conecte-se conosco


Destaque

Revisão dos salários será paga com responsabilidade, afirma vice-governador

Publicado

Carlos Fávaro recebeu servidores para tratar do RGA em Sorriso, após a inauguração do aeroporto regional

O vice-governador Carlos Fávaro reafirma o compromisso do Governo do Estado em pagar o Reajuste Geral Anual (RGA) dos servidores públicos com responsabilidade, e ainda com a ajuda de vários setores da sociedade por meio do “Pacto por Mato Grosso”. Ele conversou com servidores de carreira durante agenda no município de Sorriso, na tarde de ontem (20.06).

“É legitimo o RGA dos nossos servidores, nenhum Governo não paga porque não quer pagar. Pelo contrário, o que mais um governante quer é poder pagar todas as contas em dia, pagar reajuste salarial, pagar salário em dia, poder investir, mas temos que fazer isso com responsabilidade”, esclarece Fávaro.

Ele ressalta ainda que Mato Grosso está acima do limite de gastos estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), e alerta que se permanecer assim, o Governo corre o risco de atrasar salários. Aponta ainda que 15 estados estão atrasando salários, e que 25 não vão pagar a RGA. Apenas dois estados vão pagar o reajuste, Mato Grosso e Paraná.

Leia mais:   MT não registra mortes por covid nas últimas 24 horas, diz SES

“Mato Grosso é um estado pujante, tem a capacidade de recuperar o crescimento. Teremos em breve a capacidade de pagar o RGA, e no próximo ano, acertar o restante que falta, e honrar os outros reajustes dos próximos anos”, destaca o vice-governador.

Fávaro foi a Sorriso para participar da inauguração oficial do aeroporto Adolino Bedin. Após a agenda, que ocorreu por volta das 15h30, Fávaro se colocou a disposição para ouvir os servidores e também contextualizar a situação financeira do Estado, além da intenção do Governo diante dessa situação. O vice-governador tem mantido o diálogo com as categorias em todos os compromissos que tem cumprido no interior.

Segundo Carlos Fávaro, para superar o momento de crise é essencial pagar os 6% aos servidores, chamando a sociedade para participar do pacto por Mato Grosso, que conta com a contribuição de vários setores para que o caixa governamental possa voltar à normalidade, sem frear os investimentos

Ele acredita ainda que o estado será o primeiro a sair da crise, diante da solução proposta. “Vários servidores já retornaram ao trabalho entendendo o momento, e é disso que precisamos, do apoio dos servidores para a máquina funcionar”.

Leia mais:   Cidade Iluminada: Abertura do Natal de Luzes é neste sábado (04) na praça Barão

Encerramento da greve

Os servidores entraram em greve no dia 31 de maio para cobrar o pagamento da reposição das perdas inflacionárias de 11,28% referente a 2015. Já retornaram ao trabalho os delegados, peritos criminais, e parte do sistema agrícola, agrário, pecuário e florestal ligados ao Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), e ao Instituto de Terras do Estado (Intermat), além dos servidores da Secretaria de Meio Ambiente.

Durcy Arévalo | Vice-governadoria 

 

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Eliene segue recomendações e cancela carnaval popular em Cáceres

Publicado

Sinézio Alcântara – Expressão Notícias

     A prefeita Eliene Liberato Dias vai seguir as recomendações dos órgãos e autoridades de saúde e por precaução cancelar o carnaval popular em Cáceres, para evitar aglomerações e aumento da pandemia. A revelação foi feita na manhã deste sábado (04/12) ao site Expressão Notícias.

     “Vamos avaliar com a nossa equipe. Mas, com certeza, vamos seguir as recomendações e cancelar o carnaval” disse ela afirmando que “não iremos correr riscos desnecessários” conforme orienta a Organização Mundial de Saúde (OMS) ”.

      A exemplo de outros prefeitos do Estado e de várias regiões do país, Eliene irá suspender a realização do festejo diante do surgimento da nova variante do coronavirus: a ômicron descoberta no continente africano e que já contaminou milhares de pessoas no mundo todo, com vários casos no país.

       As recomendações para a suspensão do carnaval para evitar aglomerações e consequentemente a disseminação da ômicron, partiu a princípio da OMS. Posteriormente foi seguida pelo governo federal e por último pelo governo estadual.

Leia mais:   Cuiabá suspende festas de Réveillon e Carnaval e institui passaporte da vacina

       “Quem irá decidir serão os prefeitos, mas eu, sinceramente, não recomendo” afirmou o governador Mauro Mendes, durante visita à Cáceres, na última sexta-feira (03/12).

       Antes, porém, no dia anterior o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo e o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) Neurilan Fraga também já haviam feito a mesma recomendação.

       Além das autoridades federaisi e estaduais, na Câmara Municipal, a maioria dos vereadores se manifesta contra a realização da festa.

      “O momento não é oportuno. Vamos correr risco pra que? ” Indagou o vereador Domingos Oliveira dos Santos. “Não que a pandemia esteja controlada, mas o número de casos diminuiu. Não vamos piorar a situação” enfatizou o presidente da Comissão de Saúde, vereador Luiz Landim. “Só se formos loucos para fazer uma coisa dessa” completou assinala o vereador Rubens Macedo.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Com show nacional de Naiara Azevedo, prefeitura abre hoje Natal de Luzes

Publicado

Assessoria

A prefeitura de Cáceres, realiza na noite deste sábado(04), a solenidade de abertura  do Natal de Luzes, o evento mais iluminado de Mato Grosso, às 20 horas em frente à Catedral São Luiz, na Praça Barão, onde acontece o acendimento das luzes natalinas.

Na sequência, será inaugurada a iluminação da Sematur e a Casa do Papai Noel, terminando a noite com  o show nacional gratuito da cantora Naiara Azevedo.

A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, informou que a entrada é grátis, mas é necessário estar de máscara e levar o cartão de vacinação, pois este será o passaporte para as pessoas participarem da atração. “Vamos continuar nos protegendo para termos cada vez mais eventos como este,” ressaltou Eliene.

A prefeita disse que outro aspecto importante na realização do evento é o aquecimento da economia, principalmente na prestação de serviços e  nos setores de bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis e pousadas.

“O Natal de Luzes também proporciona a geração de  emprego e renda, tornou-se um aliado do crescimento do município. As  decorações natalinas são sempre um atrativo para os cacerenses e turistas que vêm visitar a cidade nesta  época do ano, aquecendo a economia local”, definiu Eliene.

Leia mais:   Em Glória D'Oeste, casal é preso por maus-tratos a animais e por manter criança em 'boca de fumo'

A prefeita noticiou ainda que durante todo o mês de dezembro acontecem muitas atrações entre shows regionais,  nacionais e a peça teatral Auto de Natal, o maior espetáculo cênico a céu aberto de Mato Grosso.  ” Venham participar, convidou a prefeita.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana