Sem categoria
PS de Várzea Grande restringe atendimento a traumas e redireciona pacientes para Cuiabá por 24 horas
A direção do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande (HPSMVG) informa que, devido à superlotação e à ocupação crítica dos setores de emergência, incluindo a Sala Vermelha, Sala Amarela e Box Trauma, será necessária a restrição temporária da porta de entrada da Clínica Médica e do Box Trauma pelo período de 24 horas.
Durante esse período, os pacientes com traumas serão redirecionados para o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).
A situação está sendo acompanhada pela direção hospitalar e pelos setores responsáveis pela regulação da rede de saúde.
O atendimento será normalizado o mais breve possível.
A direção do HPSMVG reforça que a decisão tem como único objetivo preservar a segurança dos pacientes e garantir a continuidade da assistência prestada à população.
Galeria de Fotos (1 foto)
Sem categoria
Reprovação de reforma tributária em Várzea Grande pode impactar transição do ISSQN para IBS, alerta Gestão Fazendária
A Secretaria Municipal de Gestão Fazendária alerta que a reprovação do Projeto de Lei, na Câmara Municipal de Várzea Grande, o qual dispõe sobre a atualização do Código Tributário Municipal pode afetar as finanças municipais, principalmente no período de transição da reforma tributária nacional.
A pasta argumenta que a atualização do Código Tributário era necessária não apenas para modernizar a legislação local, mas também para preparar Várzea Grande para a implantação definitiva do IBS, tributo que substituirá impostos atuais dentro do novo modelo tributário brasileiro.
A proposta, elaborada pela Secretaria Municipal de Gestão Fazendária, buscava atualizar uma legislação em vigor há quase duas décadas e adequar o município às novas regras estabelecidas pela Reforma Tributária Nacional.
Com a implantação gradual do IBS a partir de 2027, parte da distribuição dos recursos aos municípios será baseada em médias de arrecadação. Segundo avaliação técnica da Secretaria, municípios que não fortalecerem suas receitas próprias poderão receber uma participação menor na repartição futura desses recursos.
“Se a média de arrecadação do município não acompanhar essa nova realidade, o retorno dos recursos poderá ficar abaixo do necessário para manter o ritmo de investimentos e a prestação de serviços públicos. Isso seria extremamente prejudicial para Várzea Grande”, alertou o secretário municipal de Gestão Fazendária, Marcos José da Silva.
O secretário explica que o projeto rejeitado pelo Legislativo previa a revisão das alíquotas do ISSQN em diversos segmentos econômicos, como transporte, saúde e educação, com base em estudos técnicos e simulações realizadas pela equipe da pasta. Embora respeite a decisão da Câmara, ele avalia que a proposta poderia ter sido amplamente debatida antes da votação, tanto com os vereadores quanto com os contribuintes.
“Esperávamos que a equipe técnica da Secretaria fosse chamada para prestar esclarecimentos e apresentar os estudos que fundamentaram o projeto. As alíquotas propostas foram construídas a partir de simulações e poderiam ser discutidas e aperfeiçoadas durante o processo”, afirmou.
De acordo com a Secretaria de Gestão Fazendária, a não aprovação do projeto pode limitar a capacidade financeira do município. Isso porque o crescimento populacional e a demanda por serviços públicos vêm aumentando em ritmo superior ao crescimento da arrecadação.
Dados apresentados pela pasta apontam que Várzea Grande passou de aproximadamente 254 mil habitantes em 2010 para uma população estimada em mais de 318 mil habitantes atualmente. Esse crescimento exige mais investimentos em áreas como saúde, educação, infraestrutura, assistência social e demais serviços públicos.
“O município continua crescendo e, com ele, cresce também a demanda por serviços públicos. No entanto, sem uma atualização do sistema tributário, a arrecadação avança apenas de forma vegetativa, o que pode restringir a capacidade da administração de ampliar e qualificar os serviços oferecidos à população”, concluiu Marcos José da Silva.
Galeria de Fotos (5 fotos)
Sem categoria
Prefeitura de Sinop e Governo de MT abrem inscrições para curso gratuito de socorrista de emergência
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, e o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), abrem nesta terça-feira (9) as inscrições gratuitas para o curso de formação de Socorrista de Emergência. A capacitação será realizada nos dias 17 e 18 de junho, das 18h às 22h, na Escola de Governo da Prefeitura de Sinop. As inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp da Diretoria de Turismo, no número (66) 99995-4297.
A iniciativa integra as ações de estruturação e qualificação do turismo em Mato Grosso, com foco na preparação de profissionais e atores locais para atuação em situações de primeiros socorros e atendimento emergencial. A proposta considera os riscos relacionados às atividades turísticas, aos deslocamentos de visitantes, à realização de eventos e às experiências desenvolvidas em ambientes urbanos, rurais e naturais.
A diretora de Turismo da Prefeitura de Sinop, Leidiane Viegas, destacou que a capacitação contribui para elevar a qualidade dos serviços oferecidos aos visitantes e fortalecer a segurança nas atividades ligadas ao turismo. “Investir na qualificação dos profissionais do turismo é investir diretamente na segurança, na qualidade do atendimento e na credibilidade do destino turístico. O curso de Socorrista oferece conhecimentos fundamentais para que os prestadores de serviços turísticos estejam preparados para agir de forma rápida e adequada em situações de emergência, proporcionando mais tranquilidade aos visitantes e à comunidade local”, afirmou.
Leidiane Viegas também ressaltou a importância da parceria entre município e estado para ampliar as oportunidades de formação profissional na região. “Destacamos também a importância da parceria com o Governo do Estado, que tem sido fundamental para ampliar as oportunidades de qualificação profissional em nossa região. Essa união de esforços demonstra o compromisso conjunto com o desenvolvimento do turismo, a valorização dos trabalhadores do setor e a construção de destinos cada vez mais seguros, competitivos e preparados para receber bem nossos visitantes”, disse.
O coordenador de Estruturação e Qualificação do Turismo da Sedec, Marcos Sena, destacou que o conhecimento em primeiros socorros representa um diferencial importante para os profissionais que atuam diretamente com visitantes e atividades turísticas. “Quem trabalha com turismo sabe que cada experiência envolve cuidados, responsabilidades e atenção com as pessoas. Em situações inesperadas, os primeiros minutos fazem toda a diferença. Saber agir com calma e prestar os primeiros atendimentos é necessário para acionar o socorro de forma correta e proteger vidas. Essa capacitação não é apenas um curso, é um compromisso com a segurança, com o acolhimento e com a qualidade do nosso turismo. Por isso, participar é uma oportunidade para se preparar melhor, para ter mais confiança e contribuir para que nossos visitantes vivam experiências mais seguras e inesquecíveis”, pontuou.
Com carga horária total de oito horas, o curso abordará conteúdos voltados ao atendimento inicial de emergências para oferecer conhecimentos técnicos para atuação segura diante de situações que exigem resposta rápida e adequada. A capacitação é destinada a profissionais do turismo, trabalhadores de eventos, condutores, guias, empreendedores e demais interessados em ampliar seus conhecimentos na área.
No primeiro dia de curso, os participantes terão acesso a conteúdos relacionados ao suporte básico de vida, princípios do atendimento inicial, segurança da cena, acionamento do socorro e avaliação da vítima. A programação também contempla orientações sobre parada respiratória, parada cardíaca, noções de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), obstrução respiratória, crise convulsiva, epilepsia, desmaio e vertigem.
No segundo dia, os participantes receberão orientações sobre ferimentos diversos, atendimento a vítimas de arma branca e arma de fogo, controle de hemorragias, aplicação de torniquete, realização de curativos, técnicas de imobilização e utilização de prancha para remoção e transporte de vítimas.
As vagas para o curso são limitadas e o preenchimento ocorrerá por ordem de inscrição. A Prefeitura de Sinop orienta os interessados a realizarem o cadastro o quanto antes para garantir participação na capacitação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo número (66) 99995-4297.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
-
Destaque6 dias agoExtinta ação contra deputado por comemorar vitória em licitação
-
Destaque6 dias agoHacker destrói todos os arquivos da SES e desaparece com documentos da CPI da Saúde
-
Cáceres e Região6 dias agoPredador: peixe exótico invade Rio Paraguai e é apanhada por pescador em Cáceres
-
Destaque7 dias agoPrincipal destino da carne de MT, China reconhece Brasil como livre de febre aftosa
-
Cáceres e Região5 dias agoCáceres: IDEATHON – 1ª Maratona de Inovação, Empreendedorismo e Bioeconomia.
-
Política6 dias agoLúdio apresenta projetos para fortalecer Código Ambiental de Mato Grosso
-
Cáceres e Região5 dias agoJuiz cacerense José Lindote presidirá o TJ no biênio 2027/2028
-
Política6 dias agoSessão é marcada pela leitura da LDO 2027 e aprovação de projeto que cria Programa Social Creches da Terceira Idade


