Connect with us

Cuiabá/MT. A PF deflagrou neste sábado (16/7) a Operação Alfeu VI, que visa dar cumprimento à decisão judicial que determina a desocupação da área atingida por garimpeiros, bem como apreensão de maquinários e utensílios que são utilizados na atividade de garimpagem ilegal.

Concomitantemente, o Exército Brasileiro irá atuar em conjunto com a Polícia Federal, Funai e Força Nacional na Terra Indígena Sararé, localizada entre os municípios de Conquista D’Oeste/MT, Nova Lacerda/MT, Pontes e Lacerda/MT e Vila Bela da Santíssima Trindade/MT.

Incialmente serão realizadas buscas por instrumentos e maquinários utilizados pelos criminosos. Caso sejam encontradas máquinas em boas condições e que sejam passíveis de serem retiradas do meio da mata, serão apreendidas e destinadas às prefeituras dos municípios vizinhos à área degradada.

No segundo momento, será realizada a destruição, bem como a inutilização de bens sem valor monetário expressivo ou de difícil/impossível remoção que forem encontrados em toda a extensão da Terra Indígena Sararé.

Após o encerramento das atividades em campo, as investigações terão continuidade para identificar os financiadores dessa atividade ilegal e descapitalizar toda organização criminosa que, ao usurpar ouro de origem ilegal, financiam diretamente a degradação do meio ambiente, afetam a população indígena na região e poluem os rios que abastecem os municípios. Isso gera enorme dano social, além do desequilíbrio no mercado financeiro.

Leia mais:   Guerra de facções - Na fronteira que tem Cáceres como município polo saltou de 23 para 43 homicídios em 1 ano

 

Comunicação Social da Polícia Federal em Mato Grosso

cs.srmt@pf.gov.br

Comentários Facebook

Polícia Federal

PF cumpre mandados de busca no âmbito da Operação Cupincha em Cuiabá/MT

Published

on

OPERAÇÃO PF

PF cumpre mandados de busca no âmbito da Operação Cupincha em Cuiabá/MT

Estão sendo investigados contratos da área de saúde do município

Cuiabá/MT – A Polícia Federal realizou nesta segunda-feira (1/8) o cumprimento de mandados judiciais de busca e apreensão na Secretaria Municipal de Saúde do Município de Cuiabá e Empresa Cuiabana de Saúde Pública, no âmbito da Operação Cupincha.

Os mandados, que foram expedidos pela 5ª Vara Federal da Seção Judiciária de Mato Grosso, têm o objetivo de obter processos de pagamento decorrentes de aquisições sem cobertura contratual, bem como dados de tramitação de documentos e da execução orçamentária e financeira das despesas, na importância de mais de R$ 7 milhões.

As informações haviam sido formalmente solicitadas ao órgão e à empresa pública, contudo, ou não se obteve resposta, ou a resposta revelou novas incongruências que devem ser esclarecidas no contexto da investigação.

As investigações continuam para a apuração da materialidade, autoria e circunstâncias relacionadas com as práticas delitivas investigadas.

Leia mais:   Em Cáceres: Homem que teve identidade usada tenta anular processo

 

Comunicação Social da Polícia Federal em Mato Grosso

Comentários Facebook
Continue Reading

Polícia Federal

PF apreende cerca de 25 kg de cocaína em Nobres/MT

Published

on

Nobres/MT – A Polícia Federal efetuou no fim da noite da segunda-feira, 25/7, com apoio do Corpo de Bombeiros, a prisão de um motorista com 25 kg de cocaína durante uma abordagem de rotina na rodovia no município de Nobres/MT.

Durante a abordagem de um veículo, o homem, de 27 anos, apresentou nervosismo levantando suspeitas. A partir daí os policiais realizaram um uma minuciosa inspeção do veículo e perceberam o odor da droga vindo da carroceria da caminhonete. A droga estava escondida na lataria do veículo, tendo sido inclusive realizada a solda dela.

A retirada da droga começou a ser feita pela lanterna traseira, porém não foi possível retirar todos os tabletes, sendo necessário cortar a lataria, o que contou com o apoio do Corpo de Bombeiros.

Durante o depoimento, o suspeito negou ter conhecimento da presença da droga no veículo. Afirmou que teria ido a Rondônia para comprar o veículo, mas não foi encontrado em seu poder qualquer documentação que comprovasse o fato.

A Polícia Federal, a partir de agora iniciará uma investigação para apurar os responsáveis pela droga, bem como origem de destino.

Leia mais:   Magistrada autoriza leilão de fazenda supostamente utilizada para o tráfico de drogas

 

Comunicação Social da Polícia Federal no Mato Grosso

Contato: (65) 99284-8987 / (65) 3927-9410

Comentários Facebook
Continue Reading

Mais Lidas da Semana