conecte-se conosco


Política

PL que cria regulamenta a existência de 'animais comunitários' em MT é aprovada na AL

Publicado


Foto: Fernanda Trindade

Foi aprovado na sessão ordinária desta quarta-feira (22), em segunda votação, o Projeto de Lei nº 726/2019 do deputado Ulysses Moraes que estabelece a existência do animal comunitário em Mato Grosso. Serão considerados tutores de um animal comunitário os responsáveis, os tratadores e os membros da comunidade que com ele tenham estabelecido vínculos de afeto e dependência e que se disponham voluntariamente a cuidar e respeitar os direitos desse animal. 

“Ficamos muitos felizes com essa aprovação, porque os animais abandonados nas ruas são da nossa responsabilidade. Estamos na luta pela causa animal e esse projeto ajuda também no combate aos maus-tratos. E essa é uma forma de aliviar o problema de animais abandonados no nosso estado”, disse Moraes. 

Além disso, a matéria cria casas para o abrigo desses pets. De acordo com a proposta, esses locais terão placas com a identificação ‘Animais Comunitários’. “Para abrigar esses animais, ficará permitida a colocação de casas em vias públicas, escolas públicas e privadas, órgãos públicos e empresas tanto públicas quanto privadas, com a autorização, é claro, do responsável pelo local”, destacou o parlamentar. 

Leia mais:   Dr. Gimenez comemora investimentos federais em municípios da região oeste

Só o município de Cuiabá, por exemplo, tem mais de 14 mil animais de rua e a quantidade está crescendo com a pandemia. Um balanço da Diretoria de Bem-estar Animal, da Prefeitura de Cuiabá, indica que, em média, 10% dos animais domésticos foram abandonados e perambulam pela cidade. “Por isso, precisamos dar mais atenção a esse problema e a criação dos animais comunitários pode amparar esses cães e gatos abandonados”, afirma o parlamentar. 

Vale destacar que os tutores deverão providenciar a identificação dos animais comunitários sob sua responsabilidade. “E para fazer a ideia funcionar, o poder público precisa fazer campanhas de conscientização do projeto, promover orientação técnica aos adotantes, registrar os dados do animal por meio de cadastro informatizado, dentre outros incentivos”, disse o deputado. 

Ulysses Moraes está atuando na causa animal desde o início do mandato. O parlamentar tem mais projetos de leis com essa temática e em maio deste ano lançou o disque-denúncia animal. Após o pedido de ajuda de várias organizações não-governamentais (ONGs), o parlamentar criou essa plataforma com o objetivo de fazer a interlocução com os órgãos competentes. “Já fizemos o resgate de um animal e a plataforma está funcionando muito bem no papel de interlocução com os órgãos responsáveis por fazer o resgate. Agora essa aprovação do PL dos animais comunitários já é um grande avanço para o Estado de Mato Grosso”, finalizou o deputado. 

Leia mais:   Deputado quer Programa de Percurso de Pacientes para portadores de neoplasia maligna de mama

Tem denúncia de maus-tratos?

Se você tiver alguma denúncia, o canal de atendimento do disque-denúncia animal é via telefone (65) 99967-8310 ou pelo link: ulyssesmoraes.com.br/resgateanimal. E mesmo com a existência do número, em casos urgentes, as pessoas podem comunicar também à Polícia Militar pelos 190.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook

Política

Jaciara recebe ambulância de emenda parlamentar

Publicado


Entrega de ambulância para Jaciara

Foto: HENRIQUE COSTA PIMENTA BRAGA

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) destinou emenda de R$100 mil para a Prefeitura de Jaciara comprar uma nova ambulância para atender a saúde pública. A entrega foi realizada na segunda (25) com a presença da prefeita Andreia Wagner, vereador Ivaneis Tamanho (MDB) e lideranças do município.

A ambulância atenderá tanto a demanda da cidade, quanto do Distrito de Selma, e será importante para desafogar o atendimento da saúde pública no Vale do São Lourenço. O pedido da ambulância foi feito pelo vereador Ivaneis Tamanho e todo o Diretório Municipal do MDB de Jaciara. O deputado comemorou mais uma emenda destinada a saúde do município e garante que irá continuar trabalhando pela região sudeste de Mato Grosso.

“Para comemorar o aniversário de Jaciara estamos realizando a entrega desta ambulância que tem contrapartida da Prefeitura e irá garantir melhor atendimento na estrutura de saúde pública do município e do distrito de Selma. Jaciara é uma cidade que tenho grande apreço e irei continuar destinando emendas para atender a população local. Nosso objetivo é humanizar o atendimento da saúde de Jaciara e estamos felizes em continuar ajudando esta importante cidade de Mato Grosso”, disse o deputado Thiago Silva.

Leia mais:   Dr. Gimenez comemora investimentos federais em municípios da região oeste

A prefeita Andreia Wagner (PSB) agradeceu e reconheceu o trabalho do deputado que tem compromisso com Jaciara. “É um presente para o aniversário de 63 anos de Jaciara esta entrega. Terá uma utilidade grande para o Distrito de Selma que necessita deste equipamento de saúde e agora terá conforto para transportar os pacientes. O deputado Thiago Silva já tem ajudado Jaciara com uma van escolar e emendas para a educação e agradecemos seu apoio”, relata a prefeita Andrea.

O vereador Ivaneis Tamanho fez seu agradecimento ao deputado pela ambulância e pela van escolar que estão atendendo e trazendo dignidade para a população de Jaciara e colocou seu mandato a disposição para realizar parcerias com o deputado em prol da comunidade.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

Deputado entrega certificados e moções de aplausos a personalidades de Poxoréu

Publicado


Entrega de certificados e moções em Poxoréu

Foto: HENRIQUE PIMENTA / ASSESSORIA DE GABINETE

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) promoveu na quinta-feira (21) a entrega de certificados de conclusão de cursos profissionalizantes e moções de aplausos para dezenas de pessoas que contribuíram com o desenvolvimento da cidade de Poxoréu. A solenidade também ocorreu em homenagem ao aniversário de Poxoréu, a ser comemorado dia 26.

O evento ocorreu na Câmara Municipal de Poxoréu e contou com a presença de vereadores, vice-prefeito, pastores, padres, políticos, comerciantes e alunos dos cursos profissionalizantes. A cantora Pamella Viola abrilhantou a solenidade com uma apresentação cultural. O deputado fez uma prestação de contas do trabalho em prol do município, parabenizou os formandos e também pessoas que trabalharam em prol do progresso de Poxoréu, que possui grande relevância histórica, sendo a cidade mãe da região sudeste.

“Como representante da região sudeste do estado na Assembleia Legislativa estamos trabalhando pelo desenvolvimento econômico da nossa cidade-mãe Poxoréu. Temos feito parcerias e destinado emendas para melhorar a qualidade de vida da população. Hoje entregamos certificados dos cursos que vão garantir a geração de emprego e renda e também homenageamos pessoas e famílias que fizeram de Poxoréu uma cidade próspera, acolhedora e com grande potencial no comércio e turismo. Vamos continuar trabalhando em prol do desenvolvimento do município, onde tenho muitos amigos e companheiros. Esta homenagem vem de encontro com a semana de aniversário da cidade de Poxoréu (25) e estamos sempre à disposição para bem representar o município”, disse o deputado.

Leia mais:   Deputado quer Programa de Percurso de Pacientes para portadores de neoplasia maligna de mama

O ex-vereador e empresário Adolfo Catalá foi um dos homenageados e agradeceu ao deputado e equipe. “Muito trabalhamos por Poxoréu e para nós é uma honra receber do deputado Thiago Silva essa homenagem em nossa cidade”, disse Catalá.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana