Cáceres e Região

Projeto Semeando Nossos Biomas amplia rotas de comercialização da produção sustentável na região de Cáceres

Published

on

 

Programa REM MT, em apoio a mais uma iniciativa que une produção e sustentabilidade no estado, destinou recursos para o ‘Projeto Semeando Nossos Biomas’, realizado na região de Cáceres e Pontes e Lacerda.

Executado pela Associação do Centro de Tecnologia Alternativa (CTA), o projeto fortalece cadeias produtivas sustentáveis, envolvendo  famílias de produtores, mulheres e jovens em práticas agroecológicas, recuperação ambiental e abertura de novos comércios.

O projeto tem como base a segurança alimentar e nutricional, geração de renda e recuperação de áreas degradadas. A iniciativa foca também no fortalecimento da Rota Caminhos da Agroecologia, uma rede de produção e comercialização de produtos da agricultura familiar, que se conecta a mercados locais e regionais, como explica o coordenador do projeto, Saguio Moreira dos Santos: “O projeto vem com esse foco de fortalecer a rota nos três eixos, pensando estratégias produtivas, agregação de valor e também na mobilização da comercialização”.

Em dois anos de projeto, resultados importantes puderam ser vistos como o aumento da produção agroecológica, a capacitação de jovens e produtores, melhora na infraestrutura com aquisição de estufas, viveiros e maquinários, uso de sistemas de pastoreio sustentável, recuperação de áreas degradadas que foram protegidas e restauradas com plantio de mudas nativas e a realização de estudos de viabilidade econômica, com análises de mercado para ampliar a comercialização dos produtos, diversificando a renda das famílias.

Novas estufas e equipamentos qualificam a produção de hortaliças e frutas, garantindo renda e sustentabilidade para famílias agricultoras – Foto: Programa REM MT

Leia mais:   Luto na cultura cacerense: Adeus a Seo Lourenço, mestre da viola de cocho

ABRANGÊNCIA

O ‘Projeto Semeando Nossos Biomas’ atua nas regiões da Grande Cáceres e Baixada Cuiabana, abrangendo os biomas Amazônia, Pantanal e Cerrado. Os municípios como Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade, Cáceres e Poconé se beneficiam diretamente das ações.

A Rota Caminhos da Agroecologia, estruturada com apoio do projeto, conecta agricultores familiares dessas regiões a pontos de venda em mercados locais. Essa articulação geográfica permite o escoamento eficiente de produtos, melhorando a logística e agregando valor à produção sustentável.

Com o apoio do Programa REM MT, o ‘Semeando Nossos Biomas’ fortalece a organização e a geração de renda de comunidades locais por meio do incentivo a cadeias produtivas sustentáveis, como destaca Vilmon Alves Ferreira, diretor-secretário do CTA e beneficiário do projeto.

“O Programa REM MT congrega com os princípios do CTA, do ponto de vista de trabalhar a temática da agroecologia, sendo um instrumento muito importante para a aquisição de recursos públicos voltados para esse modelo alternativo de produção, que é o trabalho de reflorestamento e de compor um ecossistema e equilibrar esse bioma e os grupos de produção”, disse.

Por meio do projeto, a Associação do Centro de Tecnologia Alternativa também registrou a marca Sabor dos Vales, com o objetivo de apoiar ainda mais os agricultores familiares.
Iniciativas como essa são importantes por impactarem positivamente na segurança alimentar, preservação ambiental e fortalecimento das comunidades locais no estado de Mato Grosso.

Leia mais:   OPERAÇÃO REVELARE - Polícia Civil cumpre 12 mandados contra o crime organizado em Araputanga e Reserva do Cabaçal

Agricultores participam de oficinas de manejo sustentável, adquirindo conhecimentos essenciais para práticas produtivas inovadoras – Foto: Fernanda Fidelis/Programa REM MT

CONHEÇA O REM MT

Programa REM MT é uma premiação dos governos da Alemanha e do Reino Unido, por meio do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW), ao Estado de Mato Grosso pelos resultados na redução do desmatamento. O REM MT beneficia aqueles que contribuem para manter a floresta em pé, como os agricultores familiares, pequenos e médios produtores que praticam a agropecuária sustentável, povos e comunidades tradicionais e os povos indígenas. O REM MT realiza o fomento de iniciativas que estimulam a economia de baixo carbono e a redução do desmatamento, a fim de reduzir as emissões de CO2 no planeta.

O Programa REM MT é coordenado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), e tem como gestores financeiros o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS). Para sugestões, reclamações ou esclarecimentos, fale com a ouvidoria da SEMA pelo telefone: 0800 065 3838 ou (65) 9321-9997 (WhatsApp) .

 

Por Jornal Oeste

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Luto na cultura cacerense: Adeus a Seo Lourenço, mestre da viola de cocho

Published

on

Foto: Wilson Kishi

 

Cáceres se despede de um de seus maiores ícones culturais. Na noite desta sexta-feira, 14, Lourenço da Guia Ferreira Mendes, o inesquecível Seo Lourenço da Viola de Cocho, faleceu aos 86 anos em sua residência. A comunidade cacerense lamenta a perda deste mestre artesão e cururueiro, que dedicou mais de 70 anos de sua vida à preservação da tradição da viola de cocho.

Nascido em 10 de agosto de 1938, Seo Lourenço era um cacerense de coração e alma. Casado com Dona Lídia Micaela da Silva Mendes, construiu uma linda família com 10 filhos: Catarina, Eva, Adão, Francisco, Gonçalina, José, Ana, Conceição, Luciano e Maria Miguelina (Mara). Além dos filhos, deixa um legado de 17 netos e 16 bisnetos.

Sua paixão pela viola de cocho nasceu ainda na infância, aos 10 anos, e aos 17 já construía seus próprios instrumentos, tornando-se um exímio artesão. Em entrevista ao jornalista Antônio Costa, em 2021, Seo Lourenço revelou que sua madeira preferida para a fabricação da viola era a chimbuva, mas tinha outras também. Preocupado com o futuro da tradição em Cáceres, depositava suas esperanças em seu bisneto Lorenzo, hoje com 5 anos, como possível sucessor na arte de fazer a viola de cocho.

Leia mais:   Polícia Civil apreende nove bananas de dinamite em acampamento clandestino de garimpeiros em Vila Bela

Seo Lourenço era muito mais do que um artesão; era um verdadeiro patrimônio cultural de Cáceres. Sua dedicação à cultura do Cururu era notável. Ele fazia parte de um grupo que se apresentava em eventos e festas de santo, mantendo viva a tradição.

Além da viola de cocho, Seo Lourenço também construía canoas de madeira, feitas manualmente com machado, demonstrando sua habilidade e amor pelo trabalho artesanal. Sua humildade e dedicação o tornaram uma figura respeitada e querida por todos.

Nos últimos meses, Seo Lourenço lutava contra um câncer no fígado, pâncreas e outros órgãos. Sessenta e oito dias atrás, a família organizou a campanha “Ação entre Amigos” para ajudar a custear seu tratamento. Infelizmente, Seo Lourenço não resistiu e faleceu em sua casa, às 20h30.

O velório está sendo realizado desde as 4h na Capela da Pax Silva, na Avenida Getúlio Vargas. O sepultamento está marcado para as 16h deste sábado, 15, no Cemitério Park dos Ipês.

A partida de Seo Lourenço deixa um vazio na cultura cacerense. Sua paixão, dedicação e talento inspiraram gerações e contribuíram para a preservação de uma importante tradição. Seu legado permanecerá vivo na memória de todos que o conheceram e admiraram. Cáceres perde um mestre, mas a viola de cocho continuará a ecoar sua história.

Leia mais:   Lambança: Prefeita Eliene veta seu próprio projeto de lei do RGA e gera polêmica em Cáceres

Que a arte e a memória de Seo Lourenço continuem a inspirar as futuras gerações de cacerenses a valorizar e preservar a rica cultura local.

Você pode conhecer mais sobre a vida e obra de Seo Lourenço nesta matéria especial escrita pelo jornalista Antonio Costa: Seu Lourenço: Uma das últimas lendas vivas da viola de cocho, clicando Aqui.

 

Por Zakinews

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Foragido por estupro de vulnerável em MG é preso pela Polícia Civil em Jauru

Published

on

Um autor de abuso sexual infantil, foragido da Justiça de Minas Gerais, foi capturado pela Polícia Civil, nesta sexta-feira (14.3), durante diligências realizadas pela equipe de investigadores da Delegacia de Jauru.

O procurado, de 57 anos, estava com mandado de prisão decretado pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Governador Valadares (MG) pelo crime de estupro de vulnerável.

Após tomar ciência do mandado de prisão em aberto e do possível paradeiro do foragido na cidade de Jauru, a equipe da Polícia Civil realizou diligências, conseguindo localizá-lo, em uma residência na região central da cidade.

Após ter a prisão cumprida, o suspeito foi encaminhado para a Delegacia de Jauru para as providências cabíveis, sendo posteriormente apresentado ao judiciário para audiência de custódia.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:   Prefeitura de Cáceres emite Nota de Esclarecimento Técnico sobre o veto do Projeto de Lei Complementar nº 001/2025
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana