Mato Grosso
Quinta-feira (16) é o último dia para se inscrever no Vestibular Unemat 2026
Nesta quinta-feira (16.10) serão encerradas as inscrições para o Concurso Vestibular 2026/1 da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Esta edição oferta 2.350 vagas em 59 cursos, distribuídos em 11 municípios do Estado. As inscrições custam R$ 180 para o seletivo por prova e R$ 60 para o seletivo por histórico escolar.
O candidato que ainda estiver cursando o 3º ano do Ensino Médio poderá participar. Para isso, deverá enviar o histórico escolar provisório, do 1º e 2º ano do Ensino Médio, que pode ser retirado na secretaria da escola onde estuda.
Este vestibular contará com dois processos seletivos, dependendo do curso de interesse do candidato: um por prova e outro por análise de histórico escolar do Ensino Médio. O edital completo e a página de inscrições podem ser acessadas clicando aqui.
As provas serão realizadas nas cidades de Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Cuiabá, Diamantino, Juara, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.
O Vestibular 2026/1 compreende duas fases: a primeira consta de quatro provas objetivas com questões sobre Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, e Linguagens, Códigos e suas tecnologias; já a segunda etapa constitui-se de prova de redação. As duas fases da prova serão realizadas em etapa única no dia 30 de novembro, das 13 às 18 horas.
O resultado final será divulgado a partir do dia 30 de janeiro. O período letivo terá início no dia 23 de fevereiro. Todas as informações sobre as etapas do Vestibular e seus editais podem ser acessadas em vestibular.unemat.br.
Em caso de dúvidas, o candidato pode entrar em contato com a Assessoria de Gestão de Concurso e Vestibulares (Covest) pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (65) 98120-0095.
Cursos com ingresso por histórico escolar:
Administração (Noturno): Diamantino, Juara, Nova Mutum, Sinop e Tangará da Serra
Arquitetura e Urbanismo (Integral): Barra do Bugres
Ciência da Computação: Alto Araguaia (Noturno), Barra do Bugres (Noturno) e Cáceres (Matutino)
Ciências Biológicas (Noturno): Alta Floresta, Cáceres, Nova Xavantina e Tangará da Serra
Ciências Econômicas (Noturno): Sinop
Educação Física: Cáceres (Matutino) e Diamantino (Noturno)
Engenharia Civil (Integral): Nova Xavantina, Sinop e Tangará da Serra
Engenharia de Produção Agroindustrial (Noturno): Barra do Bugres
Engenharia Elétrica (Integral): Sinop
Engenharia Florestal (Noturno): Alta Floresta
Geografia (Noturno): Cáceres e Sinop
Gestão e Inovação em Agronegócios (Noturno): Tangará da Serra
História (Noturno): Cáceres
Jornalismo (Noturno): Tangará da Serra
Letras (Noturno): Alto Araguaia, Cáceres, Pontes e Lacerda, Sinop e Tangará da Serra
Matemática (Noturno): Barra do Bugres, Cáceres e Sinop
Pedagogia (Noturno): Cáceres, Juara e Sinop
Sistemas de Informação (Noturno): Sinop
Tecnologia em Alimentos (Noturno): Barra do Bugres
Zootecnia (Matutino): Pontes e Lacerda
Cursos com ingresso por prova:
Agronomia (Integral): Alta Floresta, Cáceres, Nova Mutum, Nova Xavantina e Tangará da Serra
Ciências Contábeis (Noturno): Cáceres, Nova Mutum, Sinop e Tangará da Serra
Direito: Alta Floresta (Noturno), Barra do Bugres (Noturno), Cáceres (Matutino), Diamantino (Noturno) e Pontes e Lacerda (Noturno)
Enfermagem (Integral): Cáceres, Diamantino e Tangará da Serra
Medicina (Integral): Cáceres
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Estudantes das Escolas Técnicas Estaduais se destacam com projetos inovadores que unem criatividade, tecnologia e sustentabilidade.
Projetos desenvolvidos por estudantes e professores das Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) de Mato Grosso têm se destacado pelo caráter inovador e pela relevância social. As iniciativas, apoiadas pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), aplicam o conhecimento técnico aprendido em sala de aula na solução de desafios locais, um exemplo concreto do potencial da educação profissional para impulsionar talentos e promover o avanço tecnológico do Estado.
Um dos projetos que vem recebendo mais destaque é o Bioconstrutor, um bloco construtor ecológico feito a partir de talos de algodão, cimento, areia e cal. Desenvolvido por Isabelly Daghetti da Silva, da ETEC de Lucas do Rio Verde, o produto foi pensado como uma alternativa sustentável para a redução das emissões da construção civil e de resíduos agrícolas descartados.
O trabalho foi um dos ganhadores da 4ª edição da Mostra das Escolas Técnicas Estaduais (MEET), realizada em junho e julho deste ano. Após a vitória, Isabelly explica que o seu grupo trabalhou para resolver os problemas apontados na competição.
“Quando eu fui para a MEET ainda tínhamos alguns problemas, como os custos, pois o bloco era mais caro que um comum. Ele também não era tão resistente e, devido ao uso do algodão, ocorriam problemas com fungos e insetos. Nos últimos meses eu me empenhei para melhorar e solucionar todas essas questões. Hoje em dia, temos um bloco mais resistente, impermeabilizado, e com um custo menor até que blocos tradicionais”, afirmou a estudante.
Já um grupo de alunos do curso técnico em Agropecuária da ETEC de Diamantino, se inspiraram na produção de pequenos produtores e desenvolveram um projeto de silagem para alimentação animal que utiliza a parte aérea da mandioca, que normalmente seria descartada. A proposta busca contribuir para práticas agrícolas mais sustentáveis, alinhadas aos princípios da economia circular e do uso racional dos recursos naturais.
“Devido ao baixo custo de produção, essa é uma boa alternativa para pequenos produtores, principalmente da agricultura familiar. Além disso, como estamos no laboratório, a mandioca tem um alto teor de proteínas e fibras para alimentação dos animais”, explicou a aluna líder do projeto Kauany Vitória Silva.
A estudante afirmou que a intenção agora é de que o projeto seja testado em maior escala. Por isso, os pequenos produtores do município estão sendo procurados para testarem a ideia e colaborarem com o projeto da ETEC.
Também inspirada na realidade local, a aluna Nathalia Cristina da ETEC de Lucas do Rio Verde, conta que o seu grupo se propôs a pensar em soluções para os incêndios que acontecem no Estado, especialmente em áreas rurais e de difícil acesso. A partir dessa preocupação, os estudantes desenvolveram o “Fósnico”, um dispositivo para detecção e combate inicial de incêndios florestais e agrícolas em áreas de risco, por meio da liberação de fosfato de monoamônio.
O objetivo é reduzir danos, proteger plantações e animais, e oferecer uma resposta rápida até a chegada do socorro, transformando um simples sistema de alerta em uma solução proativa contra incêndios. O projeto está em fase de construção e testes de um protótipo funcional, com o objetivo de validar empiricamente a eficácia do sistema em situações reais de incêndio.
Já Emylli Paola Toneto, do curso técnico em Enfermagem da ETEC de Cáceres, realizou uma pesquisa sobre a Moringa oleífera, ou como é popularmente conhecida: “a árvore da vida”. O estudo abordou aspectos nutricionais, medicinais, ecológicos e socioeconômicos da planta.
“É uma árvore muito interessante, com um crescimento rápido e grande potencial em diversas áreas. Além de sua capacidade nutritiva e medicinal, ela poderia estar sendo usada para ações de saúde pública e projetos socioambientais. Por exemplo, as suas sementes conseguem purificar a água e ajudar também na recuperação do solo para agricultura”, ressaltou Emylli.
A aluna do curso técnico em logística da ETEC de Lucas do Rio Verde, Allanis Mazzoti, criou um canudo comestível à base de amido de milho e proteína de soja. Segundo ela, o canudo foi desenvolvido pensando em como combater a poluição plástica, que tem representado uma ameaça crescente e generalizada à biodiversidade e à saúde humana.
“O canudo de plástico leva em torno de 100 a 200 anos para se decompor, esse desenvolvido por mim leva em torno de 1 mês e meio a 2 meses para se decompor. É uma possível solução sustentável que não abre mão da funcionalidade e da experiência de consumo”, disse Allanis.
A estudante agora busca formas de reduzir custos na produção dos canudos e pensa futuramente em investir em cores chamativas e sabores diferentes para o canudo.
Todos estes projetos, entre outros, foram apresentados durante a XVII Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI), realizada juntamente com a 22ª Semana de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (SNCT). Ao todo, foram apresentados 125 trabalhos no evento realizado entre 22 a 24 de outubro, em Cuiabá.
Escolas Técnicas Estaduais (ETECs)
Tendo como uma das missões a oferta pública e gratuita de Cursos de Educação Profissional e Tecnológica em todas as suas modalidades e níveis, a Seciteci oferta em suas 17 unidades de ensino, diversos cursos técnicos nos mais variados eixos tecnológicos, tendo como foco o atendimento às demandas dos arranjos produtivos de cada região mato-grossense.
Para mais informações sobre os cursos e as ETECs, clique aqui.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Com investimento de R$ 8,8 milhões, Governo de MT entrega mais uma escola reformada e ampliada em Cuiabá
O Governo de Mato Grosso entregou, na manhã desta sexta-feira (7.11), mais uma reforma e ampliação de escola da Rede Estadual. Com um investimento de R$ 8,8 milhões, estudantes, professores e demais servidores da Educação receberam o novo prédio da Escola Estadual Raimundo Pinheiro da Silva, no bairro Jardim Shangri-Lá, em Cuiabá.
O investimento contemplou a reforma completa de dois blocos educacionais, totalizando 11 salas de aula, novo refeitório, quadra poliesportiva coberta e vestiários, além da revitalização do palco e da criação de espaços mais acessíveis e funcionais para atender 660 estudantes em três turnos.
O governador Mauro Mendes, acompanhado da primeira-dama Virginia Mendes, reforçou que os investimentos em infraestrutura são um compromisso permanente do Estado com a qualidade da educação pública. “A educação se faz com professores motivados, mas também com escolas adequadas. Essa entrega faz parte de um plano sólido para oferecer o melhor aos nossos alunos e profissionais da Rede Estadual”, afirmou.
Para o secretário de Educação, Alan Porto, a entrega representa o compromisso do Governo em oferecer infraestrutura de excelência. “Investir em escolas modernas é investir no futuro dos nossos estudantes e numa educação que transforma. Cada obra entregue é um passo real na valorização da educação pública de Mato Grosso”, destacou.
O professor Fábio Massaki Shimizu, atual diretor da escola, agradeceu ao empenho da Seduc e da Diretoria Metropolitana de Educação (DME). “Desde que recebemos a notícia de que a Raimundo Pinheiro seria reformada e ampliada, aguardávamos a entrega deste espaço moderno, funcional e que atende a todas as nossas necessidades. Por isso, agradecemos muito à Seduc e à DME por mais este esforço”, disse.
Segundo a ex-diretora Rosa Luzardo, que trabalhou na unidade por 23 anos, a escola passou por uma transformação. “A mudança não foi apenas na estrutura física. Na minha época, não tínhamos recursos tecnológicos, materiais pedagógicos atuais como os de hoje e, tampouco, os repasses financeiros que são enviados às escolas. Dá vontade de voltar a trabalhar aqui”, falou a educadora de 77 anos.
A estudante Juliana Ferreira, 16 anos, contou que todos os colegas ficaram animados quando viram a escola reformada. “Não temos nem como comparar com o prédio antigo”, completou.
Eloise Lima, que também tem 16 anos e é colega de Juliana no 1º ano do Ensino Médio, disse que valeu a pena esperar pela conclusão da obra. “Finalmente, recebemos nossa escola de volta e muito melhor do que era antes”, disse.
Já Maxwel Batista dos Santos, de 17 anos, também do Ensino Médio, observou os avanços da nova escola, como a Sala 4.0, aulas com uso de Chromebooks, Smart TVs e internet de alta velocidade, que tornam as aulas mais atrativas. “A escola está melhor para todos nós, alunos e professores.”
As estudantes Juliana Ferreira, Maxuel dos Santos e Eloise Lima na Sala 4.0
Investimentos em educação
Desde 2019, o Governo de Mato Grosso já destinou R$ 381,9 milhões para a modernização da infraestrutura escolar em Cuiabá, entre reformas, ampliações, construções e novas unidades planejadas.
Desse total, R$ 116,3 milhões foram aplicados em novas construções, como as escolas Prof. Victorino Monteiro, Prof. João Crisostomo de Figueiredo, Mário de Castro e Malik Didier, além de unidades como a Militar Tiradentes, a Professor Rafael Rueda, Salim Felício e Dione Augusta Silva Souza.
Outros R$ 60,8 milhões contemplaram a reforma de 32 unidades já entregues, entre elas as escolas André Avelino Ribeiro, Ana Maria do Couto, Clênia Rosalina Souza, Dr. Hélio Palma de Arruda, Padre Firmo Duarte Filho e a própria Raimundo Pinheiro – que recebeu esse nome em homenagem ao primeiro inspetor escolar da circunscrição de Cuiabá, nascido no Coxipó da Ponte.
Atualmente, a Seduc também está investindo R$ 86,1 milhões em nove escolas que seguem em obras de reforma, como o tradicional Liceu Cuiabano Maria de Arruda Müller e a Escola Estadual Dom José do Despraiado.
Ainda para Cuiabá, estão planejadas sete novas unidades de Colégios Estaduais Integrados (CEIs) e uma quadra poliesportiva na Escola Estadual Francisco Ferreira Mendes, somando R$ 135,6 milhões em novos investimentos.
Também participaram da solenidade o secretário Municipal de Educação de Cuiabá, Amauri Monge Fernandes, além de ex-diretores e familiares do patrono da Escola Estadual Raimundo Pinheiro.
Fonte: Governo MT – MT
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