Sem categoria

Prefeitura investe 55% além do exigido em alimentos da agricultura familiar para merenda escolar

Published

on

Há pelo menos cinco anos, a Prefeitura de Sinop, por meio da Diretoria de Agricultura Familiar – ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) -, e da Secretaria de Educação, supera os investimentos obrigatórios dos produtos da merenda escolar, na compra dos produtos da agricultura familiar de Sinop. Cerca de R$ 300 mil são aplicados, mensalmente, para atender a alimentação escolar da rede municipal de ensino.
 
Somente neste ano, o Governo Federal, por meio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), do Ministério da Educação, repassará, até dezembro, pouco mais de R$ 4,3 milhões para atender a alimentação escolar da rede municipal de Sinop. Desse valor, o governo exige que 45% seja investido nos alimentos produzidos pelas famílias rurais, mas há cinco anos Sinop investe o valor integral na compra de produtos comercializados pelas cooperativas sinopenses.
 
“A agricultura familiar é um pilar muito importante para o desenvolvimento da nossa cidade. Quando o poder público investe na compra de alimentos produzidos pelos nossos agricultores locais para a merenda escolar, o benefício é muito grande, porque fortalece a economia das famílias e, também,  garante alimentação mais saudável e de qualidade para os nossos alunos.  Quando assumimos a gestão, priorizamos a aquisição de produtos da agricultura familiar, aplicando os recursos do Fundeb na compra desses alimentos, porque entendemos a importância disso”, destacou o prefeito Roberto Dorner
 
Hoje o município de Sinop conta com três cooperativas fornecedoras de alimentos da agricultura familiar para merenda: Cooperativa da Agricultura Familiar de Sinop (Cooperafs), Cooperativa Agropecuária Mista de Produtores Rurais de Sinop (Coopernop) e Agricultores Familiares e Cooperativas do Brasil (Ascop) que fornecem as saladas (alface, couve, rúcula, pepino e outros), cheiro verde, legumes (beringela, batatas e afins), frutas (melância, mamão, abacaxi, melão e outros) e parte dos sucos.
 
Para o diretor da Agricultura, Luis Paulo, o investimento na compra dos produtos das cooperativas, representam a valorização da produção rural local e incentivo ao fomente da economia sinopense.
 
“Com a compra de produtos de Sinop faz com que nossos produtores façam investimentos aqui no município, fomentando nossa economia. O município tá organizado, o município tá recolhendo, tá sendo ofertado aí para merenda escolar, produtos de qualidade, produtos que a gente consegue oferecer durante todo o período do ano; Isso é importante, porque não há escassez de produtos em determinados períodos do ano. Isso é prova de que a agricultura familiar de Sinop ela tá evoluindo com o apoio do município”, destacou ele.
 
Pedro Henrique Valerio Quintella, nutricionista responsável e técnico da alimentação escolar de Sinop, explica que do ponto de vista nutricional, os produtos da agricultura familiar traz vantagens para o desenvolvimento saudável dos alunos da rede.
 
“A inclusão de alimentos da agricultura familiar na merenda escolar municipal é fundamental para o desenvolvimento das crianças. Esses produtos, por serem cultivados localmente, chegam mais frescos e mais nutritivos às escolas, garantindo uma alimentação mais saudável e saborosa. Além de beneficiar a saúde dos alunos, essa prática fortalece a economia local, gerando renda para os pequenos produtores e o município, e também cria um importante vínculo entre o campo e a cidade”, comentou ele.
 
Quintella acrescenta ainda que uso dos alimentos da agricultura familiar também entra como parte do ensino para as crianças, despertando neles a curiosidade e o valor da produção local. “[…] ensinando as crianças sobre o valor da produção local e a importância de hábitos alimentares saudáveis desde cedo”, avalia ele.
 
A merendeira Liz Roselia Lima da Silva da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Professora Tatiana Belinky, localizada no Loteamento Menino Jesus, diz que a merenda mais desejada pelos alunos é exatamente a que contém maior parte dos alimentos adquiridos da agricultura familiar. “A refeição que mais demanda é quando tem arroz, feijão, carne, a salada e a fruta para nós cortarmos: abacaxi, a melancia. Mas eles gostam, nossa! É a festa da molecada”, declarou ela.
 
Bernardo Coelho dos Santos Carrijo, aluno da turma pré fase II, da unidade escolar, confirma o que a merendeira diz. “Eu gostei muito, é maravilhoso!”, disse ele durante o período da merenda escolar com alimentos adquiridos das produções rurais familiares.
 
A Secretaria de Educação esclarece que todos os produtos que chegam das cooperativas passam por avaliação técnica para garantir a qualidade da alimentação. Todos os alimentos de folhas (cheiro verde, couve, alface e outros) e também de frutas são entregues diretamente em cada unidade escolar, para garantir a integridade do alimento. Nesses casos as conferências são realizadas pelas merendeiras.

Leia mais:   Guarda Municipal flagra reincidente realizando novo descarte irregular

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook

Sem categoria

GM flagra motociclista com placa adulterada e sem habilitação

Published

on

Condutor participou uma série de infrações na tentativa de fugir dos agentes, mas foi interceptado e conduzido à Central de Flagrantes

A Guarda Municipal identificou um motociclista trafegando sobre o canteiro central da Avenida Filinto Müller, no bairro Centro, durante patrulhamento na manhã desta quarta-feira (12).

Ao perceber que foi flagrado pela GM, o condutor, de 56 anos, tentou fugir, percorrendo um trecho da avenida na contramão. Em seguida, entrou no estacionamento de uma loja de eletrodomésticos tentando se esconder.

A guarnição conseguiu abordá-lo. Durante a verificação, constatou-se que ele não possui habilitação e que a motocicleta apresentava placa visivelmente adulterada.

Embora as letras e números coincidissem com o chassi, o modelo da placa não segue o padrão nacional de emplacamento, o que caracteriza adulteração. Além disso, foi verificado que o veículo está com documentação em atraso desde 2015.

O condutor relatou ter adquirido a motocicleta em um garimpo, no interior do estado, já com a placa irregular. A Guarda Municipal destaca que a adulteração de placas é considerada crime de trânsito, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), passível de encaminhamento à delegacia e aplicação de multa.

Leia mais:   Previ Sinop realiza palestra de educação previdenciária para servidores efetivos

Diante das infrações, o motociclista foi encaminhado à Central de Flagrantes e a motocicleta foi recolhida ao pátio de veículos.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Sem categoria

Equipes reforçam limpeza, manutenção e iluminação em diversos bairros nesta quarta-feira, dia 12

Published

on

A Prefeitura de Várzea Grande reforça seu compromisso diário com a melhoria da infraestrutura urbana, promovendo uma cidade mais limpa, segura e bem iluminada para todos

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, segue intensificando, nesta quarta-feira (12), o programa VG em Ação, com equipes mobilizadas em várias regiões da cidade para realizar serviços de limpeza, manutenção e zeladoria urbana.

As frentes de trabalho incluem roçagem, capinação, retirada de bolsões de lixo, pintura de meio-fio, poda de árvores, manutenção de sinalização e semáforos, além da troca de lâmpadas, instalação de braços de iluminação e implantação de quebra-molas.

O objetivo é garantir mais segurança, bem-estar e qualidade de vida à população várzea-grandense.

Serviços de Limpeza e Zeladoria

(roçagem, capinação, retirada de bolsões de lixo e pintura de meio-fio)

Locais e bairros atendidos:

• Avenida 31 de Março

• Avenida Ary Leite de Campos

• Avenida do Postão até Praça do Triângulo da Castelo Branco

• Avenida Prefeito Murilo Domingos

Leia mais:   Secretárias de Finanças e Governo cumprem agenda em Brasília para alinhamentos orçamentários

• Bairro Cristo Rei – Centro e Avenida Dr. Paraná

• Bairro Cristo Rei – Biblioteca Pública

• Bairro Grande Petrópolis

• Bairro Jardim Imperador

• Bairro Jardim Paula I

• Bairro Parque das Nações

• Residencial Santa Bárbara – Avenida Tricolor

• Bairro Santa Isabel

• Bairro Serra Dourada

• Bairro Terra Nova

• Bairro Vila Ipase

• Canteiro Central da Avenida João Bulhões

• Parque Tanque do Fancho

• Praça São Sebastião

• Prefeitura de Várzea Grande – Pátio

Serviços de Iluminação Pública

(troca de lâmpadas queimadas e instalação de braços de iluminação)

Locais e bairros atendidos:

• Avenida Chapéu do Sol

• Bairro Paiaguás

• Bairro Petrópolis

• Condomínio Esmeralda

• Condomínio Rubi

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Leia mais:   Empresários paulistas demonstram interesse em abrir filial de indústria de chumbadas ecológicas em Sinop

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana