Sem categoria
Prefeitura de Várzea Grande inicia entrega de kits emergenciais às famílias atingidas por vendaval
No último dia 25, um forte vendaval atingiu a cidade causando estragos em diversos bairros, como destelhamento de casas, queda de árvores e postes, além de prejuízos em unidades de ensino
As 65 famílias várzea-grandenses atingidas pelo forte vendaval que assolou Várzea Grande, no final do mês passado, estão recebendo da Prefeitura de Várzea Grande kits emergenciais para ajudar nesse primeiro momento de reconstrução, contendo colchões, telhas e caixas d’água, conforme a necessidade de cada morador. As entregas deverão ocorrer durante todo o mês de outubro.
No último dia 25, um forte vendaval atingiu a cidade causando estragos em diversos bairros, como destelhamento de casas, queda de árvores e postes, além de prejuízos em unidades de ensino. A maior parte dos prejuízos foi contabilizada na Cohab Celestino Henrique, na região do Jardim dos Estados.
Os assistidos foram devidamente cadastrados no levantamento da Secretaria de Assistência Social, após perderem parte de seus bens.
A prefeita Flávia Moretti (PL) acompanhou a entrega realizada ainda na última sexta-feira (3), e destacou que o trabalho vai continuar nos próximos dias, até contemplar todos os beneficiados.
“Não se trata apenas de repor o que foi perdido, mas de dar esperança. Nossa gestão tem o compromisso de estar ao lado da população em todos os momentos, principalmente, quando ela mais precisa. Vamos seguir apoiando essas famílias até que consigam restabelecer suas vidas com dignidade e segurança. Graças ao apoio do governo do Estado conseguimos agir rápido”, celebrou.
A secretária da pasta, Cristina Saito, contou que a equipe não mediu esforços para estar presente nas áreas atingidas, com várias frentes de ação ainda no dia do vendaval. “Encontramos famílias muito abaladas, sem saber por onde começar. Por isso, nossa primeira ação foi acolher, ouvir cada história e entender o que era prioridade para cada lar. Hoje conseguimos entregar esses kits. Eles não resolvem tudo, mas são um passo importante para que ninguém se sinta sozinho neste momento difícil”, disse a secretária.
O coordenador da Defesa Civil de Várzea Grande, Jovenil Flores, explicou que uma força-tarefa foi realizada em prol dos afetados e possibilitou a ação rápida do Município.
“Prestamos atendimento ainda no dia do temporal que assolou principalmente bairros da região norte. A coordenadoria de Defesa Civil fez um levantamento das famílias afetadas, junto à Assistência Social e foi fundamental para o nosso êxito”, disse o coordenador.
Keila Moraes, foi a primeira moradora a receber o kit. No dia 25 de setembro, teve seu telhado e muro da casa destruídos pelo vento. Na sexta-feira (3), recebeu telhas, colchões e travesseiros.
“Eu não estava em casa quando aconteceu o vendaval. Minha irmã que viu tudo e me falou. O vento derrubou meu muro e meu telhado. Eu moro aqui há 13 anos e foi a primeira vez que aconteceu isso. A Assistência Social me ligou, visitou e anunciou a doação. É maravilhoso, não esperava. Já ajuda e muito”, celebrou.
Galeria de Fotos (20 fotos)
Sem categoria
Guarda Municipal flagra reincidente realizando novo descarte irregular
Durante a verificação, foi confirmado que o suspeito já havia sido flagrado anteriormente pela GM cometendo a mesma infração, caracterizando reincidência, sendo esta a segunda vez que é conduzido à delegacia por descarte irregular de resíduos
Nesta sexta-feira (7), por volta das 11h20, durante fiscalização ambiental de rotina na região do bairro Santa Luzia, na travessa com a Avenida Verdão, a guarnição do Patrulhamento Ambiental da Guarda Municipal flagrou um homem de 44 anos, realizando descarte irregular de resíduos sólidos em área proibida.
No local, foi constatado que o indivíduo descartava restos de construção civil, plásticos, gesso, papelão e materiais metálicos em um terreno baldio, infringindo normas ambientais municipais e a Lei Federal nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais).
O autor conduzia um caminhão VW/13.50, cor amarela, com licenciamento vigente de 2025, porém, sem a placa traseira afixada. Durante a verificação, foi confirmado que o suspeito já havia sido flagrado anteriormente pela GM cometendo a mesma infração, caracterizando reincidência, sendo esta a segunda vez que é conduzido à delegacia por descarte irregular de resíduos.
A coordenadora de Fiscalização Ambiental do Município também esteve presente e foi responsável pela lavratura dos seguintes documentos administrativos:
• Auto de Infração Ambiental nº 0529;
• Auto de Inspeção nº 5404;
• Notificação nº 0099.
Diante dos fatos, o suspeito conduziu voluntariamente o caminhão até a Central de Flagrantes, localizada na Avenida 31, onde foi apresentado ao delegado de plantão para providências.
Não houve necessidade do uso de algemas e o autor não apresentava lesões aparentes no momento da apresentação. Foram entregues à autoridade policial todas as informações do veículo, registros fotográficos e vídeos do descarte, além da documentação emitida pela equipe de Fiscalização Ambiental, para as providências legais cabíveis.
Galeria de Fotos (3 fotos)
Sem categoria
Saiba quais documentos são necessários para inscrição no Casamento Abençoado
É necessário apresentar a documentação completa: certidão de nascimento, documentos pessoais, comprovante de residência e dados de duas testemunhas. No caso de menores de idade, é obrigatória a presença dos pais
Os moradores de Várzea Grande terão até o dia 10 de novembro para oficializarem a União Civil, por meio do Casamento Abençoado 2025, promovido pelo governo do Estado. Os interessados podem buscar cinco pontos de atendimento disponíveis para a inscrição: sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros Santa Maria, Cristo Rei, São Matheus e Jardim Glória.
Para participar, é necessário atender a alguns requisitos: ter idade mínima de 16 anos, estar inscrito no CadÚnico, possuir renda familiar de até três salários mínimos e apresentar a documentação completa como: certidão de nascimento, documentos pessoais, comprovante de residência e dados de duas testemunhas. No caso de menores de idade, é obrigatória a presença dos pais.
A cerimônia coletiva está prevista para ocorrer no dia 7 de dezembro, em Cuiabá, reunindo casais de diversos municípios mato-grossenses.
O Casamento Abençoado é uma iniciativa, realizada pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), do governo do Estado, e apoiado pela Prefeitura de Várzea Grande.
O projeto, que todos os anos transforma o sonho de centenas de casais em realidade, tem como objetivo promover a inclusão social, a cidadania e o fortalecimento das famílias, oferecendo uma cerimônia gratuita, com toda a estrutura necessária para a oficialização do matrimônio.
Galeria de Fotos (5 fotos)
-
Cáceres e Região6 dias agoCáceres: Corpo é encontrado decapitado e adolescentes são apreendidos e homem é preso suspeitos do crime
-
Cáceres e Região6 dias agoInscrições para o MBA em Formação de Lideranças Femininas seguem até dia 9
-
Cáceres e Região6 dias agoMulher sobrevive a tentativa de execução com três tiros à queima-roupa em Cáceres
-
Cáceres e Região6 dias agoCOMODORO – Polícia Civil, Funai e Ibama deflagram operação contra desmatamento ilegal em reservas indígenas
-
Cultura5 dias agoMaioria do público do show do Guns N’ Roses é de MT e 33% de outros estados, aponta pesquisa
-
Cáceres e Região4 dias agoEfeito ZPE – Franco Valério indica implantação de voos diretos entre Cáceres e São Paulo
-
Cáceres e Região4 dias agoMutilações e maus-tratos: TJ mantém cooperativa ré por morte de 11 mil jacarés em Cáceres
-
Cáceres e Região4 dias agoAssassino confessou que desmaiou ao decapitar desafeto do PCC em Cáceres


