Mato Grosso

Polícia Civil cumpre buscas em apuração sobre homicídio de vítima sequestrada em Juruena

Published

on

Policiais da Delegacia de Juruena cumpriram, nesta quarta-feira (27.11), quatro mandados de busca e apreensão para esclarecer o homicídio de Edivaldo Sabino Torres, de 40 anos, morto em setembro deste ano.

De acordo com o delegado Lucas Pereira, as ordens judiciais foram cumpridas com o objetivo de colher informações que possam contribuir para o esclarecimento do homicídio.

Edivaldo foi encontrado morto, no dia 23 de setembro, em uma área rural de Juruena, com sinais de execução. A investigação aponta que o crime foi motivado por um possível acerto de contas envolvendo integrantes de uma facção criminosa, da qual a vítima fazia parte. A investigação identificou quatro integrantes do grupo diretamente envolvidos no crime.

Os policiais civis também localizaram um veículo, possivelmente usado para sequestrar a vítima.

O cumprimento das buscas contou com apoio de delegacias da Regional de Juína. As investigações seguem em andamento, com a análise dos materiais apreendidos.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:   Politec busca familiares de vítimas já sepultadas para conclusão de entrega de corpos

Mato Grosso

Documentário selecionado em edital da Secel resgata memórias e valoriza mestre da cultura em Poxoréu

Published

on

O município de Poxoréu se transformou em cenário de memória e emoção com a produção do documentário “O Menino e a Sanfona”, que foi viabilizado pelo edital de Fomento Audiovisual – edição Lei Paulo Gustavo, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Atualmente em fase de montagem e edição, o filme conta a trajetória de um mestre da cultura em Poxoréu, o baiano Natalino Alves de Sousa, sua relação com a música e garimpos de diamantes em Mato Grosso. As gravações ocorreram entre os dias 5 e 8 de abril.

Natural de Cabrália de Piatã, na Bahia, Natalino chegou em Poxoréu em 1955, a bordo de um pau de arara, e na bagagem trouxe sua inseparável sanfona “pé de bode”, que ganhou na adolescência e guarda há setenta anos. Desde que saiu de sua terra natal, nunca mais voltou à Bahia, e por isso a sanfona se tornou seu mais precioso elo com as origens — um símbolo de identidade, pertencimento e resistência.

O documentário recria com sensibilidade diversos momentos marcantes de sua trajetória: desde a chegada a Poxoréu e o primeiro contato com o instrumento, até a relação com os garimpos de cristais na Bahia e garimpos de diamantes em Mato Grosso.

Leia mais:   MT Hemocentro realiza o tratamento de 300 hemofílicos

As gravações registraram o impacto cultural e emocional que a música tem em sua vida, com direito a cenas tocantes no centro histórico da cidade, onde Natalino emocionou moradores ao tocar pelas ruas acompanhado de sua fiel cachorrinha, “Foca”.

Com direção de Éden Costa e co-direção de Wanderson Lana, a produção envolveu mais de 12 profissionais na equipe técnica, contou com mais de 30 figurantes e utilizou locações autênticas dentro do próprio município.

Além de “O menino e a Sanfona”, a produção audiovisual em Poxoréu está a pleno vapor, com outros projetos viabilizados também em editais do Governo de Mato Grosso, por meio da Secel. Entre as iniciativas estão o longa-metragem “Ensaio sobre a Verdade”, que está sendo gravado na cidade, e o curta-metragem “Passos por trás do Olhar”.

O edital MT Criativo da Secel, promovido em 2021, ainda possibilitou a implantação da Film Commission Rio dos Bororos. A iniciativa tem como objetivo atrair e incentivar produções audiovisuais na região. Entre algumas de suas atividades está o apoio na operação e na logística das gravações.

Leia mais:   Estudantes da rede pública ou bolsista integral em escola privada já podem pedir isenção da taxa do Enem

(Sob supervisão de Cida Rodrigues)

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso

Auto da Paixão de Cristo terá duas sessões nesta sexta-feira (18) na Arena Pantanal

Published

on

O público cuiabano terá duas oportunidades de vivenciar a emoção do Auto da Paixão de Cristo 2025 nesta Sexta-feira Santa (18.4). Realizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio do programa SER Família Fé e Vida, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, o espetáculo terá duas sessões, às 18h30 e às 21h.

A encenação, que prossegue até o domingo de Páscoa (20), tem proporcionado uma experiência inesquecível, marcada por lágrimas, reflexões e profunda comoção.

Maria Aparecida Souza, moradora do bairro Coophamil, em Cuiabá, já assistiu ao espetáculo e pretende retornar.

“Foi lindo demais! A encenação, os atores, tudo muito emocionante. Hoje vou levar minha filha e minha neta. Recomendo a todos que ainda não assistiram. Vale muito a pena”, afirma.

Foto: João Milano

Elizeu Figueiredo, morador do bairro Mapim, em Várzea Grande, também convida a população que ainda não assistiu para se emocionar.

“Eu ouvi falar muito bem e vim conferir. Impressionante a dedicação dos atores, o cenário, a mensagem… é algo realmente único! Quem ainda não teve oportunidade, corre, porque é uma experiência que fica marcada para sempre na memória e no coração. Não vão se arrepender”, diz Elizeu.

Leia mais:   Primeira-dama de MT convida população para assistir espetáculo da Paixão de Cristo na Arena Pantanal

A secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, coronel Grasi Paes, destaca a importância das duas sessões.

“A procura da população pelo Auto da Paixão de Cristo demonstra a força da fé e o sucesso do programa SER Família Fé e Vida. Oferecer duas sessões nesta sexta-feira amplia a oportunidade para quem ainda não assistiu, garantindo a todos a chance de vivenciar a emoção e a beleza deste espetáculo. É uma demonstração do nosso compromisso com a cultura e a espiritualidade do povo mato-grossense”, finaliza Grasi.

Mutirão da Cidadania

Além do espetáculo, o evento integrou o Mutirão da Cidadania, que também segue até domingo (20), das 14h às 18h, oferecendo serviços gratuitos à população, como emissão de segunda via de documentos, orientações diversas e atendimento psicológico voltado à promoção de direitos, preservação e fortalecimento de vínculos familiares, além de informações sobre o programa SER Família. A combinação da arte com o acesso a serviços essenciais reforça o compromisso do Governo de Mato Grosso com o bem-estar social.

Programação do Auto da Paixão de Cristo 2025

Leia mais:   Filhote de Anta resgatado em Ribeirão Cascalheira segue tratamento veterinário em Cuiabá

Sexta-feira (18.4): 18h30 e 21h

Sábado (19.4): 19h

Domingo (20.4): 19h

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana