Mato Grosso

PM apreende armas e munições de criminosos que invadiram imóvel em Poconé

Published

on

Policiais militares do Grupo de Apoio, do 4º Batalhão, apreenderam, na noite desta terça-feira (08.10), três revólveres calibre 38 e 14 munições, após confronto com três homens na MT-060, em Nossa Senhora do Livramento (39 km de Cuiabá).

Apenas dois foram identificados, sendo Walison Roberto da Silva, de 29 anos e Fernando Neves Oliveira da Silva, 36 anos. O trio, com diversas passagens criminais, não resistiu e veio à óbito.

Os policiais militares receberam informações de que os suspeitos de uma tentativa de furto em uma residência localizada no município de Poconé, na tarde de ontem, estariam escondidos na zona rural do município.

Os suspeitos teriam chegado até o imóvel em um veículo Ford Ecosport e estariam encapuzados. Eles arrombaram o portão da casa e invadiram o local. Assim que os policiais chegaram, eles correram pelos fundos do imóvel para uma região de mata.

O proprietário da casa alegou que não estava no local no momento da invasão. O homem ainda ressaltou que periodicamente compra ouro em pequenas quantidades e, nessa data, possuía aproximadamente 100 gramas guardadas em sua residência.

Leia mais:   Governo de MT nomeia 94 candidatos aprovados no concurso público da Polícia Civil

Os militares apreenderam o veículo utilizado pelos suspeitos e identificaram que a placa estava adulterada. O carro foi rebocado até a delegacia local.

Já na noite desta terça-feira, os militares receberam novas informações sobre a possível localização dos suspeitos. Uma testemunha informou que viu os homens saindo de uma região de mata e entrando em um veículo de carga modelo baú.

Após a denúncia, os policiais militares intensificaram o policiamento na região e se depararam com o veículo na MT-060, sentido a Nossa Senhora do Livramento. Com aproximação das equipes, o condutor saiu em alta velocidade, dando início a uma perseguição policial.

Durante a fuga, o motorista entrou em uma estrada vicinal. Os três suspeitos saltaram do carro em movimento, correndo a pé pelo mato e atirando contra os policiais, que logo revidaram.

Os suspeitos foram baleados e socorridos até uma unidade de saúde. No local, uma equipe médica constatou os óbitos. Além das armas, os policiais apreenderam chave de um veículo Ford.

Um dos suspeitos era monitorado por meio de tornozeleira eletrônica. O equipamento estava enrolado com um papel alumínio. O material apreendido foram encaminhados à delegacia.

Leia mais:   Polícia Militar lança Operação Fim de Ano nesta segunda-feira (09)

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Primeira-dama de MT recebe Medalha de Mérito das Forças do Brasil por trabalho voluntário e dedicação social

Published

on

A primeira-dama de MT, Virginia Mendes, foi agraciada nesta quarta-feira (12.12), na Câmara Municipal de São Paulo, durante a sessão especial oferecida pelo vereador Gilberto Nascimento, com a Medalha ‘Mérito das Forças do Brasil, Grau Cavaleiro’, da Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU (ABFIP), fundada e presidida pelo Dr. Walter Mello Vargas. A indicação foi feita pelo diretor de Relações Públicas da ABFIP, tenente Bispo, pelos relevantes serviços sociais dedicados pela primeira-dama do Estado de maneira voluntária.

As Forças de Paz do Brasil foram instituídas em novembro de 1956, por meio do Decreto nº 61/56, para integrar a Força Internacional de Emergência no Egito. Desde então, atuam em todos os continentes com o objetivo de preservar a memória das forças e projetar valores futuros. Com a Medalha da Ordem Mérito das Forças de Paz do Brasil – Grau Cavaleiro, a finalidade é premiar e reverenciar nobres atributos daqueles que tenham praticado ações humanitárias.

A primeira-dama Virginia Mendes agradeceu pelo reconhecimento e lembrou que a honraria aumenta ainda mais sua responsabilidade com as atividades voluntárias que exerce.

Leia mais:   Polícia Civil cumpre 40 buscas contra organização criminosa envolvida com tráfico de drogas e homicídios em Brasnorte

“Como primeira-dama de Mato Grosso, é uma honra receber esta honraria tão importante. Ela aumenta ainda mais a minha responsabilidade na missão voluntária que exerço. Agradeço toda a atenção dispensada pelo vereador Gilberto Nascimento e sua equipe; também agradeço ao Dr. Walter Mello, que se dedica de maneira intensa às ações de paz; e especialmente ao tenente Bispo por ter indicado meu nome. Essa homenagem ficará guardada para sempre em meu coração”, agradeceu Virginia Mendes.

O vereador Gilberto Nascimento destacou a importância do reconhecimento e das ações da primeira-dama Virginia Mendes. “O tema de paz é para todos nós, não tem limite. Se a gente tem a possibilidade de reconhecer essas pessoas, assim devemos fazer. Com imensa alegria, recebemos a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, que desenvolve um trabalho com reconhecimento internacional, como o trabalho que ela faz com o Parajiu-jitsu, coisas que a gente não imagina, mas tem uma primeira-dama de Estado preocupada com meninos e meninas que muitas vezes são esquecidos. É nos detalhes que a gente vê o coração de pessoas sérias e comprometidas. Parabéns ao Estado de Mato Grosso por ter a primeira-dama Virginia Mendes”, destacou o vereador.

Leia mais:   Jadilson, Presidente do Consórcio Nascentes do Pantanal e Prefeito de Curvelândia, Comenta Sobre Conquistas e Reeleição

“Parabéns, dona Virginia Mendes, pela merecida condecoração. Quando o tenente Bispo retornou de Mato Grosso, nos trouxe ótimas referências do seu trabalho voluntário. Essa honraria é mais que merecida”, declarou o presidente da ABFIP, Dr. Walter Mello.

“Essa é uma Comenda muito especial. Deus abençoe a senhora por todo o seu esforço e dedicação. Sua história será eternizada em nossa instituição”, ressaltou o tenente Bispo.

Na cerimônia, também foram homenageados os mato-grossenses: o artista plástico cuiabano e escritor Paulo Laurentino; a jornalista Lauristela Guimarães; e o prefeito eleito de Porto Estrela, Márcio Pescador.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso

“MT é referência na aplicação da Lei Anticorrupção”, destaca controlador-geral do Estado

Published

on

O secretário Controlador-geral, Paulo Farias, afirmou que Mato Grosso é referência nacional na aplicação da Lei Anticorrupção. Durante a primeira década de vigência da legislação, a Controladoria Geral do Estado (CGE) recuperou R$ 1,4 bilhão aos cofres públicos, valor que foi revertido em investimentos na saúde, educação e segurança pública, beneficiando diretamente a população.

“A CGE foi reconhecida pelo Conselho Nacional de Controle Interno como a segunda controladoria do país que mais aplicou a Lei Anticorrupção em número de processos. No entanto, em valores recuperados, somos disparadamente o primeiro colocado”, destacou Paulo Farias durante participação do Podcast MT Conectado.

O secretário Controlador-geral explicou que esse montante é proveniente de acordos de leniência, aplicação de multas e ressarcimentos. O valor recuperado foi revertido em investimentos na saúde, educação e segurança pública, beneficiando diretamente a população.

“É importante ressaltar que, embora esse número possa parecer abstrato, ele está sendo convertido em investimentos concretos, como parte da construção do Hospital Central, da sede da Polícia Judiciária Civil e de uma escola em Barão de Melgaço”, disse.

Leia mais:   Polícia Civil cumpre 40 buscas contra organização criminosa envolvida com tráfico de drogas e homicídios em Brasnorte

Farias também enfatizou que a recuperação desses recursos só foi possível graças às parcerias com o Ministério Público Estadual, a Polícia Judiciária Civil, o Poder Judiciário, a Procuradoria Geral do Estado e, principalmente, ao quadro de auditores da CGE.

Durante a entrevista, o secretário também destacou a manuntenção do Selo Diamante de Qualidade em Transparência Pública, a simplificação dos processos administrativos que resultou na redução de 90% do tempo médio necessário para firmar os Termos de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TCAC) em casos de infrações disciplinares menos graves cometidas por servidores, reconhecimentos nacionais e entre outras ações da CGE.

Além de relatar os avanços de 2024, Paulo Farias compartilhou ainda as perspectivas e metas para o próximo ano.

Apresentado pelos jornalistas Fernando Martins e Dhyego Rodrigues, o episódio completo está disponível no YouTube. Confira no link abaixo.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana