Sem categoria
Projeto de leitura conecta alunos de escola municipal a ilustradora brasileira que vive nos Estados Unidos
A iniciativa foi conduzida pela pedagoga Paula Froes que todos os anos seleciona novas obras e autores para incentivar o hábito da leitura entre os estudantes. Neste ano, ao assumir uma turma de quinto ano, a professora buscou um título que despertasse ainda mais o interesse dos alunos pela leitura. Foi assim que conheceu a coleção “O Diário de Pilar”, e percebeu que a leitura também era acessível aos estudantes do 3º.
“A capa do livro me chamou a atenção pelo colorido e, a obra, pela proposta. Achei que seria uma leitura interessante para as crianças”, explicou a educadora, que decidiu entrar em contato com a ilustradora pelas redes sociais e contar do projeto que era desenvolvido. Na ocasião, Joana, que atualmente vive na Califórnia (EUA), respondeu à mensagem e demonstrou interesse no projeto, sugerindo inicialmente enviar um vídeo de incentivo à leitura. No decorrer das atividades, os alunos recriaram as capas do livros. “Mais tarde, quando enviei os desenhos das crianças, ela propôs realizarmos uma live com a turma”, relatou.
De acordo com Paula, a iniciativa de entrar em contato com a ilustradora foi mostrar para os próprios alunos que era algo alcançável. “O meu intuito de entrar em contato com ela foi trazer para eles que era real, pois eles têm muito a visão do autor e da ilustradora como uma entidade distante, inacessíveis para a realidade deles, dado que eu dou aula para uma escola afastada do centro, em uma cidade do interior. Então, para eles é algo muito distante. […] Foi uma forma de aproximar”, acrescentou.
A transmissão aconteceu na manhã da última quarta-feira (08), de forma surpresa para os alunos, que ficaram encantados ao conhecer uma das artistas responsáveis pela obra que estavam estudando. “Era surpresa. Primeiro, para não criar ansiedade nas crianças principalmente porque ela, em específico, mora nos Estados Unidos. Eu sempre leio a biografia dos escritores e ilustradores, então, eles achavam que era algo impossível [o encontro] pela distância […]. Eles ficaram maravilhados. Foi um momento mágico”, detalhou.
Durante a conversa, a ilustradora mostrou objetos, explicou o processo de criação das imagens e contou curiosidades sobre o livro. A experiência despertou nos alunos um novo olhar sobre a literatura e sobre o trabalho artístico por trás de cada página. “Eles ficaram maravilhados. Ficaram meio incrédulos. Mas ficaram encantados com o processo de criação. Eles pensavam que fosse mais fácil criar imagens, as ilustrações. E foi um processo muito rico culturalmente, porque ela foi trazendo elementos, explicando cada detalhe do livro e eles foram entendendo como se cria um livro, como se desenha, como surgem as ideias. Eu acredito que ampliou esse imaginário deles de como os livros são criados”, avaliou.
Para a professora, o apoio da equipe de educação foi fundamental para que o momento acontecesse. “Gostaria de agradecer a Ana minha estagiária e parceira que ajuda com as crianças todos os dias, aos gestores Ednaldo Saran, Irene Motta Derney, Tallita Lima e Eliane Brasil. Agradeço também a presença da Vilma e da Fran, que estiveram em sala representando a Secretaria de Educação e, claro, a ilustradora Joana Penna, por ter reservado esse espaço para esse encontro com os alunos”, finalizou.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
Sem categoria
Com grande procura, Várzea Grande prorroga inscrições do Casamento Abençoado
A cerimônia coletiva está prevista para ocorrer no dia 7 de dezembro, em Cuiabá, reunindo casais de diversos municípios mato-grossenses
Os casais apaixonados ganham um novo prazo para selarem a união civil, por meio do Casamento Abençoado 2025. Diante da grande procura, a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social prorroga por mais quatro dias as inscrições.
Com isso, os casais podem procurar os cinco pontos de atendimento estabelecidos pela prefeitura até o dia 14 de novembro.
Os interessados podem se inscrever na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e nos Centros de Referência de Assistência Sotial (CRAS) dos bairros Santa Maria, Cristo Rei, São Matheus e Jardim Glória.
Para participar, é necessário atender a alguns requisitos: ter idade mínima de 16 anos, estar inscrito no CadÚnico possuir renda familiar de até três salários mínimos e apresentar a documentação completa como: certidão de nascimento, documentos pessoais, comprovante de residência e dados de duas testemunhas.
No caso de menores de idade, é obrigatória a presença dos pais.
A secretária municipal de Assistência Social, Cristina Saito, destacou que o grande número de inscrições demonstra o quanto o projeto representa para as famílias várzea-grandenses.
O Casamento Abençoado é uma oportunidade de celebrar o amor com dignidade e segurança jurídica.
“Muitas famílias aguardam por esse momento especial e o papel da Assistência Social é justamente garantir que o direito à cidadania chegue a todos. Por isso, prorrogamos o prazo para que nenhum casal fique de fora dessa linda celebração”, afirmou Cristina Saito.
A cerimônia coletiva está prevista para ocorrer no dia 7 de dezembro, em Cuiabá, reunindo casais de diversos municípios mato-grossenses.
O Casamento Abençoado é uma iniciativa, realizada pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), do governo do Estado, e apoiado pela Prefeitura de Várzea Grande, caminha para a reta final das inscrições, que seguem abertas até o dia 10 de novembro.
O projeto, que todos os anos transforma o sonho de centenas de casais em realidade, tem como objetivo promover a inclusão social, a cidadania e o fortalecimento das famílias, oferecendo uma cerimônia gratuita, com toda a estrutura necessária para a oficialização do matrimônio.
Galeria de Fotos (3 fotos)
Sem categoria
Copa Pasinha CDL de Futsal terá 30 jogos nesta semana; confira a programação
O evento é promovido pela Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. A competição municipal começou no dia 1º de novembro e segue até 13 de dezembro, quando serão conhecidos os campeões e vice-campeões das categorias masculino e feminino.
São 67 equipes masculinas e 12 femininas duelando nas quadras dos ginásios de esportes Jaime Roveli (Jardim Maria Vindilina I), Francisco Hidalgo Gimenez (Jardim Boa Esperança) e Jardim Violetas, em busca do título. Neste ano, a Prefeitura traz uma novidade na premiação: uma parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Sinop renderá aos campeões e vice-campeões um prêmio em dinheiro no valor total de R$ 10 mil, além de troféus e medalhas.
A gerente da entidade em Sinop, Vanusa Ires, destaca que a parceria com o Executivo Municipal representa o comprometimento da CDL com a parte social do município. O valor é resultado da doação de um grupo de empresários ligados à entidade.
“É a CDL fazendo o seu papel junto à sociedade, nesta oportunidade no esporte, sendo patrocinadora oficial da Copa Pasinha CDL de Futsal. A CDL sempre tem participado para levar o nome de Sinop e colocá-lo no calendário do Estado e do Brasil, porque Sinop é uma cidade muito pujante. O empresário tem participado mais ativamente dos projetos sociais, da parte cultural e esportiva. A CDL tem realmente esse papel de fazer essa ponte e trazer muito mais iniciativas. Afinal, fazemos parte da história de Sinop — são 42 anos da CDL aqui, juntamente com a Prefeitura, nessas parcerias”, avaliou.
Competição
A competição começou no dia 1º de novembro com a cerimônia de abertura, que apresentou as equipes inscritas e contou com dois jogos. As equipes que duelaram naquela noite foram escolhidas por sorteio, realizado pelo vice-prefeito Paulinho Abreu durante a cerimônia. As primeiras equipes a entrar em quadra foram da categoria feminina: Anjos do Norte B contra Anjos do Norte A. O segundo time venceu a partida pelo placar de 9 a 4.
O segundo jogo ficou a cargo dos times Associação Jatobás Madeira e Norte Verde Futsal, da categoria masculina. O primeiro levou a melhor, vencendo por 3 a 2.
PROGRAMAÇÃO
Jogos da semana
10/11 – Segunda-feira
19h30 – Zeus FC x Real Madruga FC
20h30 – Pé de Rato/CBB x Unidos da Vila
Ginásio Boa Esperança
19h30 – Norte Verde Futsal x Strongs F.C/Carvalho Ambientes Planejados
20h30 – Associação Jatobás Madeiras x Sport União/Elian Celulares
Ginásio Violetas
19h30 – Dreamer x Saideira F.C
20h30 – Sem Fundamento F.C/Sinocar x Império Vidros e Esquadrias
11/11 – Terça-feira
Ginásio Maria Vindilina I
19h30 – Disnorte City x Nada Consta E.C/BF Indústria de Máquinas Ltda
20h30 – C.F.S Futsal x Jardim América
Ginásio Boa Esperança
19h30 – Central Cell x ZER066/Raspini
20h30 – Dragon Futsal x Águia Norte
Ginásio Violetas
19h30 – Casa da Suspensão F.C x Rangers Futsal
20h30 – Juvenis/Pro Design Dental Lab x Projeto Vem Viver
12/11 – Quarta-feira
Ginásio Maria Vindilina I
19h30 – Egito Futsal/Sixnine Soluções x Atlética Imperial
20h30 – Juventude F.C x Evolução Contabilidade
Ginásio Boa Esperança
19h30 – Juriskick/LM Padrões x Clube do Malte
20h30 – Esport Sinop Futsal x Sport D.N
Ginásio Violetas
19h30 – Resenha Sinop x Sport Club América
20h30 – Fênix FC x Smelc/Sinop
13/11 – Quinta-feira
Ginásio Maria Vindilina I
19h30 – Luverdense F.C/HR Construção x Morão Futsal/Wolves FC
20h30 – Magnus/Amigos do Rony x Amigos do Ludmilo
Ginásio Boa Esperança
19h30 – RS Segurança x Falcões Dourados FC
20h30 – Amigos do JK x Tratorada
Ginásio Violetas
19h30 – Espanha Jari x Taman F.C/Resenha Bar
20h30 – Atlética Cyber x TL Sporting
14/11 – Sexta-feira
Ginásio Maria Vindilina I
19h30 – Burocrática x Partner City
20h30 – Canindé Imóveis x Sinop que Eu Quero
Ginásio Boa Esperança
19h30 – Pódio Futsal x TWSpeed Futsal
20h30 – Universo AGV x Atlética Palladium
Ginásio Violetas
19h30 – Meninos do Tostão HV x Chivas Futsal
20h30 – E.C. Real.MT x Atlético Mineirinho/Perpodeck
15/11 – Sábado
Ginásio Maria Vindilina I
15h – Mercado Casamar x Vem Viver Projeto
16h – Alphas Futsal x Lennister FC
17h – Saideira F.C x Império Vidros e Esquadrias
18h – Sem Fundamento F.C/Sinocar x Dreamer
Ginásio Boa Esperança
16h – Strongs F.C Sub-20 x Real Sinop
17h – X-Calota x Assif
18h – Mecc x M.E.C.C
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
-
Cultura7 dias agoMaria e José são os nomes mais comuns entre os mato-grossenses
-
Cáceres e Região7 dias agoAlunos da Escola Militar Tiradentes de Cáceres vão ministrar oficina sobre construção de foguetes de garrafas PET
-
Cáceres e Região5 dias agoTerceirizadas: Promotoria recomenda revisão em contratos da Prefeitura de Cáceres
-
Cáceres e Região6 dias agoAlvejado na madrugada, homem de 39 anos morre em Cáceres
-
Cáceres e Região7 dias agoEM VALE DE SÃO DOMINGOS- Bombeiros resgatam jaguatirica em pátio de agência bancária
-
Cáceres e Região6 dias agoFronteira: Jayme Campos contraria Governo e ajuda aprovar PL da regularização fundiária
-
Cáceres e Região5 dias agoRotam apreende menor faccionado com porções e tablete de maconha em Cáceres
-
Cáceres e Região5 dias agoTrês carros são incendiados durante velório de homem morto a tiros em Cáceres


