Mato Grosso

Polícia Civil prende ladrão de celular menos de 24 horas após roubo e recupera aparelho

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A Polícia Civil prendeu, nesta quinta-feira (30.10), um homem, de 28 anos, investigado por roubar o celular de uma jovem, de 20 anos, próximo à casa dela, no Bairro Vila Ipase, em Várzea Grande. A prisão foi realizada pela equipe da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Várzea Grande (Derf-VG) menos de 24 horas após o crime.

O roubo ocorreu nessa quarta-feira (29.10), por volta das 23h30. A vítima estava chegando da faculdade quando foi abordada pelo suspeito, que a empurrou tentando entrar na casa dela, enquanto ameaçava matá-la.

O homem puxou a bolsa da vítima pela alça, que arrebentou, e a vítima e o celular dela caíram no chão. O suspeito pegou o aparelho e fugiu, deixando um chinelo para trás no local.

Investigação

Após o crime, a vítima procurou a Polícia Civil e registrou um boletim de ocorrência. A equipe da Derf-VG deu início às investigações imediatamente e localizou o celular em uma sala comercial, que estava em reforma.

O proprietário permitiu a entrada dos policiais civis e indicou quem eram as pessoas que estavam trabalhando no local, fazendo um forro de gesso, sendo que dois deles eram irmãos. Em seguida, os policiais foram ao local do crime com a vítima e encontraram o chinelo deixado pelo suspeito, que tinha sinais de gesso.

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Diante do apurado, a equipe foi até a casa dos irmãos que trabalhavam na obra em que o celular da vítima foi localizado e um deles confessou o roubo, alegando que estava embriagado no momento do crime. A camiseta utilizada por ele no momento do assalto foi apreendida.

Ele foi encaminhado para a delegacia e autuado em flagrante por roubo.

Fonte: Governo MT – MT

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Mato Grosso

Polícia Civil e Vigilância Sanitária fiscalizam mercados em Poconé

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A Polícia Civil, em conjunto com a Vigilância Sanitária Municipal, realizou uma operação de fiscalização com o objetivo de apurar a comercialização de produtos alimentícios em desacordo com as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A ação ocorreu nesta quarta-feira (12.11), em Poconé.

A investigação teve início após comunicação da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) que, em diligências preliminares, identificou diversos estabelecimentos manipulando, comercializando e distribuindo produtos alimentícios como embutidos e laticínios sem o selo de inspeção sanitária, número de lote ou identificação da origem e do fabricante.

A inspeção foi realizada em cinco supermercados situados na cidade, com a apreensão de uma quantidade substancial de produtos, como queijo, salame, presunto, entre outros, que estavam sendo comercializados sem a devida origem legal, configurando risco iminente à saúde pública dos consumidores.

Foi instaurado procedimento investigatório com o propósito de apurar a conduta dos produtores, bem como a responsabilidade dos representantes dos supermercados envolvidos.

Os produtos apreendidos foram descartados pela Vigilância Sanitária.

Fonte: Governo MT – MT

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Mato Grosso

Professora da Rede Estadual afirma que 2º dia do Enem exigirá interpretação integrada entre textos, tabelas e gráficos

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O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, com as provas de matemática e de ciências da natureza, vai exigir uma interpretação integrada entre textos, gráficos e tabelas. É o que avalia a professora de matemática, Alessandra Silva, da Rede Estadual.

“O Enem contextualiza temas das duas áreas em problemas práticos e situações do cotidiano. É fundamental que os alunos estejam bem preparados e atentos. O exame costuma exigir uma interpretação integrada entre textos, gráficos e tabelas”, pontua.

Serão 90 questões de múltipla escolha, sendo metade delas de matemática e suas tecnologias, e a outra metade de ciências da natureza, no segundo dia de prova do Enem.

Para Alessandra, os conteúdos de matemática que merecem mais atenção são aritmética e álgebra (porcentagem, razão e proporção, regra de três, equações), geometria (plana e espacial), estatística e probabilidade (média, moda, mediana, gráficos) e funções (1º e 2º grau).

“Esses temas são recorrentes no cotidiano escolar e, por isso, são muito explorados no Enem. Para se preparar adequadamente, os alunos devem focar nos itens que apresentam maior dificuldade e revisar também os conteúdos que já dominam”, completa.

Alessandra recomenda também que, nos dias do exame, os candidatos se concentrem nas informações apresentadas para facilitar a organização e a gestão do tempo durante o teste. “Essa abordagem estratégica é vital para maximizar a performance e garantir um bom resultado”, destaca.

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O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, lembra que os estudantes podem ter mais uma chance de revisar conteúdos, participar de palestras motivacionais e atividades culturais, além de receberem o kit de provas, com os aulões presenciais que serão realizados nesta sexta-feira (14.11), das 12h às 18h, na Fatec Senai de Cuiabá e no Senai Várzea Grande.

“Além de reforçar as dicas para garantir um bom desempenho nas provas, como as citadas pela professora Alessandra, os aulões de véspera do Pré-Enem Digit@l MT objetivam proporcionar aos estudantes a revisão de conteúdos essenciais”, disse.

Os aulões serão transmitidos pelo canal oficial da Seduc no YouTube e poderão ser acessados por todos os estudantes das redes pública e privada. “Em Mato Grosso, mais de 80 mil pessoas se inscreveram para o Enem e, desse total, 73% são estudantes matriculados ou oriundos de escolas públicas. Todos, independentemente das suas redes, poderão acessar o conteúdo que ficará disponível no YouTube”, disse.

Pré-Enem Digit@l MT

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Mais de 27 mil estudantes da Rede Estadual se preparam para as provas por meio do Pré-Enem Digit@l MT, um cursinho preparatório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), para preparar alunos para as provas do Enem.

Cada estudante inscrito recebeu material pedagógico específico contendo exercícios e simulados para utilizar durante os nove meses do curso iniciado em março nos polos regionais de Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Cuiabá, Diamantino, Juína, Matupá, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.

As aulas ocorreram tanto presenciais quanto online, com suporte da plataforma da Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH), além de outras plataformas parceiras, com acompanhamento de professores da rede estadual selecionados para atuarem no projeto.

O Pré-Enem Digit@l MT faz parte das 30 políticas educacionais que compõem o Plano EducAção 10 Anos, que visa colocar a rede estadual entre as cinco redes mais bem avaliadas do país até 2032.

Fonte: Governo MT – MT

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