Cultura
Primeira-dama de MT assume papel de madrinha e celebra a diversidade no lançamento do ‘Mato Grosso Afro Fashion Day 2024’
Na noite desta quarta-feira (25.09), o Palácio Paiaguás foi palco do lançamento do projeto “Mato Grosso Afro Fashion Day 2024”. Madrinha da iniciativa por meio do programa SER Família, a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, destacou a importância do projeto, que tem a finalidade de promover a inclusão social, valorizar a cultura e a beleza afro, bem como combater o preconceito.
O evento também contou com a presença do deputado estadual Paulo Araújo, acompanhado de sua esposa, Thaisa Araújo, incentivador e padrinho do projeto idealizado por Marcelo Rondon. Este é o segundo ano consecutivo em que a primeira-dama Virginia Mendes participa da programação; ela destacou a importância das oportunidades promovidas por meio do projeto e agradeceu o convite.
“É um prazer ser madrinha desse projeto tão lindo, juntamente com meu amigo deputado Paulo Araújo e com a presença de minhas queridas amigas Thaisa e Sônia Botelho. Em nome do Marcelo, agradeço de coração a oportunidade de estar aqui com vocês; para mim é uma honra abrir as portas do Palácio para esta ação. Acho que poucos sabem, mas eu tenho sangue negro, pois minha mãe era negra, e tenho o maior orgulho da minha origem”, disse Virginia Mendes.
“Eu sei o que é ser uma pessoa negra; sei que existe muita discriminação e poucas pessoas ajudam. No Governo, nós tentamos ajudar todas as pessoas, independente de raça ou religião; olhamos para o ser humano, olhamos para as pessoas como gostaríamos que olhassem para nós. O Governo do Estado está de portas abertas para vocês. Estou encantada com todos os depoimentos maravilhosos de superação que vimos aqui”, ratificou.
Ela ainda lembrou as atividades promovidas por meio do programa SER Família Capacita. “Nós temos vários cursos disponíveis para todos vocês. No SER Família, temos vários projetos: SER Família Mulher, SER Família Indígena, SER Família Criança, SER Família Inclusivo e SER Família Idoso”, recordou.
O deputado Paulo Araújo falou do orgulho de participar do evento. “Sou de família humilde, assim como a nossa primeira-dama Virginia Mendes, então entendo bem a importância de projetos como esse. Marcelo, você, sua equipe e todas as pessoas que participam desta iniciativa têm todo o nosso apoio e respeito”, retribuiu o parlamentar.
De acordo com o idealizador do Mato Grosso Afro Fashion Day, o projeto atende atualmente 50 pessoas entre crianças, adolescentes, jovens e adultos de baixa renda, com cursos ministrados no Palácio da Instrução. As atividades acontecem três vezes por semana e incluem dança afro, postura e comportamento, técnica de passarela e etiqueta social e profissional. Marcelo Rondon fez uma homenagem especial à primeira-dama Virginia Mendes.
“Dona Virginia, nossa madrinha e mãe de todos os mato-grossenses, conheci muitas primeiras-damas de estados e municípios, mas a senhora se destaca por uma qualidade peculiar: um olhar para todos, negros, negras, indígenas, comunitários, idosos, crianças e jovens, entre tantos outros, sem falar do compromisso com projetos que tiraram muitas famílias da situação de vulnerabilidade social. A senhora é uma mulher sensível às causas de todos, mas com uma visão especial pelas que mais precisam”, reconheceu o idealizador do projeto, Marcelo Rondon.
Para que o projeto fosse viabilizado, o Governo do Estado participa por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), com o apoio da Assembleia Legislativa, com emenda parlamentar destinada pelo deputado Paulo Araújo, e com o apoio da iniciativa privada: Grazi Calçados, Espaço Afro Vivian Fashion, Loja Mundo da Lua, Clínica Vioto Cuiabá, Clínica Ayres, Míriam Amaral, Marcos Corrêa Decoração, Moa Duarte, Ulisses Calhão, Instituto Brasil, Assembleia Social e Albatroz Distribuidora.
Fonte: Governo MT – MT
Cáceres e Região
Festival Cultural da Cáceres – Cidade terá no final de semana uma das maiores festas religiosas da região
Sinézio Alcântara – Expressão Notícias
Uma das maiores festas religiosas da região será realizada neste final de semana em Cáceres: Acontecerá, entre os dias 20 e 22, na chácara do Cleomir, localizada o bairro Rodeio/Garcês o Festival Cultural de Cáceres. Serão três dias de apresentações de Cururu, Siriri e São Gonçalo. A população terá entrada franca.
Festas religiosas tradicionais, como Cururu, Siriri e São Gonçalo, serão resgatadas pela família da dupla Cleomir e Cleomar, no Festival Cultural de Cáceres, que será realizado nos dias 20, 21 e 22 de junho, na chácara do Cleomir, localizada no bairro Rodeio/Garcez. Todo evento terá entrada franca aos participantes.
O evento religioso, com o resgate de tradições, que começa na sexta-feira (20) conta com apoio do Governo Estadual e Assembleia Legislativa, através de uma emenda parlamentar do deputado Elizeu do Nascimento, por meio da Associação Mato-grossense de Cultura. O espaço na chácara já está devidamente preparado para as apresentações.
Além do Cururu, Siriri e São Gonçalo, consta na programação outros eventos culturais, que já realizados anualmente, pela dupla, Cleomir e Cleomar, como a Folia de Reis e a festa de São João, com as respectivas tradições, entre elas a lavagem da imagem do São João, levantamento do mastro e a festividade popular da Folia de Reis.
“A nossa festa já se tornou uma tradição em Cáceres. São milhares de pessoas que participam, anualmente, por que sabem que aqui só reina alegria. O local é seguro e amplamente acolhedor. E, isso, graças ao apoio do deputado Elizeu Nascimento nosso amigo e principal parceiro, há três anos, ajudando financeiramente, através da emenda parlamentar” frisa Cleomir.
A tradição religiosa acontece no amplo e aconchegante espaço da chácara do Cleomir, com a participação de várias atrações musicais formadas, além da dupla Cleomir e Cleomar, a Banda Ellus Evolution, da banda os Originais, também conhecida pelos Meninos de Cuiabá e Azis do Forró.
O evento prossegue no sábado (21) com apresentação de Cleomir e Cleomar, banda Nova Versão, Agita Som e Azis do Forro. Ainda no sábado, haverá o tradicional levantamento do mastro. Não faltarão durante os dias da festa, apresentação das danças folclóricas regionais Cururu, Siriri, São Gonçalo, São João e Folia de Reis.
A festança encerra no domingo (22) com várias atrações musicais e um churrasco aos festeiros, convidados e demais participantes da programação. Além da dupla Cleomir e Cleomar, estarão fechando com “chave de ouro” o evento, as bandas Novo Forró, Azis do Forró e Lambadão Vlogs.
Cáceres e Região
Livro “Cantos de Amor e Saudade – A história de Cáceres” será lançado na quarta-feira (18)
O livro “Cantos de Amor e Saudade – A história de Cáceres”, que resgata a memória da cidade do interior de Mato Grosso, será lançado nesta quarta-feira (18.6), às 18h, na Biblioteca do Sesc Arsenal em Cuiabá. A iniciativa é viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Edital Prêmio Literatura Mato Grosso da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).
“Fico muito feliz por ter a possibilidade de reeditar este livro, que desde o primeiro momento só me trouxe alegrias, a começar pela amizade com dona Estella, uma pessoa admirada por todos que a conheceram”, ressalta a autora e jornalista, Martha Baptista. “O livro ganha uma importância maior pelo fato de todas as fontes ouvidas para a sua elaboração já não estarem entre nós”.
No final da década de 1990, Estella Rodrigues Ambrósio recebeu a jornalista Martha Baptista para longas conversas nas quais relembrou seus quase 90 anos de vida. E o que era para ser simplesmente a biografia de uma senhora elegante, que trocou a capital federal do início do século 20 por uma cidade no interior do país, alcançou um novo patamar, graças à memória de vários cacerenses que contribuíram para a elaboração do livro.
A protagonista Estella Rodrigues Ambrósio faleceu em 26 de outubro de 2000 aos 93 anos; o professor Natalino Ferreira Mendes, que enriqueceu o registro com seu conhecimento histórico, também já faleceu. Assim como todos os personagens mencionados nas quase 200 páginas do livro.
Além disso, relatos sobre festividades populares, como as cavalhadas e as touradas, que não acontecem mais em Cáceres, dão um sabor especial à obra, que resgata o testemunho de antigos moradores sobre acontecimentos marcantes.
Outro aspecto importante da obra são as fotos garimpadas em acervos públicos e particulares que tornam essa viagem ao passado ainda mais especial.
“Este livro vem cumprindo sua missão de resgatar parte da história do sudoeste mato-grossense e conseguiu despertar a atenção de leitores de outras regiões. Estava na hora de novos leitores terem a oportunidade de conhecer a história de Cáceres e de personagens como vó Estella”, conclui a autora.
Na noite de lançamento, o clima pantaneiro será lembrado por meio de canções interpretadas pelo músico e compositor cacerense Henrique Maluf, e pelas cantoras Vera Capilé, Toshiko Rios e Marta Neder.
Serviço: Lançamento da reedição da obra “Cantos de Amor e Saudade – A história de Cáceres”
Data: Quarta-feira (18.6)
Local: Espaço do Saber, na Biblioteca do Sesc Arsenal
Horário: a partir das 18h
Fonte: Governo MT – MT
-
Cáceres e Região6 dias ago
Policiais militares se passam por civis, roubam oficina e são presos em operação em Cáceres (Vídeo)
-
Cáceres e Região7 dias ago
Cáceres recebe recurso federal para manter novas turmas em creches públicas
-
Cáceres e Região7 dias ago
Autores de roubo majorado e usurpação de função pública são alvos de operação da Polícia Civil em Cáceres
-
Cáceres e Região7 dias ago
Criminoso tenta matar 3 pessoas em praça de Cáceres a tiros e facadas; ele foi preso
-
Cáceres e Região7 dias ago
Colisão fatal na BR-070 em Cáceres: Homem de 29 anos morre em batida entre carro e carreta
-
Cáceres e Região4 dias ago
Vereadora denuncia ameaça feita por esposa de colega e requer segurança da presidência da Câmara em Cáceres
-
Cáceres e Região7 dias ago
Ministro Carlos Fávaro lança Rota da Banana em Cáceres
-
Cáceres e Região5 dias ago
Em Cáceres mulher mata marido a facadas após agressões em noite de bebedeira