Mato Grosso

Prova prática para professores da Seduc será realizada em 12 de outubro

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Os candidatos aprovados na primeira fase do concurso público da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) participarão no próximo 12 de outubro da Prova Prática, etapa decisiva que avalia planejamento, conhecimento pedagógico e capacidade de ministrar aulas.

A prova é dividida em duas partes: o envio de um Plano de Aula em PDF, e a realização de uma Prova Didática em vídeo, baseada em um tema sorteado no dia 9 de outubro. Os detalhes e temas estarão disponíveis no site da FGV.

O Plano de Aula vale até 40 pontos e analisa estrutura, clareza, detalhamento das atividades e estratégias de avaliação. A Prova Didática vale 60 pontos e avalia condução da aula, domínio do conteúdo, gestão do tempo, comunicação e uso de recursos pedagógicos.

O concurso oferece 1.500 vagas imediatas para professores de Artes, Biologia, Ciências, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia, em municípios como Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Sorriso, Cáceres, Juína, Alta Floresta e Barra do Garças.

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Os salários variam conforme a carga horária, para 40 horas semanais, os valores vão de R$ 7.343,44 a R$ 17.903,29; e para 20 horas semanais, de R$ 3.671,84 a R$ 8.591,86.

Candidatos devem ficar atentos aos critérios de eliminação, que incluem não envio do plano, ausência na prova didática, uso de aparelhos proibidos ou nota inferior a 50% em qualquer etapa.

Mais informações no edital anexo.

Fonte: Governo MT – MT

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Polícia Civil e Vigilância Sanitária fiscalizam mercados em Poconé

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A Polícia Civil, em conjunto com a Vigilância Sanitária Municipal, realizou uma operação de fiscalização com o objetivo de apurar a comercialização de produtos alimentícios em desacordo com as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A ação ocorreu nesta quarta-feira (12.11), em Poconé.

A investigação teve início após comunicação da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) que, em diligências preliminares, identificou diversos estabelecimentos manipulando, comercializando e distribuindo produtos alimentícios como embutidos e laticínios sem o selo de inspeção sanitária, número de lote ou identificação da origem e do fabricante.

A inspeção foi realizada em cinco supermercados situados na cidade, com a apreensão de uma quantidade substancial de produtos, como queijo, salame, presunto, entre outros, que estavam sendo comercializados sem a devida origem legal, configurando risco iminente à saúde pública dos consumidores.

Foi instaurado procedimento investigatório com o propósito de apurar a conduta dos produtores, bem como a responsabilidade dos representantes dos supermercados envolvidos.

Os produtos apreendidos foram descartados pela Vigilância Sanitária.

Fonte: Governo MT – MT

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Mato Grosso

Professora da Rede Estadual afirma que 2º dia do Enem exigirá interpretação integrada entre textos, tabelas e gráficos

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O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, com as provas de matemática e de ciências da natureza, vai exigir uma interpretação integrada entre textos, gráficos e tabelas. É o que avalia a professora de matemática, Alessandra Silva, da Rede Estadual.

“O Enem contextualiza temas das duas áreas em problemas práticos e situações do cotidiano. É fundamental que os alunos estejam bem preparados e atentos. O exame costuma exigir uma interpretação integrada entre textos, gráficos e tabelas”, pontua.

Serão 90 questões de múltipla escolha, sendo metade delas de matemática e suas tecnologias, e a outra metade de ciências da natureza, no segundo dia de prova do Enem.

Para Alessandra, os conteúdos de matemática que merecem mais atenção são aritmética e álgebra (porcentagem, razão e proporção, regra de três, equações), geometria (plana e espacial), estatística e probabilidade (média, moda, mediana, gráficos) e funções (1º e 2º grau).

“Esses temas são recorrentes no cotidiano escolar e, por isso, são muito explorados no Enem. Para se preparar adequadamente, os alunos devem focar nos itens que apresentam maior dificuldade e revisar também os conteúdos que já dominam”, completa.

Alessandra recomenda também que, nos dias do exame, os candidatos se concentrem nas informações apresentadas para facilitar a organização e a gestão do tempo durante o teste. “Essa abordagem estratégica é vital para maximizar a performance e garantir um bom resultado”, destaca.

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O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, lembra que os estudantes podem ter mais uma chance de revisar conteúdos, participar de palestras motivacionais e atividades culturais, além de receberem o kit de provas, com os aulões presenciais que serão realizados nesta sexta-feira (14.11), das 12h às 18h, na Fatec Senai de Cuiabá e no Senai Várzea Grande.

“Além de reforçar as dicas para garantir um bom desempenho nas provas, como as citadas pela professora Alessandra, os aulões de véspera do Pré-Enem Digit@l MT objetivam proporcionar aos estudantes a revisão de conteúdos essenciais”, disse.

Os aulões serão transmitidos pelo canal oficial da Seduc no YouTube e poderão ser acessados por todos os estudantes das redes pública e privada. “Em Mato Grosso, mais de 80 mil pessoas se inscreveram para o Enem e, desse total, 73% são estudantes matriculados ou oriundos de escolas públicas. Todos, independentemente das suas redes, poderão acessar o conteúdo que ficará disponível no YouTube”, disse.

Pré-Enem Digit@l MT

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Mais de 27 mil estudantes da Rede Estadual se preparam para as provas por meio do Pré-Enem Digit@l MT, um cursinho preparatório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), para preparar alunos para as provas do Enem.

Cada estudante inscrito recebeu material pedagógico específico contendo exercícios e simulados para utilizar durante os nove meses do curso iniciado em março nos polos regionais de Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Cuiabá, Diamantino, Juína, Matupá, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.

As aulas ocorreram tanto presenciais quanto online, com suporte da plataforma da Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH), além de outras plataformas parceiras, com acompanhamento de professores da rede estadual selecionados para atuarem no projeto.

O Pré-Enem Digit@l MT faz parte das 30 políticas educacionais que compõem o Plano EducAção 10 Anos, que visa colocar a rede estadual entre as cinco redes mais bem avaliadas do país até 2032.

Fonte: Governo MT – MT

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