Mato Grosso

Polícia Militar reforça policiamento com deflagração da Operação Aquilae IX

Published

on

A Polícia Militar de Mato Grosso deflagrou, na tarde desta segunda-feira (02.12), a Operação Aquilae IX, para reforçar o policiamento no âmbito do Programa Tolerância Zero ao Crime Organizado, lançado pelo Governo do Estado na última segunda-feira (25.11). O lançamento da operação, realizada por meio do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), ocorreu na Praça Cultural do CPA I, em Cuiabá.

A ação terá duração de 20 dias e contará com apoio do Comando de Policiamento Especializado (CPE), Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer-MT).

O sub-chefe do Estado-Maior da PM, coronel José Nildo ressaltou que a operação tem o intuito de fortalecer as ações do policiamento tático e ostensivo no combate às organizações criminosas no Estado.

“Gostaria de parabenizar a ação da Rotam em lançar essa operação junto do programa do Governo do Estado no enfrentamento às organizações criminosas em Mato Grosso. Vamos intensificar ainda mais nosso policiamento, principalmente nas rodovias estaduais, por meio do Batalhão de Trânsito, Ambiental, Comando de Policiamento Especializado e do Ciopaer com intuito de resgatar a sensação de segurança”, afirmou coronel José Nildo.

Leia mais:   Programa SER Família abrange os 142 municípios de MT; veja passo a passo de como se credenciar

O comandante da Rotam, tenente-coronel Tiago Costa Gomes, destacou que a deflagração da operação faz parte do cronograma do curso 9º Curso de Operações Rotam (COR), lançado em setembro deste ano, que conta com 67 policiais militares de Mato Grosso e Rondônia na turma.

“Serão mais de duas semanas de um estágio supervisionado, e, nesse período, também levaremos a Operação Aquilae IX para os municípios de Sorriso e Tangará da Serra, locais de maiores índices criminais por parte da atuação de organizações criminosas no estado. Essa é oportunidade dos militares colocarem em prática todos os conhecimentos adquiridos durante o curso e exercer o patrulhamento tático no enfrentamento ao crime organizado”, pontuou

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Governo de MT envia doações para famílias atingidas por enchentes no interior do Estado

Published

on

O Governo de Mato Grosso está enviando, na manhã desta quarta-feira (15.01), materiais e donativos para auxílio às famílias afetadas pelas enchentes que atingiram os municípios de Rio Branco e Salto do Céu nessa terça-feira (14).

“O governador Mauro Mendes determinou que prestássemos toda a ajuda necessária aos municípios afetados pelas chuvas intensas, e estamos enviando dois caminhões com doações para atender as famílias que foram diretamente atingidas pelas enchentes nesses municípios. O Governo do Estado está pronto para auxiliar no que for preciso”, afirmou o superintendente de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel BM Luís Cláudio Pereira da Cruz.

Conforme o levantamento da Defesa Civil junto aos municípios, 170 famílias foram atingidas pelas chuvas, sendo 155 em Rio Branco e 15 em Salto do Céu.

Por meio da Defesa Civil, serão entregues 120 kits dormitório (travesseiro, lençol, fronha), 120 colchões, 100 caixas d’água e 1,5 tonelada de roupas. Nos próximos dias, a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) também fará a entrega de kits de alimentos e de higiene.

Leia mais:   Polícia Militar prende homem com 77 quilos de maconha em Rondonópolis

9A3A8756

Duas equipes da Defesa Civil já estão atendendo os municípios de Rio Branco e Salto do Céu desde terça-feira, realizando o levantamento de danos e mapeamento das áreas de risco.

Já nesta quarta-feira, além das entregas das doações aos municípios, o Governo do Estado realiza uma reunião no gabinete de crise em Rio Branco, com representantes da Prefeitura, Defesa Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Também devem participar representantes das Secretarias de Infraestrutura e Logística (Sinfra) e de Meio Ambiente (Sema).

De acordo com o superintendente de Defesa Civil, o objetivo é verificar as necessidades levantadas pelos municípios da região, como danos em pontes e estradas, e fazer um mapeamento de rotas alternativas para a população.

A Defesa Civil ainda vai auxiliar os municípios na decretação de situação de emergência e solicitação de homologação estadual e federal.

Alto Paraguai

Em Alto Paraguai, cerca de 60 famílias foram atingidas pelas enchentes dessa terça-feira. O Corpo de Bombeiros faz o atendimento na região e levantamento de danos.

O município já possui kits dormitórios, caixas d’água e colchões para situações de emergência, que foram entregues pela Defesa Civil.

Leia mais:   Polícia Civil e Corpo de Bombeiros localizam mais uma ossada em cemitério clandestino

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso

Inscrições de processo seletivo da Seduc para contratar militares da reserva encerram nesta quarta-feira (15)

Published

on

As inscrições para um processo seletivo simplificado, destinado à formação de cadastro de reserva para contratação temporária para atender as escolas estaduais participantes do Programa Escolas Estaduais Cívico-Militares, encerram às 18h desta quarta-feira (15.01).

Para participar deste processo seletivo, são requisitos a formação específica para os perfis profissionais mencionados no edital. Clique aqui para se inscrever.

Podem participar militares da reserva remunerada das Forças Auxiliares (Polícia Militar ou Corpo de Bombeiros Militar), ou das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica).

Fica assegurada às pessoas portadoras de deficiência o percentual de 10% (dez por cento) das vagas a serem oferecidas. O candidato com deficiência participará do processo seletivo em igualdade de condições com os demais candidatos.

Os candidatos classificados poderão atuar em unidades escolares da Rede Pública Estadual transformadas no modelo de gestão Cívico-Militar, vinculadas à Diretoria Regional de Educação (DRE) escolhida no ato da inscrição.

Para as funções de Apoio Técnico Especializado Cívico-Militar Nível 01 e Apoio Técnico Especializado Cívico-Militar Nível 02, com formação de nível superior, a remuneração é de R$ 6.175,25.

Leia mais:   Polícia Militar frustra tentativa de roubo em chácaras e prende quadrilha em Várzea Grande

Já para a função de Inspetor Cívico-Militar-Nível Suporte e Apoio, com formação de Ensino Médio, a remuneração é de R$ 3.944,05. Para ambas as funções, a carga horária é de 40 horas semanais.

A coordenadora das Escolas Militares e Cívico-Militares do Estado, tenente-coronel Nágila Brandão, detalhou que até o momento para apoio nível 01 já foram inscritos 70 interessados. Para apoio nível 02, 112 concorrentes e para inspetor 362 pessoas.

Processo seletivo

O processo seletivo se dará por meio da realização de avaliação curricular e curso de formação. O cadastro de reserva assegurará apenas a expectativa de direito à contratação, condicionada à eventual e real necessidade da escola inserida no Programa de Escolas Estaduais Cívico-Militares. Portanto, não há a obrigação de aproveitamento imediato dos candidatos classificados.

Os militares contratados nos moldes previstos neste edital não serão considerados, para todos os fins, como profissionais da educação básica, nos termos do disposto no artigo 61 da Lei Federal nº 9.394/1996 e no artigo 2º da Lei Complementar Estadual nº 50/1998.

Leia mais:   Polícia Militar prende homem com 77 quilos de maconha em Rondonópolis

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana