Mato Grosso
Polícia Civil desmantela grupo criminoso especializado em furtos a apartamentos residenciais
A Polícia Civil desmantelou, nesta sexta-feira (19), um grupo criminoso especializado em furtos a apartamentos. Dois deles foram detidos, em Cuiabá, pela Delegacia de Roubos e Furtos (Derf). Outros dois foram presos em Rosário Oeste, com apoio da Polícia Militar.
Inicialmente, a Polícia Civil obteve informações de que dois homens estariam tentando invadir prédios residenciais na região do bairro Goiabeiras, na Capital.
Diante das informações, foi iniciada uma investigação, que culminou na prisão de um jovem de 18 anos e na apreensão de um menor de 17. Ambos foram detidos em flagrante delito e conduzidos até a delegacia para os devidos esclarecimentos. Durante a investigação, a equipe policial conseguiu confirmar que se tratava de um grupo criminoso composto por quatro indivíduos, provenientes de São Paulo, especializados em praticar furtos com esse modus operandi.
“Esse grupo age da seguinte forma: eles obtêm informações pessoais das vítimas, como nome, endereço e número do apartamento. Daí, vão até as moradias delas. Muitas vezes, acabam conseguindo acesso ao interior dos prédios ou condomínios e tentam praticar o furto. Por isso, a importância de as portarias estarem atentas e não liberarem a entrada de pessoas apenas com a confirmação dessas informações, mas sim com a devida autorização do morador”, explicou o delegado da Derf, Daniel Machado.
Diante dessas informações, a Derf deu prosseguimento à investigação, conseguindo identificar, na cidade de Rosário Oeste, os demais integrantes do grupo criminoso, bem como o veículo utilizado por eles. Em seguida, as informações foram repassadas à Polícia Militar do município, que procedeu à abordagem do veículo e à prisão de outros dois indivíduos.
Após a prisão, a dupla foi conduzida à Derf, em Cuiabá, para os devidos procedimentos legais.
Os quatro detidos foram ouvidos e estão à disposição da Justiça. Três deles devem responder por furto qualificado, associação criminosa e corrupção de menores. O menor de idade deverá responder por ato infracional análogo aos crimes de furto qualificado e associação criminosa.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Governo de MT avança nas tratativas para comercialização de créditos de carbono
O Governo de Mato Grosso está com as negociações bem avançadas para dar início à comercialização de crédito de carbono no Estado. Na manhã desta terça-feira (23.9), em uma das reuniões da Semana do Clima de Nova Iorque, nos Estados Unidos, a secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, reforçou a importância da validação dos dados sobre o estoque de carbono de Mato Grosso.
“Estamos trabalhando com a nossa equipe, junto com a PCI e parceiros, para termos segurança jurídica e, assim, avançarmos no início da comercialização. Com a Emergent discutimos os próximos passos para concretizar a comercialização”, explicou a secretaria.
Ainda segundo Mauren, o Estado poderá se beneficiar com os ativos que dispõe, conquistados pela política de combate ao desmatamento ilegal e as ações contra os incêndios florestais, desenvolvidas pelo Governo de Mato Grosso.
“Estamos a poucos passos de finalizar esse trabalho e podermos colocar no mercado os nossos créditos. Esse é um trabalho de muitas mãos e que estamos conseguindo tirar do papel”, reforçou.
Para o promotor de justiça, Marcelo Vachiano, essa estratégia é importante para estimular a preservação ambiental e consequentemente melhorar a qualidade de vida da população mato-grossense. “Precisamos acompanhar essas tratativas para que a melhor solução seja colocada a mesa para tomada de decisão”, enfatizou.
Também participaram da reunião a secretária de Comunicação, Laice Souza, a secretária adjunta de Recursos Hídricos da Sema, Lilian Ferreira dos Santos, e servidores do Governo do Estado.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Corpo de Bombeiros socorre criança presa em banheiro de escola
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) socorreu, nesta segunda-feira (22.9), uma criança de sete anos que ficou presa no banheiro de uma escola, no município de Sinop (a 480 km de Cuiabá).
A equipe do 4º Batalhão Bombeiro Militar (4º BBM) encontrou a vítima deitada no chão, com a região da cintura presa na parte inferior da divisória de granito do banheiro. Ela estava estável, consciente e comunicativa.
Para fazer o resgate da criança, foram usados equipamentos para levantar e apoiar a divisória com segurança. A criança foi protegida com uma capa, capacete e outros materiais para evitar machucados.
Após a elevação controlada, a vítima foi retirada, apresentando apenas escoriações nas costas. Não houve necessidade de atendimento médico e a criança permaneceu sob os cuidados de seus responsáveis.
Não há informações sobre as circunstâncias do acidente.
*Sob supervisão da SD Karine Miranda
Fonte: Governo MT – MT
-
Cáceres e Região6 dias ago
Treinador de goleiros do Cacerense agride Árbitro assistente em Jogo em MT
-
Cáceres e Região5 dias ago
Filho é denunciado por estuprar mãe de 72 anos em Cáceres
-
Cáceres e Região6 dias ago
ALMT promove, em Cáceres, audiência sobre feminicídio em Mato Grosso
-
Cáceres e Região6 dias ago
Polícia Militar apreende 160 tabletes de maconha, sete armas de fogo no Distrito de Caramujo
-
Cáceres e Região6 dias ago
Vereador de Figueirópolis D’oeste morre após sofrer descarga elétrica
-
Cáceres e Região4 dias ago
Cacerense demite treinador de goleiros acusado de agredir árbitro no estadual feminino
-
Cáceres e Região4 dias ago
Kaskata Flutuante se despede de endereço histórico para dar lugar à nova Orla de Cáceres
-
Cáceres e Região5 dias ago
Receita Federal em Cáceres apreende 200 Kg de explosivos em Pontes e Lacerda/MT