Esportes

Quatro atletas de MT são convocados para representar o Brasil no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo

Published

on

Quatro atletas mato-grossenses foram convocados pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), nesta segunda-feira (15.04), para o Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, que será realizado entre os dias 10 e 12 de maio, em Cuiabá (MT).

Foram chamados Jânio Varjão (Barra do Garças), Lissandra Maysa Campos (Nossa Senhora do Livramento), Wendell Jerônimo (Pontes e Lacerda) e Almir Junior (Peixoto de Azevedo). Os três primeiros são bolsistas do programa Olimpus, promovido pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

“Ficamos muito felizes com essa convocação. São quatro atletas mato-grossenses em uma Seleção Brasileira principal, disputando uma competição internacional tão importante e que vai mostrar para o nosso povo a força que o esporte de Mato Grosso tem. Ter a oportunidade de competir em casa e com torcida, com toda certeza vai fazer com que os resultados melhorem e a gente saia daqui com uma ou, quem sabe, mais de uma vaga olímpica”, disse o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Jefferson Carvalho Neves.

A vinda do evento esportivo internacional, que reúne, a cada dois anos, países ibero-americanos, africanos e Andorra, foi articulada pelo Governo do Estado e é uma oportunidade para atletas obterem índices para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 ou pontos no ranking mundial.

Leia mais:   "Em lugares em que a gente gastava uma hora, uma hora e meia, agora chega em 15 minutos", afirma morador após Governo asfaltar MT-459

“Correr em casa e em Cuiabá, onde eu comecei minha trajetória em competições estaduais, é uma motivação a mais. Estamos bastante empolgados e focados para essa competição”, afirma o atleta Jânio Varjão, que representa a Barra do Garças Associação de Atletismo na prova dos 800m.

Atleta de Nossa Senhora do Livramento, Lissandra Maysa Campos representa o Instituto Vicente Lenílson, de Cuiabá, e é uma das favoritas na prova do salto em distância. “Eu estou muito feliz com a convocação e, ainda, por estar mais uma vez na seleção adulta. Estou confiante de representar meu Estado e minha cidade na nossa pista”, destaca.

Será a primeira vez que o Centro-Oeste recebe a competição. No Brasil, o campeonato já foi realizado em Manaus-1990, Rio-2000, São Paulo-2014 e Rio-2016, cuja edição foi pré-olímpica, como será agora a de Cuiabá. A primeira edição do Ibero-Americano foi realizada em 1983, em Barcelona (ESP).

“Estamos fazendo esporte em todo o Brasil e é assim que o atletismo cresce”, disse o presidente da CBAt, Wlamir Campos, ao convocar os quatro esportistas mato-grossenses, entre eles Wendell Jerônimo, que compete nas provas de 5000m e 10km de corrida de rua representando a Associação de Corredores de Rua de Lucas do Rio Verde.

Leia mais:   Setasc divulga lista de autistas sorteados para assistir o jogo entre Cuiabá e Atlético-MG

“Um evento com países da América Central e Caribe, do Norte, do Sul, da África e da Europa – Portugal e Espanha já confirmaram a participação – será uma boa prova de fogo para os brasileiros”, ressaltou Wlamir, que convidou o público de Cuiabá para assistir o evento que ocorre na pista do Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

Também com o apoio do Governo do Estado, Cuiabá já recebeu o Campeonato Sul-Americano de Atletismo Sub-23, em 2022, e o Troféu Brasil de Atletismo, em 2023, que foi considerado sucesso de público, com 250 mil pessoas nas transmissões e 7 mil nas arquibancadas, em quatro dias de disputas.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Cáceres celebra conquistas no atletismo e handebol: Prefeita recebe talentos locais

Published

on

Legenda: Pedro Otávio com a medalha de prata, a prefeita Eliene e Izadora Anthonella com sua medalha de ouro do Centro-Oeste
Autor da Foto: Ronivon Barros

Na manhã desta quinta-feira (25), a prefeita Eliene Liberato Dias e o secretário de Esportes, Cristiano Neves, receberam professores, técnicos e atletas para compartilhar conquistas notáveis nas modalidades de atletismo e handebol, destacando o talento dos esportistas locais.

O presidente da Câmara, vereador Luiz Landim, também participou da recepção.

No centro das homenagens estavam os atletas do Programa de Formação em Atletismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Proat/Unemat), onde a performance no Campeonato Estadual Loterias Caixa de Atletismo Adulto, sediado no Centro Oficial de Treinamento (COT) em Cuiabá, rendeu a Cáceres um total de 10 medalhas. Entre os destaques, Amanda Sato obteve ouro no lançamento de dardo, Igor Duarte Marques da Silva e Isabelle Rocha da Silva emergiram como campeões no lançamento de martelo masculino e feminino, respectivamente, enquanto Kamila Moconhô Ferreira conquistou o primeiro lugar no heptatlo.

Leia mais:   Apenas 4 Estados irão fechar 2024 no azul; MT é um deles, aponta Firjan

Por sua vez, o handebol local não ficou atrás. Izadora Anthonella Mendes Varella, brilhando na fase Centro-Oeste, em Brasília – DF, tornou-se campeã e assegurou seu lugar na fase final do brasileiro infantil, elevando o nome de Cáceres. Ela integrou uma equipe de Sorriso. Seu sucesso não passou despercebido, pois ela foi convocada para integrar a seleção mato-grossense de handebol, para o brasileiro de seleções, representando o CEAF de Cáceres. Pedro Otávio Fernandes Martins, outro nome em destaque, trouxe para casa o título de vice-campeão infantil na região Centro-Oeste, demonstrando o talento florescente no CEAF e no projeto Social Desportivo. Ele integrou uma equipe de Lucas do Rio Verde.

O reconhecimento foi dirigido não apenas aos atletas, mas também às pessoas que dão suporte para que esse sucesso aconteça. A prefeita Eliene Liberato Dias parabenizou o Diretor do CEAF, Victor Amaral Vitorino, e o professor Seba Júnior, técnico de handebol do CEAF, pelo incansável apoio às modalidades esportivas e à formação de jovens atletas. Da mesma forma, ela expressou gratidão aos professores Gustavo Rodrigues Neves e João Bressan pelo notável trabalho no atletismo, reconhecendo a importância do esporte como uma ferramenta de transformação social.

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

ABERTURA OFICIAL: Acontece nesta sexta-feira (26.04) abertura dos jogos escolares e estudantis em Araputanga

Published

on

TM Notícias

Após vários anos, Araputanga volta a ser palco de um grande evento esportivo, onde o município receberá mais de 900 atletas nos Jogos Estudantis e 400 atletas nos Jogos Abertos.

A abertura será realizada nesta sexta-feira, 26 de abril no estádio municipal Marcio Mendes a partir das 19.
O prefeito Enilson Rios acompanhado do vice-prefeito Marco Aurélio e do secretário de esportes João Edmundo  destacou a importância da realização desse evento no município “A muitos anos nosso município não sediava um evento importante como esse, e graças aos investimentos que fizemos, principalmente com a reforma e ampliação das quadras poliesportivas teremos a oportunidade de sediar os jogos escolares mato-grossense e jogos estudantis de seleção” afirmou o prefeito.

O secretário de esportes João Edmundo ressaltou a importância da população prestigiar o evento. “Convidamos toda a população de Araputanga para fazer parte do evento de abertura dos Jogos, na qual teremos a entrada das delegações, a tocha dos jogos e também apresentações” disse.

O vice-prefeito Marco Aurélio ressaltou que o momento vivido pelos esportistas e desportistas de Araputanga é motivo de comemoração “Tinhamos um esporte esquecido, porém desde o inicio da nossa gestão temos feito investimentos que resgataram o esporte araputanguense em todas as modalidades e poder sediar esses jogos é fruto desse trabalho” disse Marco.

Leia mais:   SES qualifica profissionais de saúde para atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista na modalidade de Ensino à Distância (EAD)

Os jogos serão realizados por modalidades esportivas, sendo:

HANDEBOL: Quadra esportiva da escola municipal Rodolfo Trechaud Curvo;
FUTSAL: Quadra esportiva da escola plena João Sato;
FUTSAL: Quadra poliesportiva Sidney de Freitas;
BASQUETE/VOLEI: Quadra poliesportiva Denilton Batista Camilo;
VOLEI: Quadra esportiva da escola municipal Rodolfo Trechaud Curvo.

 

Por TM Notícias

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana