conecte-se conosco


Cáceres e Região

Prefeitura leva mutirão de saúde para a comunidade Paiol e realiza eletrocardiograma em pacientes

Publicado

Por – Esdras Crepaldi

Com o firme propósito de levar saúde às comunidades rurais e distritos do município, a prefeitura de Cáceres continua intensificando seus mutirões de atendimento básico às pessoas do campo. No sábado (11), foi a vez da comunidade Paiol receber a caravana da Secretaria Municipal de Saúde.

Os moradores daquela localidade tiveram diferentes atendimentos com médicos, dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogas, assistentes sociais e equipes de vacinação. Exames específicos como Eletrocardiograma foram realizados.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Elis Fernanda de Melo Silva, a inovação só foi possível pela estrutura oferecida pela prefeita Eliene Liberato Dias, que não tem medido esforços para equipar cada vez mais a pasta da saúde e dando condições aos profissionais  desenvolverem suas atividades.

“Levamos um dos nossos aparelhos  para realizar eletrocardiograma e um computador. Nas consultas os pacientes que apresentaram  alguma anormalidade cardíaca foram conduzidos ao eletro e o resultado saia na hora, mais um avanço significativo no atendimento rural”, comemorou Elis Fernanda.

Ela ainda informou que exames ginecológicos Papa Nicolau também atenderam a comunidade Paiol. “Recentemente a Unidade de Saúde desta comunidade foi reativada, trouxemos este mutirão para fortalecer os vínculos e proporcionar um atendimento ampliado, inclusive com vacinação”, informou Elis.

Leia mais:   Governador assina contrato com a Rumo e traz ferrovia a Cuiabá, Nova Mutum e Lucas

Joacir Hip, uma das pessoas que passaram pelo exame cardíaco, agradeceu a prestatividade e a celeridade no resultado do exame. “ Fiquei muito feliz por poder passar pelo exame e já receber o resultado, com o coração não se brinca”, reconheceu Joacir.

A gerente de Atenção Básica Maria Monique Garcia avisou que foram realizados  69 atendimentos odontológicos, sendo 41 em adultos e 28 em crianças. “O atendimento odontológico sempre tem uma grande procura, pois a saúde começa pela boca e oferecer estes serviços sempre temos uma clientela grande, ainda mais na zona rural”, avaliou Monique.

Ela considerou que os números  de atendimentos chancelaram o sucesso da iniciativa. 68 atendimentos odontológicos, 12 exames papa nicolau, 07 eletrocardiogramas, 65 vacinas contra a Covid, 80  vacinados  contra a Influenza (gripe), 10 pessoas passaram por atendimento fisioterápico, 18 por psicólogas e 59 consultas médicas. “Ainda entregamos, em uma parceria com o Rotary Club de Cáceres, uma cadeira de rodas para esta Unidade Básica de Saúde”, noticiou Maria Monique.

Para a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, estes números expressivos, demonstram que os mutirões tem uma extrema relevância para a zona rural, pois oportuniza atendimento médico às pessoas de comunidades distantes que tem dificuldade  para irem até a sede do município.

Leia mais:   Pandemia recua também em Cáceres; último óbito pela covid-19 ocorreu há 9 dia

A prefeita enalteceu  os resultados que estão sendo apresentados, proporcionando serviços de qualidade à população de todas as regiões do município. “Com estas ações estamos levando mais qualidade de vida à população rural e este é um compromisso nosso”, finalizou Eliene.

 

Comentários Facebook

Cáceres e Região

PMs de Cáceres são presos por colegas do Gefron levando carro roubado para a Bolívia

Publicado

Por Débora Siqueira | Sesp-MT

Policiais do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) abordaram um veículo Jeep/Compass de cor prata, ano de 2019, em atitude suspeita, por volta de 15h50 de terça-feira (21.09), no perímetro urbano de Porto Esperidião.

Os policiais do Gefron perceberam que o sinal identificador do veículo foi alterado e após a checagem via Centro de Operações foi constatado que o veículo, avaliado em R$ 170,3 mil, é produto de roubo/furto no estado do Rio de Janeiro, conforme BO nº 0004722/2021.

Os dois ocupantes do veículo são soldados da Polícia Militar de Mato Grosso lotados na área do Comando Regional 6, regional de Cáceres. Eles foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Civil de Porto Esperidião pelo crime de receptação.

A Corregedoria Geral da PM foi acionada e já tomou providências para apurar a conduta dos citados policiais militares. A Instituição entende que a situação é muito grave e não compactua com desvios de conduta. Os mesmos serão submetidos a uma apuração interna com direito a ampla defesa e contraditório e caso sejam responsabilizados, a punição pode chegar a demissão da corporação.

Comentários Facebook
Leia mais:   Reconstrução do muro e nova recepção do cemitério São João Batista continuam em ritmo acelerado
Continue lendo

Cáceres e Região

Requerimento solicita lista de catadores e catadoras de lixo para inclusão em programas sociais

Publicado

Assessoria

Foi aprovado na Sessão Ordinária de segunda-feira (20), na Câmara Municipal de Cáceres, um requerimento a fim de solicitar do Executivo Municipal a lista com o nome das famílias de catadores e catadoras de recicláveis para inclusão em programas socioeconômicos e habitacionais.

De autoria da vereadora Mazéh Silva, a propositura justifica que a classe dos catadores tem os seguintes direitos previstos no art. 5º da Constituição Federal: liberdade de ir e vir, igualdade diante da lei, liberdade de opinião, reunião e associação, direito ao trabalho, direito à habitação, direito à educação, à cultura e à ciência, direito à alimentação e direito à saúde.

Mazéh constata que, em Cáceres e em todo o Brasil, muitos catadores vivem à margem dos direitos sociais e trabalhistas e são excluídos da maior parte da riqueza que o mercado de reciclagem movimenta e produz.

Segundo a vereadora, o cadastro e posterior elaboração da referida lista de catadores e catadoras foi realizado na gestão anterior, do prefeito Francis Maris, por determinação do Ministério Público, mas sem aplicação prática ou percepção de benefícios à classe.

Leia mais:   Governador assina contrato com a Rumo e traz ferrovia a Cuiabá, Nova Mutum e Lucas

Após receber a lista, a autora do requerimento solicitará à Secretaria de Assistência Social a análise e inclusão dos catadores nos programas de assistência aos quais tiverem direito. Mazéh finalizou sua manifestação ressaltando a importância de fomentar o mercado de reciclagem

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana