçou a necessidade de os homens superarem o medo e o preconceito de procurar atendimento médico. Em seu discurso, ela compartilhou uma experiência pessoal.

“Meu pai faleceu em decorrência de um câncer, e desde então eu percebo o quanto os homens têm dificuldade em se cuidar, de ir ao médico, de fazer seus exames de rotina. Quando o diagnóstico é precoce, as chances de cura chegam a 90%. Por isso, reforço o apelo para que todos os homens, pelo menos uma vez ao ano, procurem o urologista. Cuidar da saúde é um ato de amor à vida”, afirmou.

Leia mais:   Secretária explica quais impostos podem ser renegociados pelo Refis 2025; veja

A secretária municipal de Saúde Deisi Bocalom, ressaltou que o medo e o preconceito ainda são barreiras no enfrentamento à doença.

“Infelizmente, muitos homens resistem em procurar o médico, e quando o fazem, já estão em um estágio avançado. O exame não deve ser visto como tabu, mas como um gesto de coragem e responsabilidade com a própria vida”, enfatizou.

Ela explicou que o rastreamento do câncer de próstata se inicia com a consulta com o urologista, seguida pelo exame de sangue PSA, que avalia a dosagem da enzima produzida pela próstata, e, se necessário, pelo exame de ultrassonografia e o toque retal, sempre conforme a orientação médica.

UNIÃO – A ação faz parte de uma estratégia da Prefeitura em conjunto com o Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Cuiabá (CISVARC) e do governo do Estado por meio do Programa Fila Zero, que tem acelerado o credenciamento de clínicas e laboratórios, ampliando a rede de atendimento especializado e garantindo mais agilidade no atendimento aos munícipes.

Durante o evento, os moradores Lindomar Cardoso, de 43 anos, e José Maria da Silva, de 58, reforçaram a importância da prevenção.

“Sou motorista e fiquei sabendo da campanha por um grupo de WhatsApp. Hoje fiz minha primeira consulta com o urologista e saio daqui muito mais tranquilo. É importante cuidar da saúde, especialmente depois dos 40 anos”, disse

Já José Maria contou que realiza acompanhamento médico desde os 40 anos e não tem vergonha de falar sobre o tema. “Não adianta preconceito. Quanto mais cedo a gente descobre, mais rápido se recupera. Eu incentivo todos os homens a cuidarem de si mesmos”, relatou.

Leia mais:   GM prende dois homens por tráfico de drogas na Avenida Castelo Branco

A diretora da FEB Saúde, Viviane Moraes, celebrou a parceria com o Município. “Nossa unidade está de portas abertas para atender com qualidade e acolhimento. Essa campanha salva vidas e reforça o compromisso com a saúde preventiva”, afirmou.

O médico ultrassonografista Dr. Eliezer Zaffani também destacou a gravidade do câncer de próstata e os riscos do diagnóstico tardio.

“Cerca de 39 mil homens morrem todos os anos no Brasil em decorrência do câncer de próstata. O mais preocupante é que 95% dos casos são assintomáticos. Por isso, o acompanhamento anual com o urologista é fundamental. Quando diagnosticado precocemente, mais de 90% dos pacientes têm cura”, alertou o especialista.

Com ações contínuas durante todo o mês de novembro, a Prefeitura de Várzea Grande reforça seu compromisso com a promoção da saúde do homem, incentivando a prevenção, o diálogo e o cuidado.

“Várzea Grande é protagonista da sua própria saúde”, finalizou a prefeita Flávia Moretti.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Sem categoria

VG em Ação leva limpeza, manutenção e iluminação a mais de 50 pontos de Várzea Grande nesta semana

Published

on

Programa é hoje uma política pública permanente de cuidado com a cidade e de atenção direta às demandas dos moradores

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, encerrou a semana com uma ampla força-tarefa voltada à limpeza, manutenção e melhorias na iluminação pública. Entre os dias 3 e 6 de novembro, o programa “VG em Ação” mobilizou dezenas de equipes e maquinários em mais de 50 bairros, ruas, avenidas e praças do Município, reforçando o compromisso da gestão com uma cidade mais limpa, segura e bem iluminada.

Ao longo da semana, as equipes executaram serviços de roçagem, capinação, retirada de bolsões de lixo, pintura de meio-fio, poda de árvores, manutenção de sinalização e semáforos, além de troca de lâmpadas queimadas, instalação de novos braços de iluminação e implantação de quebra-molas. As ações contribuíram para melhorar a mobilidade, a estética urbana e a segurança em diversas regiões da cidade.

Entre os locais atendidos, estão importantes avenidas como 31 de Março, Aleixo Ramos, Ary Paes Barreto, Chapéu do Sol, Couto Magalhães (em trechos entre a Ilha da Todimo, Posto Trevinho e Lojão da Giga), Filinto Müller (entre o Shopping Várzea Grande e o Shopping Popular), Florais, Julião Brito, Marechal Rondon, Prefeito Murilo Domingos e Ulisses Pompeu de Campos.

Leia mais:   GM prende dois homens por tráfico de drogas na Avenida Castelo Branco

Nos bairros, os serviços contemplaram Cohab Cristo Rei, Cohab Nova Tarumã, Colinas Verdejantes, Costa Verde, Manga, Distrito Industrial, Dom Bosco, Grande Cristo Rei, Grande Petrópolis, Imperial (1ª e 2ª Etapas), Jardim das Mangabeiras, Jardim das Oliveiras, Jardim Imperial, Jardim Imperador, Jardim Ipanema, Nova Esperança, Novo Mato Grosso, Nova Fronteira, Paiaguás, Parque das Nações, Parque do Lago, Parque São João, Planalto Beira Rio, Planalto Ipiranga (incluindo o Beco do Proença), Ponte Nova, Serra Dourada, Vila Ipase e Ouro Verde. Também receberam atenção especial a Praça Nossa Senhora do Carmo, Praça Sarita Baracat, Praça Ênio Caldart, Parque Tanque do Fancho e o pátio da Prefeitura de Várzea Grande.

Além das ações de zeladoria, o cronograma de iluminação pública levou melhorias a sete bairros e comunidades: Nova Fronteira, Paiaguás, São Simão, Colinas Verdejantes, Novo Mato Grosso, Ouro Verde e Comunidade Capão Grande. Nessas regiões, as equipes realizaram trocas de lâmpadas queimadas e instalação de novos braços de iluminação, ampliando a sensação de segurança e melhorando a visibilidade noturna, especialmente em vias de grande fluxo e áreas residenciais.

Para o secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Lucas Ductievicz, o programa VG em Ação é hoje uma política pública permanente de cuidado com a cidade e de atenção direta às demandas dos moradores.

Leia mais:   Prefeitura de Sinop realiza mais de 450 exames preventivos durante ações do Outubro Rosa

“O VG em Ação é mais que um mutirão, é um compromisso da gestão da prefeita Flávia Moretti com cada cidadão várzea-grandense. Trabalhamos todos os dias para manter as ruas limpas, os espaços públicos bem cuidados e a cidade iluminada. Esse esforço conjunto reflete o respeito e o zelo que temos por Várzea Grande e por quem vive aqui”, destacou o secretário.

Com mais de 50 locais atendidos em apenas uma semana, a Prefeitura de Várzea Grande reafirma seu compromisso de seguir presente nos bairros, promovendo qualidade de vida, segurança e bem-estar à população. O programa “VG em Ação” continua atuando de forma constante e planejada, levando cuidado urbano a todas as regiões da cidade.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana