Se há um personagem para o jogo deste domingo, às 16h, na Arena, é Miller Bolaños. Contra o São Paulo, o equatoriano substitui Luan e tem a chance de iniciar uma nova era no Grêmio. Deixar para trás lesões e as polêmicas e voltar aos holofotes pelo que fez tão bem no Emelec: gols. O gringo será titular após dois meses e conta com a confiança de Roger Machado e do elenco para, enfim, ser o diferencial do time no Brasileirão.
LEIA MAIS
> Kannemann é atração no último treino do Grêmio
> O que faz de Negueba o substituto de Giuliano
Até o momento, Bolaños tem gols pelo Gauchão (Juventude) e pela Libertadores (LDU). Na competição nacional, são quatro partidas: iniciou contra Corinthians e Flamengo, antes da Copa América, e entrou nas vitórias sobre o Inter e Figueirense. Está invicto no campeonato, mas ainda não balançou as redes. E o duelo com o São Paulo se oferece como cenário ideal para encerrar um jejum que dura exatamente três meses com a camisa gremista.

Para efeito de comparação, Bolaños marcou 36 gols em 47 jogos pelo Emelec na temporada passada. Seis deles na Libertadores, competição na qual o time equatoriano parou nas quartas de final, ao cair diante do vice-campeão Tigres, do México. O faro artilheiro rendeu o apelido de ?Killer? (matador) e o status de principal jogador do Equador.
Com a ausência de Luan, convocado para a seleção olímpica, Miller será escalado por Roger ao lado de Douglas, na faixa central do campo. É o mais avançado, mas recua e se movimenta para receber a bola, inclusive pelos lados. Precisa assumir o protagonismo para o qual foi contratado no começo de 2016 por cerca de R$ 20 milhões. Na semana passada, virou assunto por ter faltado o treino da sexta-feira e, por consequência, ficado de fora do jogo com o Sport, em Recife.
? O episódio do Miller foi superado, solucionado. Ele está completamente voltado para o Grêmio, pela manifestação de sua fala, tem muito interesse em vencer no clube. Para mim (a semana de trabalho) foi muito boa, o Miller entende que não teve uma sequência ainda, em função do problema que teve de lesão. E hoje talvez se encontre no seu melhor momento fisicamente. Vai nos ajudar e vai ser o jogador que nós todos esperamos ? comentou o treinador gremista.

Antes do episódio, Bolaños também já era assunto não por seu futebol, mas pelo assédio de clubes do exterior. O Grêmio confirma sondagens pelo jogador, principalmente da Inglaterra. Desde fevereiro, quando foi contratado pelo Grêmio, o Swansea já o segue de perto. A ideia gremista, porém, é que o jogador dê algum retorno esportivo antes do financeiro.
A trajetória do equatoriano também foi prejudicada pelas lesões. A primeira foi a mais grave: ficou pouco menos de dois meses parado por conta de fratura na mandíbula, sofrida no Gre-Nal da fase de grupos do Gauchão, em lance com William. O gringo perdeu massa muscular e enfrentou problemas na alimentação por conta da operação. Quando engrenava uma sequência de jogos, já com a camisa do Equador, teve um problema muscular. Agora, poderá enfim ganhar uma sequência como titular para confirmar a expectativa que recai sobre ele.
>> GRÊMIO X SÃO PAULO – 16ª RODADA
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre.
Data e horário: domingo (24/7), às 16h.
Time provável: Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Wallace Reis e Iago; Jaílson, Maicon, Negueba, Douglas e Everton; Miller Bolaños.
Pendurados: Douglas, Edilson, Jailson, Marcelo Grohe e Marcelo Hermes
Transmissão: TV Globo para SP, SC, PR, MG (menos Juiz de Fora), GO, TO, MS, MT, BA, SE, AL, CE, MA, PA (menos Santarém) e DF (com Cleber Machado, Caio Ribeiro e Leonardo Gaciba) e Premiere e Premiere HD (com Luiz Alano e Mário Marcos).
Arbitragem: Heber Roberto Lopes (SC-Fifa), auxiliado por Nadine Schramm Camara Bastos (SC-Fifa) e Helton Nunes (SC).
Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs