Mato Grosso
Saiba como será o funcionamento dos órgãos estaduais nesta sexta-feira (15)
As secretarias, autarquias, escolas e empresas estaduais não irão funcionar nesta sexta-feira (15.11), devido ao feriado da Proclamação da República. O funcionamento atende ao calendário de feriados e pontos facultativos nas repartições públicas do Estado de Mato Grosso para o ano de 2024, publicado no Decreto nº 631/2023.
O expediente retorna, normalmente, na segunda-feira (18.11). Durante o feriado, todos os serviços essenciais serão mantidos, como os da segurança pública e da saúde.
Confira abaixo o que abre e o que fecha:
Ganha Tempo
Todas as unidades do Ganha Tempo estarão fechadas no feriado. O atendimento ao público retorna no dia 18 de novembro. O posto do Sistema Nacional de Emprego (Sine) seguirá o mesmo padrão de funcionamento.
Centro Estadual de Cidadania
Localizado no Várzea Grande Shopping, o Centro Estadual de Cidadania não terá atendimento na sexta-feira (15.11).
Saúde
Estarão fechados no dia 15 de novembro, o Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa (Cridac), o Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), o Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidades (Cermac), o MT Hemocentro e a Farmácia Especializada de Alto Custo.
O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) funcionará em regime de plantão.
A rede hospitalar, o Serviço de Atendimento de Urgência (Samu) e a Central Estadual de Transplante trabalham normalmente no feriado.
Segurança
Apenas as unidades administrativas param no ponto facultativo.
Os batalhões da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto Médico Legal (IML) e Perícia Criminal não param os serviços durante o feriado.
A Central de Flagrantes do bairro Verdão, a Central de Ocorrências de Cuiabá (Avenida Miguel Sutil, 2.839, bairro Areão) e a Central de Flagrantes de Várzea Grande, todas unidades da Polícia Civil, funcionam normalmente e centralizam os procedimentos de flagrantes e registros de boletins de ocorrências.
As delegacias especializadas de Homicídio (DHPP), de Trânsito (Deletran) e a de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (Derfva) estarão em regime de plantão para os atendimentos emergenciais.
A Polícia Civil reforça à população que as ocorrências envolvendo violência doméstica e sexual, tem um Plantão de Atendimento em Cuiabá, que funciona 24h e atende mulheres, crianças e adolescentes vítimas na capital. O Plantão está localizado na Avenida Dante Martins de Oliveira, s/n, no bairro Planalto.
Boletim de Ocorrência Online
O registro de ocorrências envolvendo extravio/furto, exercício ilegal da profissão, desaparecimento de pessoas, calúnia, difamação, injúria, ameaça, constrangimento ilegal, violação de domicílio, além de também realizar o pré-registro de outros crimes, pode ser feito de forma online na Delegacia Virtual. Para acessá-la, clique aqui.
*Sob supervisão de Dayanne Santana
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Primeira-dama participa do lançamento de material pedagógico antirracista nesta quarta-feira (14)
A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, e o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, lançam nesta quarta-feira (14.5), às 14h30, no auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o material pedagógico “Minha África Brasileira e Povos Indígenas”.
A iniciativa visa promover uma educação inclusiva e antirracista nas escolas estaduais, valorizando as contribuições históricas e culturais dos povos afro-brasileiros, africanos e indígenas.
O material pedagógico, cuidadosamente elaborado, busca inserir na grade curricular estadual uma perspectiva antirracista, promovendo o respeito à diversidade e o combate à discriminação.
A iniciativa é um importante passo para garantir uma educação mais justa e equitativa para todos os alunos, mostrando a riqueza cultural do nosso país.
Serviço | Lançamento do Material Pedagógico “Minha África Brasileira e Povos Indígenas”
Data: Quarta-feira, 14 de maio de 2024
Horário: 14h30
Local: Auditório da Seduc – Rua Engenheiro Edgar Prado Arze, Quadra 01, Lote 05, Setor A
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Seduc lança material para ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) realiza, nesta quarta-feira (14.5), às 14h30, no edifício-sede em Cuiabá, o lançamento do material pedagógico “Minha África Brasileira e Povos Indígenas”, voltado para professores e estudantes do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II.
A publicação aborda temáticas da Educação para as Relações Étnico-Raciais, integrando a Política Antirracista, uma das 30 políticas educacionais que compõem o plano EducAção 10 Anos, do Governo de Mato Grosso.
O objetivo é promover o letramento racial nas práticas pedagógicas e combater o racismo no cotidiano escolar, além de reconhecer a diversidade étnico-racial como elemento essencial na formação cidadã dos estudantes da educação básica.
O material está em conformidade com as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que tornam obrigatórios o ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena nas escolas brasileiras.
Programação
14h30 – Secretário de Educação, Alan Porto, recepciona a Primeira-Dama de MT, Virginia Mendes
15h00 – Abertura Oficial
15h10 – Fala da Dra. Francisca Navantino Pinto de Angelo (Chikinha Paresi),
Liderança indígena e referência em Educação Intercultural.
15h30 – Palestra Magna com o Prof. Natanael dos Santos – ‘Trajetória do Africano em Território Brasileiro’
17h30 – Coffee Break e Encerramento
Serviço | Lançamento do Material Pedagógico ‘Minha África Brasileira e Povos Indígenas’
Local: Auditório da Seduc – Rua Engenheiro Edgar Prado, 05, CPA
Data: 14 de maio de 2025
Horário: 14h30 às 18h
Fonte: Governo MT – MT
-
Cáceres e Região6 dias ago
PetroMall e Bob’s chegam a Cáceres amanhã (09) com grande inauguração
-
Cáceres e Região7 dias ago
Colegas de trabalho são assassinados com 5 horas de diferença em Cáceres
-
Destaque7 dias ago
Seduc altera regras do concurso e aumenta salários; confira
-
Cáceres e Região7 dias ago
Sistema BoiTeca será lançado em Cáceres com tecnologia inspirada em fazenda de Alta Floresta
-
Cáceres e Região7 dias ago
Mulher e 3 homens são presos em Glória D’Oeste com drogas vinda da Bolívia
-
Cáceres e Região6 dias ago
Após seca rigorosa, abundancia de chuvas nos primeiros meses do ano revitaliza fazendas do Pantanal em Cáceres
-
Cáceres e Região5 dias ago
Sesp envia policiais das equipes especializadas para reforçar segurança em Cáceres
-
Cáceres e Região5 dias ago
Pastorello revela que Cáceres já recebeu quase 30 milhões do Governo Federal para a saúde