Mato Grosso
PM intensifica policiamento no 2º turno da eleição em Cuiabá com mais 425 militares
A Polícia Militar de Mato Grosso intensificará as atividades no próximo domingo (27.10), em virtude da realização do segundo turno da eleição para candidato a prefeito de Cuiabá, com mais 425 militares. Outros 220 estarão em atividade de rotina. Ao todo, a Capital contará com 157 locais de votação.
O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Alexandre Corrêa Mendes, destaca que os 220 policiais militares que estarão em atividades de rotina farão policiamento tático e ostensivo, divididos em 147 viaturas e 12 motocicletas.
“As forças de segurança do Estado executaram um excelente trabalho no planejamento das eleições de 2024 em Mato Grosso e nesse segundo turno em Cuiabá não será diferente. A distribuição foi pensada de maneira estratégica para trazer a sensação de maior segurança para todos os eleitores”, afirmou coronel Mendes.
O subchefe de Estado-Maior Geral da PMMT, coronel José Nildo de Oliveira, ressalta que a eleição é o maior evento para exercício da democracia e cidadania e reforça que o foco é sempre pensar na segurança do eleitor.
“Sabemos a importância das Eleições e temos como missão manter a tranquilidade, ordem e inibir qualquer incidência de crimes, sejam eleitorais ou de outras naturezas. Por isso, fizemos um planejamento detalhado, com reforço de diversas equipes policiais”, comentou o coronel José Nildo.
O policiamento será realizado por meio dos Batalhões de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), incluindo o Pelotão de Choque; Operações Especiais (Bope), incluindo Esquadrão Anti-bombas e Canil; Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran) e Regimento de Policiamento Montado (Cavalaria), do 1º e 2º Comando Regional.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Classe produtiva comemora ação efetiva do Governo contra invasões de terra
Junto de representantes do Governo e das forças de Segurança, a classe produtiva comemorou a marca de 50 tentativas frustradas de invasão de terra em Mato Grosso.
O evento foi realizado na tarde desta segunda-feira (20.01), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.
Desde que o governador Mauro Mendes lançou a política de tolerância zero às invasões, em março de 2023, nenhuma tentativa de invasão de terra no estado teve êxito. Foram registradas tentativas em 25 cidades, com 255 pessoas conduzidas, 22 armas de fogo apreendidas e 34 armas brancas apreendidas.
“Essas tentativas foram frustradas por um trabalho extremamente eficiente e competente nas nossas forças de segurança da Polícia Civil, Polícia Militar. Foi frustrado porque esse trabalho é feito em parceria com os sindicatos, com as entidades, com todos aqueles que representam milhões de mato-grossenses que vivem em todo o nosso estado”, afirmou.
Mauro Mendes reforçou a importância do respeito ao direito à propriedade, em especial aqui em Mato Grosso, que é o estado que mais produz alimentos no país.
“Parabéns a todos. Aqui no estado de Mato Grosso nenhuma invasão vai se criar. Respeite quem tem propriedade, não importa se pequena, média ou grande. Todos precisam ter a segurança de ter a sua propriedade respeitada. Hoje nós comemoramos 50 invasões frustradas, porque aqui nenhuma vai se criar”, alertou.
Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), o compromisso do governo em combater as invasões de terra tem dado tranquilidade para toda a classe produtiva.
“Isso que o governador faz tem colocado a ordem no campo. Trouxe tranquilidade e conforto para todas as famílias que vivem no meio rural. Parabéns para a Polícia Militar, Patrulha Rural, porque não existia a patrulha, foi criação do governador Mauro Mendes também. Sabemos que a zona urbana tem mais problemas, mas também no meio rural a gente precisa ter atenção e sermos assistidos”, pontuou.
Também participaram do evento: os deputados estaduais Nininho e Dilmar Dal Bosco; os secretários de Estado Fábio Garcia (Casa Civil), Laice Souza (Comunicação), Cesar Roveri (Segurança), Mauren Lazzaretti (Meio Ambiente) e Vitor Hugo (Justiça); o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Fernando; a delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Maidel; o diretor executivo da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Decio Tocantins; o diretor executivo da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT), Wellington Andrade; o presidente do Forum Agro MT, Itamar Canossa; o presidente da Organização das Cooperativas do Brasil em Mato Grosso (OCB/MT), Nelson Piccoli; entre outros representantes do setor produtivo e das forças de Segurança.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Governador vai vetar projeto de lei que alterava sistema ambiental de MT
O governador Mauro Mendes anunciou nesta segunda-feira (20.1) que irá vetar integralmente o Projeto de Lei Complementar (PLC) 18/2024, aprovado pela Assembleia Legislativa e que alterava o sistema ambiental do Estado.
“Após ver o parecer técnico e ouvir os setores, decidi vetar 100% o projeto. Vamos constituir um grupo de trabalho nos próximos dias e, em até 90 dias, apresentaremos um novo projeto de lei, consistente, técnico, que respeite as legislações ambientais do país e traga mais segurança jurídica na interpretação e aprovação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no Estado”, explicou o governador.
A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, pontuou que a atualização é necessária, mas que deve ser analisada tecnicamente. Hoje, o IBGE tem uma base de referência melhor de análise para o CAR.
“A mudança de legislação tem que trazer mais simplicidade no processo, porém com segurança jurídica e técnica. Então, acredito que o grupo de trabalho vai estudar não apenas essa alteração, mas com regras de transição e também garantindo a proteção ambiental e a produção sustentável”, disse ela.
Durante a reunião com o setor produtivo e deputados estaduais, o autor do substitutivo aprovado pelos parlamentares, Nininho, destacou a importância de se resolver a situação com diálogo.
“Precisamos resolver essa questão com critérios claros para os técnicos da Sema e vamos adequar o que for necessário, até para evitar judicializações futuras. Então, vamos tratar esses critérios dentro do grupo de trabalho com o compromisso de encontrarmos um meio termo que proteja e atenda aos técnicos e aos produtores e respeite a legislação”, disse Nininho.
Fonte: Governo MT – MT
-
Cáceres e Região7 dias ago
Chuva deixa cidade de Rio Branco embaixo d’água; há notícia de uma pessoa desaparecida
-
Destaque6 dias ago
Lula sanciona lei que proíbe celular nas escolas; veja o que muda
-
Cáceres e Região6 dias ago
PRF flagra motorista portando substância proibida e transportando acessórios de celulares irregularmente em Pontes e Lacerda
-
Destaque5 dias ago
Gefron, Bope e Polícia Federal apreendem 420 quilos de cocaína em caminhão frigorífico
-
Cáceres e Região5 dias ago
Liberado antes de ser concluído asfalto da rua do Membeca é perfurado para obras complementares
-
Cáceres e Região7 dias ago
Seciteci inicia convocação de professores e técnicos classificados em processo seletivo
-
Carros e Motos7 dias ago
Detran orienta o condutor sobre como proceder em caso de dano ou perda da placa do veículo
-
Cáceres e Região7 dias ago
PONTES E LACERDA – Bombeiros socorrem vítima que caiu em vala de cerca de quatro metros de profundidade