Com o início ruim no Campeonato Brasileiro e a 17ª posição na tabela, abrindo a zona de rebaixamento com apenas um ponto em seis disputados, o momento do Botafogo é de cobranças fora de campo. Nos últimos dois dias, membros de torcidas organizadas foram para a porta de General Severiano pressionar a diretoria por reforços – o muro da sede chegou a ser pichado com a frase “queremos jogador”. E do lado de dentro, jogadores e comissão técnica não ficam alheios à situação. O foco está na chance de reabilitação nesta quarta-feira, quando o time de Ricardo Gomes encara o Atlético-PR às 19h30 (de Brasília), no Estádio Radialista Mario Helênio, em Juiz de Fora (MG). Mas os protestos também respingam no atual elenco.
– A torcida vem cobrando bastante, mas é normal. Em time grande, se o resultado não vem a gente vai ser cobrado mesmo. Começo do campeonato é muito importante. Cada ponto perdido vai custar muito lá na frente. A gente vem se cobrando isso, e a torcida está certa, tem que cobrar mesmo. Botafogo é um time grande e tem que lutar lá em cima. Não tivemos um bom começo, e isso mais na frente pode acabar prejudicando a gente – avaliou Neilton.
Pichação “queremos jogador” no muro de General Severiano foi feita na segunda e apagada na terça (Foto: TV Globo)
Atrás de sua primeira vitória no Brasileiro, o Botafogo aposta na força do torcida em Juiz de Fora, reduto de alvinegros fora do Rio de Janeiro, e no retrospecto em jogos oficiais na cidade. Em oito, ganhou quatro (2 a 0 Náutico em 1991; 2 x 1 Cruzeiro em 1992; 1 a 0 Portuguesa em 1999 e 2 a 1 América-MG em 2003), empatou dois (1 a 1 Vitória em 2004 e 2 a 2 Flamengo em 2016) e perdeu outros dois (1 a 2 Fluminense em 2001 e 0 x 2 Goiás em 2014. Aproveitamento de 58,3%. Porém, o Atlético-PR também vem atuando no estádio, onde já eliminou o Flamengo na semifinal da Primeira Liga e travou jogo duro contra o Fluminense na decisão. Computando todas as competições e amistosos, as duas equipes já
se enfrentaram em 46 oportunidades, com 16 triunfos do Alvinegro, oito
empates e 22 derrotas.
E MAIS:
>>> Botafogo lança campanha e convoca torcida para jogo em JF
>>> Atlético-PR volta a Juiz de Fora pela terceira vez em 2016
>>> Veja a tabela do Campeonato Brasileiro
>>> Veja o guia do GloboEsporte.com
>>> Acesse a página do Cartola e comece a jogar
Em campo, o técnico Ricardo Gomes fez mistério ao esconder a escalação para a partida sem armar um time nos treinos da semana. Duas novas baixas, porém, o comandante já sabe que terá: Carli e Luís Henrique, com dores musculares, juntaram-se a Airton, Jefferson e Diogo Barbosa no departamento médico e não viajaram com o grupo para Juiz de Fora. Para reforçar o banco, o treinador puxou Renan Gorne do time de juniores. O atacante de 20 anos é o artilheiro alvinegro na base e pode ter sua primeira chance de jogar com os profissionais.
Provável escalação do Botafogo tem Emerson ao lado de xará na zaga e manutenção do ataque titular (Foto: Arte Esporte)
Botafogo x Atlético-PR
Local: Radialista Mario Helênio, Juiz de Fora
Data e horário: quarta-feira, 19h30 (horário de Brasília)
Escalação provável: Helton Leite, Luis Ricardo, Emerson, Emerson Silva e Victor Luis; Lindoso, Bruno Silva, Fernandes e Leandrinho; Neilton e Ribamar.
Desfalques: Jefferson, Carli, Luís Henrique, Diogo Barbosa e Airton (departamento médico)
Arbitragem: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA), auxiliado por Marcio Gleidson Correia Dias (PA) e Helcio Araujo Neves (PA).
Transmissão: Premiere (com Jader Rocha e Rivelino Teixeira).
Fonte: Globo Esporte