Mato Grosso
Primeira-dama de MT e governador participam do lançamento do Programa SER Família Fé e Vida em Cuiaba e no interior do Estado
O lançamento do programa SER Família Fé e Vida, na quinta-feira (12.12), no ginásio Aecim Tocantins, com a presença da primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, do governador Mauro Mendes e a participação especial do padre Fábio de Melo, reuniu comunidades de diferentes religiões. O programa tem como objetivo oferecer apoio e fortalecimento às famílias, focando na promoção da saúde mental, bem-estar e superação de desafios emocionais e sociais.
A primeira-dama, Virginia Mendes, compartilhou com o público como surgiu o projeto. “Tudo começou com uma postagem minha sobre a trajetória de uma jovem que sofreu de depressão e tirou a própria vida. Recebi inúmeras mensagens de pessoas pedindo ajuda, tanto nos comentários quanto em mensagens privadas, e isso me impactou profundamente”, relatou.
Ela ainda compartilhou sobre como desenvolveu o projeto. “Nos reunimos com o presidente da MT Par e discutimos a possibilidade de unir o nosso projeto ao do padre Fábio de Melo. Assim nasceu o programa SER Família Fé e Vida. E graças a Deus tiramos mais um projeto do papel. Esse programa independente de religião a, b, c ou d, nós queremos alcançar vidas, pessoas que estão passando por alguma situação e precisam de nossa ajuda”, esclareceu.
Em seu discurso, o governador Mauro Mendes destacou a importância de momentos que motivam e promovem a reflexão. “Vivemos uma correria diária, e muitas vezes não percebemos o impacto que momentos como este têm em nossas vidas. Momentos de comunhão e união. Agradeço minha esposa Virginia pela dedicação a este projeto, ao presidente da MT Par, Wener Santos, e a todas as pessoas envolvidas”, afirmou.
O programa SER Família Fé e Vida, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, tem como objetivo oferecer suporte às pessoas que enfrentam dificuldades como depressão, ansiedade e outros problemas relacionados à saúde mental. Além disso, visa proporcionar acolhimento com base nos princípios de fé e valores familiares.
O pastor da Igreja Batista (PIB) também destacou a relevância do projeto. “Acredito que o programa SER Família Fé e Vida alcançará muitos lares de Mato Grosso. Ele nasceu no coração de Deus, e Ele o compartilhou com a nossa primeira-dama e sua equipe. Por isso, Dona Virginia, eu oro a Deus pela sua vida. A palavra de Deus nos ensina que resgatar uma vida é inestimável. Este movimento significa que estamos cooperando com Deus para salvar vidas”, declarou.
O padre Gabriel Maciel, que também ministrou a bênção, ressaltou o propósito divino do programa. “Este projeto é consagrado por Deus e tem um propósito grandioso: salvar vidas. Nosso Senhor Jesus Cristo demonstrou seu amor por nós na cruz, e não existe amor maior do que esse. Nossa Mãe Sagrada, Nossa Senhora, intercede por nossas vidas. Que Deus continue a abençoar essa gestão e o programa SER Família, que nasceu no coração da nossa primeira-dama com a única finalidade de cuidar de vidas”, afirmou.
Sorriso recebe o programa SER Família Fé e Vida
Na sexta-feira (13.12), foi a vez do município de Sorriso receber o evento. A palestra show do padre Fábio de Melo aconteceu na Praça das Fontes, com a presença da primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, acompanhada do governador Mauro Mendes, além da comitiva formada pela senadora Margareth Buzetti, pelos secretários de Estado, Coronel Cesar Rover (Segurança Pública) e Coronel Grasi Bugalho (Assistência Social e Cidadania), pelo presidente da MT Par, Wener Santos, e pelo comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Flávio Glêdson. Eles foram recebidos pelo prefeito Ari Lafin, pela primeira-dama de Sorriso, Jucélia Ferro, e outras autoridades locais.
A bênção foi ministrada pelo padre Valdir Kok, que representou o Santuário de Nossa Senhora de Sorriso. “Este evento é um instrumento usado por Deus. É uma iniciativa abençoada, pensada com amor e respeito ao próximo”, ressaltou o padre.
A primeira-dama de Sorriso, Jucélia Ferro, agradeceu a presença da população e também fez sua despedida da gestão. “Que Deus abençoe cada vida presente, e também aqueles que não puderam estar aqui. Hoje me despeço de vocês, após oito anos de muito aprendizado. Sou grata à nossa primeira-dama Virginia Mendes, que me acolheu com tanto carinho, e ao governador Mauro Mendes por todo o apoio em todas as áreas dessa gestão”, agradeceu Jucélia.
Serviços e solidariedade
Além da palestra e show do padre Fábio de Melo, a população de Sorriso também contou com apresentações da artista Thy Lima. Vários serviços foram oferecidos, incluindo orientações para acesso ao SER Família Capacita, atendimento com psicólogos e assistência social na van do SER Família Mulher, confecção de carteirinhas para autistas, plastificação de documentos, 2ª via de certidões e foto 3×4, além de serviços de vacinação e doação de sangue. Também foram realizados atendimentos sobre como funciona o suporte à saúde mental nas unidades do Governo de Mato Grosso.
O público teve a oportunidade de contribuir com doações de leite em pó e fraldas descartáveis, que serão destinadas a entidades filantrópicas.
Próximas etapas do evento
Neste sábado (14.12), o tour do padre Fábio de Melo chega a Campo Novo do Parecis, a partir das 20h30. O evento seguirá para Tangará da Serra (15 de dezembro), Campo Verde (17 de dezembro) e Nova Marilândia (18 de dezembro).
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Inscrições para cursos técnicos gratuitos da Seciteci terminam nesta sexta-feira (17)
As inscrições para os cursos técnicos gratuitos e noturnos ofertados pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) se encerram nesta sexta-feira (17.01). Ao todo, são 640 vagas em várias áreas do conhecimento para 12 cidades de Mato Grosso.
As cidades com cursos disponíveis são: Alto Araguaia, Barra do Garças, Colniza, Campos de Júlio, Confresa, Querência, Santa Terezinha, Juruena, Santo Antônio de Leverger, Nortelândia, Nova Mutum e Sapezal.
Neste processo seletivo, são 640 vagas disponíveis para cursos técnicos concomitantes ou subsequentes, ou seja, para alunos que estão cursando o ensino médio ou já concluíram a educação básica. As áreas de estudo são Administração, Agricultura, Agronegócio, Enfermagem, Meio Ambiente, Saúde Bucal e Segurança do Trabalho.
Todas as turmas serão no período noturno, com a carga horária variando de 800 horas (12 meses) a 1600 horas (24 meses), dependendo do curso. Acesse o edital completo, e confira os cursos disponíveis em cada município (Acesse Aqui).
As inscrições são realizadas exclusivamente via formulário online (Acesse Aqui). Os candidatos devem ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio.
O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, afirma que a oferta dos cursos no período noturno foi pensada para possibilitar uma profissionalização àqueles que estão cursando o ensino médio ou trabalhando durante o dia.
“Esta é uma oportunidade que o Governo do Estado está oferecendo para aqueles que buscam uma qualificação profissional e uma melhor condição de emprego e renda”, completou Allan.
A lista final de inscritos será publicada no dia 10 de fevereiro. A listagem incluirá um número específico para cada candidato. No dia seguinte (11.02), será feito um sorteio público desses números para definir a classificação dos selecionados.
A transmissão do sorteio será feita ao vivo pelo canal da Seciteci, no YouTube (clique aqui para acessar), às 14h.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Ciopaer realiza transferência de paciente de Salto do Céu para Cáceres
O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), unidade da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), realizou, nesta terça-feira (14.01), a transferência de uma paciente do Hospital Municipal de Salto do Céu (349 km de Cuiabá) para o Hospital Regional de Cáceres. A operação aérea foi realizada após solicitação da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).
A transferência foi solicitada via Central de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS) após o Hospital Municipal identificar a necessidade de atendimento especializado de urgência para a paciente, uma mulher de 51 anos. Devido ao alto volume de chuvas, Salto do Céu encontra-se isolada, sem condições para tráfego terrestre ou transporte por táxi aéreo, por não ter pista de pouso.
Atendendo ao chamado da Secretaria Estadual de Saúde, uma equipe do Ciopaer com quatro profissionais, se deslocou rapidamente de Cuiabá até Salto do Céu para realizar o transporte do paciente até Cáceres, com acompanhamento de um médico durante todo o trajeto.
O piloto-comandante, tenente coronel PM Rafael Dias Guimarães explicou que o helicóptero possui facilidade de pousar em locais não homologados, como os utilizados nesta terça-feira, devido à sua mobilidade, permitindo resgates em áreas inacessíveis por veículos terrestres ou aviões.
“A unidade mais próxima que poderia atender a paciente estava a mais de 150 km de distância e o transporte via terrestre, se fosse possível, levaria cerca de três horas. Porém, em cerca de 1 hora, buscamos o médico no Hospital de Cáceres, levamos ele ao Hospital Municipal de Salto do Céu e retornamos com a paciente estabilizada para que pudesse receber o atendimento necessário”, detalhou o tenente coronel.
O coordenador do Ciopaer, tenente-coronel PM Lima Júnior, destacou a importância do suporte prestado em operações desse tipo. “Graças à estrutura oferecida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e pelo Governo de Mato Grosso, o Ciopaer realiza ações rápidas em todo o Estado e contribui tanto para missões de segurança pública quanto para operações aeromédicas”.
Fonte: Governo MT – MT
-
Cáceres e Região7 dias ago
Grupo Juba apoia possível vinda da Havan e reforça compromisso com o crescimento de Cáceres e recebe Luciano Hang
-
Destaque6 dias ago
Processo seletivo para bombeiros temporários tem mais de 7 mil inscritos
-
Cáceres e Região6 dias ago
Faustino Marinho Natal, do Kaskata Flutuante, morre aos 44 anos
-
Cáceres e Região7 dias ago
Polícia apreende menor identificado como autor de homicídio em Mirassol d’Oeste
-
Destaque6 dias ago
MPU publica edital com 152 vagas e salários de até R$ 13,9 mil
-
Cáceres e Região5 dias ago
Castigadas pelo sol, capivaras no Pantanal ficaram louras em 2024
-
Carros e Motos5 dias ago
Detran-MT alerta que vídeo sobre novas categorias da CNH traz informações falsas
-
Estadual7 dias ago
Deputados aprovam projeto que aumenta rigor na fiscalização nos presídios de MT