A Ponte Preta vai a Itaquera para defender o bom início de Campeonato Brasileiro e também uma série invicta de oito jogos. A lista de adversários que não conseguiram superar a Macaca recentemente tem Palmeiras, Figueirense, Genus (duas vezes), Caldense (duas vezes), Rio Claro e Água Santa, até chegar ao Corinthians, adversário desta quinta-feira, às 11h, e justamente o último algoz dos campineiros na temporada.
Foi em 30 de março – há praticamente dois meses. Com gols de Romero e Balbuena, o Timão fez 2 a 1, em jogo também marcado por polêmicas de arbitragem – o Corinthians teve dois pênaltis, ambos defendidos por João Carlos, enquanto que a Macaca, que descontou com Felipe Azevedo, reclamou de uma penalidade não marcada a seu favor. Na oportunidade, a Ponte ainda lutava contra o rebaixamento no Paulistão e era comandada por Alexandre Gallo.
Romero fez um dos gols do Corinthians na última derrota da Ponte em 2016, há quase dois meses (Foto: Mauro Horita)
Na sequência, o time goleou o Água Santa por 7 a 2, bateu o Rio Claro por 1 a 0, garantiu a permanência na elite, mas acabou eliminada na primeira fase do estadual. Nesse período, também teve dois encontros com a Caldense pela Copa do Brasil, com uma vitória (2 a 1) e um empate (1 a 1). Os resultados, porém, não evitaram a saída de Gallo. Eduardo Baptista chegou para, além de vencer, convencer.
Eduardo Baptista tem três vitórias e um empate em quatro jogos à frente da Ponte (Foto: Marcos Ribolli)
Até aqui, o técnico tem quatro partidas no comando alvinegro, e o time dá mostras de evolução. Não apenas pelos placares, mas pelo padrão de jogo que tem mostrado. Pela Copa do Brasil, estreou com triunfo por 1 a 0 sobre o Genus, em Porto Velho, depois voltou a bater os rondonienses, desta vez em Campinas, e por 3 a 0, antes da largada no Brasileiro. O empate sem gols com o Figueirense e a vitória por 2 a 1 sobre o Palmeiras mantiveram a invencibilidade.
VEJA TAMBÉM:
> Contra o Corinthians, Ponte vai para o quarto jogo seguido com o mesmo time
Ao todo, entre a reta final no Paulistão, os jogos eliminatórios na Copa do Brasil e o início da elite nacional, são seis vitórias e dois empates na série positiva. O próximo passo é encarar o último algoz, para consolidar o bom momento na temporada e colocar mais uma vítima na lista. Se a Ponte chega embalada, o Corinthians está sob pressão: amarga um jejum de mais de um mês, com quatro empates e uma derrota. A última vitória foi em 20 de abril, sobre o Cobresal, pela Libertadores. É uma prova de fogo para a arrancada da Macaca.
Veja as informações do próximo jogo da Ponte:
Adversário: Corinthians
Local: Arena Corinthians, São Paulo
Data e horário: quinta-feira, 11h (horário de Brasília)
Escalação provável: João Carlos, Jeferson, Douglas Grolli, Kadu e Reinaldo; João Vitor, Matheus Jesus e Ravanelli; Felipe Azevedo, Clayson e Wellington Paulista
Desfalques: Elton (lesionado) e Pottker (documentação)
Transmissão: Premiere, Premiere HD e PFCI (Jota Júnior e Maurício Noriega)
Arbitragem: Elmo Alves Resende Cunha (GO), Fábio Rogério Baesteiro (SP) e Bruno Salgado Rizo (SP)
Fonte: Globo Esporte