Sem categoria

Prefeita e vice acompanham retirada de radares e anunciam novo plano de mobilidade urbana

Published

on

A medida integra ações da política de trânsito e vai representar economia mensal de R$ 158 mil aos cofres públicos

O primeiro radar fixo de velocidade foi oficialmente retirado no início da tarde desta terça-feira (14), com a presença da prefeita Flávia Moretti e do vice-prefeito Tião da Zaeli, ambos do PL, que acompanharam de perto o início da ação. Ao todo, 36 equipamentos serão desativados em diferentes vias públicas da cidade. A medida integra o novo plano de modernização da política de trânsito e vai representar uma economia mensal de R$ 158 mil aos cofres públicos.

A prefeita Flávia Moretti destacou que a medida visa tornar o trânsito mais eficiente, seguro e consciente, sem focar exclusivamente em penalidades. “Nosso objetivo é promover uma gestão de trânsito mais moderna e educativa, que respeite o cidadão e valorize ações preventivas. Estamos substituindo o modelo puramente punitivo por um sistema que alia sinalização de qualidade, orientação e respeito ao condutor”, afirmou a prefeita.

A desativação dos radares é coordenada pela Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, com base em estudos técnicos que apontaram queda expressiva nas infrações e acidentes nas áreas onde os equipamentos estavam instalados. “Ao longo dos últimos anos, observamos que, após o período inicial de fiscalização intensiva, houve estabilização no comportamento dos motoristas, com redução de acidentes e autuações. Isso nos permitiu rever a necessidade desses radares fixos e investir em outras frentes de mobilidade”, explicou o coordenador de Mobilidade Urbana, Cidomar de Arruda.

Leia mais:   Alta produção impulsiona etanol e fortalece rentabilidade no campo

A nova sinalização viária já foi implantada no Eixo Central da cidade e está sendo finalizada em outras vias de grande fluxo. De acordo com o secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Lucas Ribeiro Ductievicz, a previsão é que essa primeira etapa seja concluída em até 30 dias. “Nosso foco agora é fortalecer a sinalização horizontal e vertical, com placas mais visíveis, faixas bem demarcadas e reforço em pontos críticos. A partir do segundo semestre, vamos ampliar esse trabalho para os bairros, atendendo a uma demanda antiga da população”, destacou o secretário.

O vice-prefeito Tião da Zaeli também acompanhou o início da retirada dos radares e ressaltou o compromisso da gestão com transparência e responsabilidade na aplicação dos recursos públicos. “Estamos otimizando os investimentos para melhorar, de fato, a vida das pessoas. Cada centavo economizado será revertido em melhorias reais para a cidade. Essa é uma gestão que trabalha com seriedade e respeito ao contribuinte”, pontuou.

Além da economia, a medida busca garantir um trânsito mais fluido, seguro e consciente. Moradores têm aprovado a iniciativa, destacando o fim das multas inesperadas e a melhoria na sinalização das vias por onde circulam diariamente.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook

Sem categoria

Após nove anos, Várzea Grande realiza nova Conferência Municipal das Cidades

Published

on

Momento ímpar para tratar do futuro da cidade. O encontro abre importante espaço para população expor necessidades e ideias que serão amparadas de forma técnica. A articulação política vai transformar sugestões em propostas concretas para viabilidade de financiamento junto aos governos estadual e federal

A Prefeitura de Várzea Grande, realizou, ontem (23), a primeira reunião da comissão organizadora da 7° Conferência Municipal das Cidades. O Município, desde 2016, não realiza uma Conferência Municipal. O evento está previamente agendado para ser realizado no dia 10, a partir das 07h30, no Centro Universitário de Várzea Grande (Univag).

Conforme a secretária de Planejamento, Drielli Martinez, a conferência será histórica, além disso, a ação visa o desenvolvimento do Município com a participação efetiva da sociedade. “No evento, ouviremos as propostas dos munícipes, da sociedade civil organizada e outras instituições. Estamos felizes por voltar a realizar um evento tão importante para nosso Município”, destaca Drielli.

“Estamos nos preparando para discutir Várzea Grande com o povo várzea-grandense e técnicos em diversas áreas como: mobilidade urbana, coleta de lixo, desenvolvimento urbano, saneamento básico, entre outros assuntos importantes. Essa é a missão da gestão Flávia Moretti e Tião da Zaeli, construir uma cidade mais moderna e mais desenvolvida”, reforça Drielli Martinez.

Leia mais:   Faça parte da comunidade Pensar Agro e esteja sempre bem informado

O secretário de Gestão Fazendária, Marcos José da Silva, explica que a 7° Conferência Municipal é uma etapa preparatória da 6ª Conferência Nacional das Cidades e da 6ª Conferência Estadual das Cidades de Mato Grosso. “Na ocasião, podemos debater e votar pontos importantes para o desenvolvimento de Várzea Grande e, posteriormente, levar essas demandas para as conferências nacionais e estaduais para lutarmos por recursos para nosso Município”, disse Marcos.

Fazem parte da organização do evento os seguintes membros: Secretaria de Planejamento, Jackeline Alves de Azevedo Brandão; Secretaria de Viação e Obras, Everson Sanchez Parra; Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Alexandre Costa Amorim; Departamento de Água e Esgoto (DAE), Marcos Sabas Alves Ferreira; Secretaria de Desenvolvimento Urbano Regularização Fundiária e Habitação, Manoela Rondon Ourives; Secretaria de Assuntos Estratégicos, Ina de Maria; Secretaria de Gestão Fazendária, Vicente Gomes de Lacerda; Secretaria de Desenvolvimento Econômico Tecnologia e Turismo, Mário Quidá Neto; Câmara Municipal, Gisa Barros; Lar dos Idosos São Vicente de Paulo/VG (SSVP), João Gumercindo Cassim; Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis/VG (ASCAVAG), Valquíria Pereira de Barros; Sindicado do Comércio Atacadista e Distribuidor (SINCAD-MT), Paulo Cesar Coelho Backes; Câmara de Dirigentes Lojistas (CDLVG), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDLVG), David Pintor; Associação de Construtoras e Incorporadoras (ACI-MT), Marcleide Rocha de Souza; Associação Comercial e Empresarial (ACIVAG), Rafael Clerio dos Santos; OABVG – Subseção Várzea Grande/MT, Gilson Soares; Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MT), Vanor Oliveira Arantes; Sindicato dos Engenheiros de Mato Grosso (SENGE), João Nobres Neto; Sindicato de Compra Venda Locação Administração de Imóveis (SECOVI-MT), Manoel Gomes Coelho; Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-MT), Kamilla Auxiliadora Monteiro Fujita.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Sem categoria

SAE e CTA de Várzea Grande passam por reforma  

Published

on

Essa intervenção é mais uma ação da atual gestão municipal para recuperar estruturas públicas deterioradas, priorizando o acesso digno da população aos serviços de saúde

Entre as unidades de saúde listadas como prioridade para reforma pela atual gestão estão o Serviço de Assistência Especializada (SAE) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que passado o processo burocrático, finalmente começaram a receber as melhorias estruturais tão aguardadas e necessárias.

A unidade, que estava com portas danificadas – após um ato de vandalismo ocorrido no final do ano passado – apresentava ainda infiltrações, goteiras e problemas na parte elétrica, cenário que exigia intervenções urgentes.

Desde o início deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde já havia identificado a necessidade de reforma na estrutura do prédio, que presta atendimento especializado à população. A obra em andamento contempla serviços de manutenção, pintura e reparos elétricos, com o objetivo de garantir mais conforto, segurança e qualidade nos serviços prestados.

A intervenção no SAE/CTA é mais uma ação da atual gestão municipal para recuperar estruturas públicas deterioradas, priorizando o acesso digno da população aos serviços de saúde.

Leia mais:   Expedição Social leva atendimentos de saúde ao bairro São Mateus  

Durante esta semana, os atendimentos presenciais no SAE/CTA estão temporariamente suspensos para a realização dos trabalhos. No entanto, a farmácia da unidade segue funcionando em regime de escala, com os seguintes horários:

• Quarta-feira: manhã e tarde

• Quinta-feira: manhã e tarde

• Sexta-feira: tarde

Segundo a gerente da unidade, Lidiane Cunha Siqueira, para minimizar os impactos da obra “temos adotado medidas que visam organizar o fluxo de atendimento e acolhimento, além de alternativas que assegurem o acompanhamento dos pacientes mesmo durante o período de reforma”, explica.

A partir da próxima semana, o sistema de atendimento no SAE/CTA será ampliado. Já a reforma seguirá em andamento, com previsão de conclusão e restabelecimento integral dos atendimentos no início de julho.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana