O cenário joga a favor da Ponte Preta para a partida deste domingo contra o Flamengo, a partir das 11h, no Majestoso, pela terceira rodada do Brasileirão. Além do momento turbulento do adversário, em crise dentro e fora de campo, o retrospecto recente entre as equipes embala a Macaca. Já são quase 11 anos de invencibilidade sobre o Rubro-Negro. Para aproveitar a atmosfera positiva e se reabilitar após a derrota para o Corinthians, a Ponte mira repetir a atuação que teve diante do Palmeiras, quando venceu por 2 a 1 e mostrou força em casa.
Ponte espera repetir atuação que teve contra o Palmeiras para vencer mais uma vez em casa (Foto: Marcos Ribolli)
Desde 3 de agosto de 2005 que a Macaca não perde para o Flamengo. Na oportunidade, o volante Jônatas garantiu a vitória por 1 a 0 dos cariocas. De lá para cá, os times se encontraram nove vezes, com quatro triunfos da Ponte e cinco empates.
Provável formação da Ponte, com dúvidas no ataque (Foto: Editoria de Arte GloboEsporte.com)
No último Brasileirão, a Macaca fez 1 a 0 em Campinas, com gol de Pablo, e depois empatou por 1 a 1, no segundo turno, em Brasília, onde Diego Oliveira marcou e depois terminou o jogo como goleiro. No histórico geral do confronto pela elite nacional, a vantagem também é paulista: sete vitórias da Ponte, 12 igualdades e quatro vitórias do Flamengo em 23 jogos.
Os números passam confiança para o elenco alvinegro, mas, como eles não entram em campo, a manutenção do tabu depende do desempenho da Macaca. Os jogadores sabem que precisam dar uma resposta à torcida depois da atuação em Itaquera, onde a Ponte foi dominada e levou de 3 a 0. Nem de longe lembrou aquele time intenso e organizado que controlou o Palmeiras, principalmente no primeiro tempo. A meta é retomar esse padrão para criar o hábito de fazer do fator campo um diferencial no Brasileirão.
– Infelizmente contra o Corinthians não foi o planejado. Mas não tem o que lamentar, é focar no Flamengo para fazer um bom jogo, do nível do (jogo) do Palmeiras para melhor. Sabemos que em casa somos fortes, com o apoio da torcida ficamos mais forte ainda. Jogando em casa tem de se impor e continuar forte para pegar ainda mais confiança. A pontuação ainda está bem nivelada, por ser começo, e pontuar em casa é essencial – afirmou o volante Renê Júnior.
Jogando em casa tem de se impor e continuar forte para pegar ainda mais confiança. A pontuação ainda está bem nivelada, por ser começo, e pontuar em casa é essencial
Renê Júnior, volante da Ponte
A tabela respalda o discurso de Renê Júnior. A Ponte tem quatro pontos, assim como vários times – o Flamengo, por exemplo, é um deles. Devido ao saldo de gols (-2), a Macaca aparece na parte de baixo. Um resultado negativo pode deixar os campineiros na zona de rebaixamento.
Pela impressão negativa deixada em Itaquera, existe a possibilidade de novidades na escalação. Eduardo Baptista já adiantou que pretende manter a base titular, mas não descarta fazer mudanças “pontuais”. A principal expectativa está no ataque, com Galhardo cotado para entrar no lugar de Clayson, alvo de críticas da torcida. Roger também espera uma oportunidade para mostrar serviço desde o começo, e Pottker, Rhayner e Léo Cereja são outras opções para o setor. Como o último treinamento foi fechado à imprensa, as dúvidas vão persistir até momentos antes da partida.
Veja as informações do próximo jogo da Ponte:
Adversário: Flamengo
Local: Majestoso, Campinas
Data e horário: domingo, 11h (horário de Brasília)
Escalação provável: João Carlos, Jeferson, Douglas Grolli, Kadu e Reinaldo; João Vitor, Matheus Jesus e Ravanelli; Felipe Azevedo, Galhardo (Clayson) e Wellington Paulista (Roger)
Desfalque: Elton (lesionado)
Transmissão: Premiere e Premiere HD (com Jota Jr e Wagner Vilaron)
Arbitragem: Anderson Daronco (Fifa-RS), auxiliado por Jorge Eduardo Bernardi (RS) e Helton Nunes (SC)
Fonte: Globo Esporte