Mato Grosso
Polícia Civil procura autor de homicídio de morador de rua em Rondonópolis
A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Rondonópolis procura pelo autor de um homicídio ocorrido no mês passado na cidade. A vítima foi morta com golpes de pedra na cabeça.
Janderson Araújo Félix Pereira, de 26 anos, foi identificado como autor do homicídio registrado no dia 20 de outubro. A DHPP foi acionada após o corpo da vítima ser localizado em um barracão abandonado, no bairro Jardim Tropical.
A vítima foi identificada como Paulo Sérgio Alves, de 46 anos de idade, e apresentava ferimentos na cabeça. Ao lado do corpo foi encontrada uma pedra com manchas de sangue que, provavelmente, foi utilizada para agredir a vítima enquanto ela dormia no local. Paulo Sérgio ficava no local abandonado junto com outras pessoas em situação de rua.
Após várias diligências, a equipe policial conseguiu identificar o autor do homicídio. A motivação do delito ainda está em apuração.
A DHPP representou pela prisão temporária de Janderson Pereira, que foi decretada pela 1ª Vara Criminal de Rondonópolis.
Informações que possam colaborar na localização do autor do homicídio podem ser repassadas ao telefone da DHPP: (66) 98156-0028 ou no disque denúncia 197. O sigilo é garantido.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Operação Gambino cumpre 27 mandados contra grupo criminoso que furtou cargas agrícolas no sul de MT
A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Rondonópolis deflagrou, nesta manhã de segunda-feira (09.12), a Operação Gambino, contra um grupo criminoso envolvido no furto de cargas agrícolas na região sul do Estado. Foram decretados 16 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, e outros 11 de bloqueios de contas bancárias dos envolvidos.
O principal alvo, A.N.P., de 34 anos, já foi investigado anteriormente pela Derf de Rondonópolis na Operação Grãos de Areia, de 2022, quando a unidade policial identificou uma organização criminosa envolvida no furto, estelionato e fraude de cargas de soja e farelo de soja no terminal ferroviário da região sul, responsável pelo escoamento de grande parte da produção agrícola estadual.
As investigações da Polícia Civil apontam que A.N.P. é um dos maiores receptadores de cargas agrícolas na região sul de Mato Grosso.
As ordens judiciais foram deferidas pela 2a Vara Criminal de Rondonópolis.
Furto de cargas de milho
A Derf iniciou a apuração a partir do registro de um furto de quatro cargas, que totalizaram 214 mil quilos de milho, de uma fazenda na região de Rondonópolis, em novembro do ano passado.
Para carregar o produto, os criminosos contaram com a colaboração de um classificador de uma empresa de grãos que forjou as ordens de serviço para que os caminhões envolvidos no esquema pudessem entrar na fazenda e carregar o milho, que seria destinado pela fazenda da vítima a um conglomerado do agronegócio.
Após a empresa compradora dos grãos fechar a venda, o motorista que vai fazer o transporte cadastra o veículo, o nome da empresa transportadora, CNH e o o tipo de frete e, então, é habilitada a ordem de serviço para que seja feito o transporte. No caso do furto das cargas de milhos, os quatro caminhões apresentaram ordens de serviço falsificadas na fazenda.
Família no crime
A investigação apontou que membros de uma mesma família estão envolvidos na associação criminosa formada para furtar cargas agrícolas na região de Rondonópolis. Pai, irmão e a esposa de A.N.P. estão entre os investigados no esquema do furto de cargas.
A Derf apontou que A.N.P., mesmo após investigado na Operação Grãos de Areia, continuou na prática criminosa com o furto e receptação de cargas agrícolas e, desta vez, ainda atuando com a lavagem de dinheiro com as empresas transportadoras em nome dos familiares.
Em setembro do ano passado, os mesmos criminosos – pai, filho e nora – usaram caminhões das transportadoras em nomes deles para cometer o mesmo tipo de furto de carga, desta vez, no município de Guiratinga. Na ocasião, foram levadas duas cargas de uma fazenda da região e para a liberação do produto foram suados também documentos falsos.
A Polícia Civil identificou que três, das quatro carretas usadas para furtar a carga de milho, estão em nome de empresas de transportes que pertencem aos investigados – o principal investigado, seu pai e a sua esposa.
A.N.P. tem uma larga ficha policial, com 19 registros criminais. “Mesmo após ser alvo de uma operação que identificou um grande esquema de desvio, furto e adulteração de cargas agrícolas, em 2022, ele continuou a atuação criminosa, desta vez com a participação de familiares no furto e receptação das cargas – como soja, milho e fertilizantes – e na lavagem de dinheiro”, apontou o delegado Santiago Sanches.
Operação Gambino
O nome da operação faz referência a uma das mais conhecidas famílias da máfia de Nova Iorque, com atuação na cidade norte-americana desde o início do século 20 e ramificações em diversas atividades criminosas.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Polícia Militar conduz mais de 470 pessoas às delegacias durante a 2ª edição da Operação Tolerância Zero
Mais de 470 pessoas foram conduzidas à delegacia durante a 2ª edição da Operação Tolerância Zero, realizada pela Polícia Militar de Mato Grosso entre esta sexta-feira e domingo (06 a 08.12). A operação empregou 1.330 militares, reforçando o policiamento nos 142 municípios do Estado, com 467 viaturas quatro rodas e outras 26 motocicletas.
Conforme a Superintendência de Planejamento Operacional e Estatística da Polícia Militar (SPOE), 477 pessoas foram levadas às delegacias, sendo 210 em flagrante. Foram registradas, ainda, 75 ocorrências relacionadas ao tráfico e uso ilícito de drogas.
Durante a operação, os militares percorreram 1.385 bairros e realizaram abordagens em 771 bares e comércios por todo Estado.
A Polícia Militar abordou 23 pessoas com mandados de prisão em aberto e apreendeu 12 armas de fogo e cinco simulacros. Ainda, nove veículos que haviam sido roubados ou furtados foram localizados em todo Estado.
Os militares também registraram 18 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) envolvendo crimes de menor potencial ofensivo.
Operação Tolerância Zero
A segunda semana da Operação Tolerância Zero ocorreu em todos os 15 Comandos Regionais da Polícia Militar de Mato Grosso e teve como objetivo intensificar a presença e atuação dos militares em todo o território estadual, em pontos com maiores índices de ocorrências envolvendo integrantes de organização criminosa.
As ações ostensivas e repressivas foram realizadas pelas equipes dos batalhões de área dos municípios e pelas unidades especializadas, por meio dos Batalhões de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Operações Especiais (Bope), Regimento de Policiamento Montado (Cavalaria), Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), Proteção Ambiental (BPMPA), além das unidades da Força Tática e da Companhia de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (Raio).
Fonte: Governo MT – MT
-
Destaque6 dias ago
Forças Armadas publicam regras sobre alistamento militar feminino obrigatório
-
Cáceres e Região5 dias ago
Em Cáceres – Revenda clandestina de gás de cozinha se alastra colocando em risco a população
-
Cáceres e Região6 dias ago
AÇÃO NA FRONTEIRA – Forças de segurança apreendem 113 tabletes de cocaína em veículo; prejuízo ao crime é de R$ 2,2 milhões
-
Cáceres e Região6 dias ago
Caravana de Natal da Coca-Cola estará em Cáceres na sexta-feira
-
Cáceres e Região3 dias ago
Desde a pandemia – PF desarticula esquema de fraude que desviou verba do SUS no Hospital Regional de Cáceres
-
Cáceres e Região5 dias ago
Prefeita de Cáceres reforça preocupação com crise hídrica e alerta para conscientização ambiental
-
Cáceres e Região4 dias ago
Servidores terceirizados da empresa Bem Estar que prestam serviços a Autarquia Águas do Pantanal em Cáceres, cruzam os braços
-
Destaque4 dias ago
Ganhador de R$ 201 milhões da Mega-Sena morre 24 dias após retirar prêmio em Cuiabá