Mato Grosso
Polícia Civil cumpre prisão contra autor de tentativa de feminicídio
O autor de tentativa de feminicídio foi preso pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá, na quinta-feira (19.12), em ação para cumprimento de mandado judicial.
O investigado teve a ordem de prisão preventiva expedido pela Justiça, pelo crime de tentativa de homicídio qualificado (feminicídio).
Conforme apurado pela DEDM de Cuiabá, a vítima transexual mantinha um relacionamento amoroso com o suspeito, porém decidiu romper com o companheiro.
Por não aceitar o fim do relacionamento, o homem invadiu a casa da ex-companheira com uma barra de ferro e desferiu vários golpes contra ela.
A vítima foi socorrida para o hospital com o braço quebrado e perdeu parte dos movimentos de uma das mãos.
Diante do fato grave, a delegada titular da DEDM de Cuiabá, Judá Marcondes, representou pelo mandado de prisão preventiva contra o agressor.
Com a ordem decretada, os policiais civis diligenciaram e localizaram o suspeito na região do Distrito de Nossa Senha da Guia, zona rural da Capital.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Idosos de comunidade rural de Santo Antônio de Leverger aprendem a ler e escrever com o Programa Mais MT Muxirum
Com idades entre 50 e 70 anos, moradores da comunidade Agrovila das Palmeiras, na região da Serra de São Vicente, em Santo Antônio do Leverger, têm conquistado a alfabetização por meio do Programa Mais MT Muxirum.
O Mais MT Muxirum, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), é um programa de alfabetização de jovens e adultos que deixaram de estudar na infância e adolescência por algum motivo. A iniciativa oferece 270 horas de aulas, distribuídas ao longo de seis meses, com uma carga horária mínima de 10 horas semanais.
“Nunca tive a oportunidade de estudar, é a primeira vez que tenho contato com a escola. Estou feliz porque agora sei escrever o meu nome e sei contar dinheiro”, disse a moradora Lourdes da Silva, de 60 anos.
Para a alfabetizadora Rosineide da Silva, de 35 anos, é gratificante o ato de ensinar pessoas idosas a escrever palavras simples, ou até mesmo saber identificar o valor de cada nota de dinheiro. Ela é sobrinha de Maria de Lourdes.
“2024 foi o primeiro ano no qual trabalhei como alfabetizadora e foi a melhor escolha. Recebi a proposta da nossa coordenadora, aceitei e começamos a fazer a busca ativa pelos alunos que realmente precisavam e queriam. Como aqui na comunidade todos conhecemos um ao outro, então, não ficou difícil”, explicou Rosineide.
Segundo a coordenadora do projeto na Agrovila, Vanessa Goncalves Garcia, por se tratar de uma comunidade rural, muitos moradores não tiveram a oportunidade de estudar. “Hoje, temos alunos de 71 anos, por exemplo, que estão felizes da vida por saber contar dinheiro. O projeto Muxirum é uma transformação na vida das pessoas”, acrescentou.
Atualmente, na região da Agrovila das Palmeiras, são 25 alfabetizadores. 300 membros da comunidade rural já se inscreveram para a edição 2025 do programa. Todos compartilham o sonho de continuar os estudos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e conseguirem a formação de ensino médio.
É o caso da dona Joana Darker de Assis, de 61 anos, que planeja fazer o EJA, após ter aprendido a ler e escrever pelo MT Mais Muxirum.
“Quando era criança, não fui para escola porque tinha que ajudar meus pais na roça. Não tive acesso à escola. Então, em cada aula que temos hoje, eu valorizo, estou sempre disposta a aprender. Penso em me formar para poder dizer que tenho o ensino médio”, contou.
Há três anos como alfabetizadora pelo programa MT Mais Muxirum, Ediumar Costa, de 43 anos, afirmou que não é difícil ter uma formação mesmo com a idade avançada.
“Quando aceitei a missão achei que eu ia ensinar, mas acaba que eles me ensinam muito mais. São pessoas já vividas, que têm dificuldades no aprendizado, mas que têm esforço para aprender e não colocam dificuldade”, finalizou.
Mais MT Muxirum
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), por meio do Projeto MT Mais Muxirum, trabalha com a meta de alfabetizar 17.436 pessoas com idade acima de 15 anos que, por algum motivo, deixaram de estudar.
Desde 2021, o projeto já alfabetizou 70 mil pessoas. Em 2024, mais de 18 mil participantes foram inscritos, abrangendo 142 municípios.
O investimento total do programa para 2025 é de R$ 16,4 milhões, somando um investimento total de R$ 47,7 milhões, desde 2021.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Polícia Penal prende mulher que tentava entrar com droga em penitenciária
A Polícia Penal prendeu, na manhã deste sábado (25.1), uma mulher, de 35 anos, que tentou entrar na Penitenciária Major PM Eldo Sá Corrêa, a “Mata Grande”, em Rondonópolis, com uma porção de droga.
Segundo o boletim de ocorrência, a suspeita iria visitar o marido, que está preso no local. Quando ela passou pelo scanner corporal, foi detectado um volume considerado suspeito. Por isso, ela foi direcionada para a revista corporal.
As policiais penais, que realizaram a revista, encontraram um pacote cilíndrico preto parcialmente introduzido nas partes íntimas da mulher.
Questionada, a suspeita ficou nervosa, mas confessou em voz alta que havia a droga Skunk, também conhecida como “supermaconha”, no pacote. O entorpecente seria entregue a seu marido.
A mulher foi levada para a delegacia e autuada por tráfico ilícito de drogas.
Fonte: Governo MT – MT
-
Destaque7 dias ago
Crise na Bolívia: GEFRON está na região e pronto para apoiar forças federais, diz SEJUSP
-
Destaque6 dias ago
Proprietários de Veículos Aéreos e Aquáticos em Mato Grosso Deverão Pagar IPVA até Junho de 2025
-
Cáceres e Região7 dias ago
Motorista embriagado é preso e 16 veículos são apreendidos durante blitz em Cáceres
-
Cáceres e Região7 dias ago
Governo federal vai leiloar 7 aeroportos de MT: Um deles é o de Cáceres
-
Cáceres e Região5 dias ago
Instituto Cometa entrega prêmio e promete doar 10 mil cestas básicas no Natal Solidário de 2025
-
Cáceres e Região4 dias ago
Acidente entre carreta e carro de passeio próximo à Sadia resulta na morte de médica cacerense
-
Cáceres e Região6 dias ago
São José dos Quatro Marcos: Polícia Militar prende em flagrante suspeito por tentativa de feminicídio
-
Cáceres e Região7 dias ago
Grave acidente entre ônibus e carreta deixa feridos na BR 070 em Cáceres