Estadual
Pesquisador da Unemat figura em ranking global
O professor e pesquisador Juliano André Bogoni, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), conquistou a 20ª posição na especialidade em mamíferos do ranking de pesquisadores Highly Ranked Scholars, publicado pela ScholarGPS.
O Highly Ranked Scholars compila os autores mais produtivos (em número de publicações), cujos trabalhos têm profundo impacto (em número de citações) e a mais alta qualidade (Índice-H). O ranking analisa mais de 30 milhões de perfis acadêmicos, que abrange mais de 200 milhões de publicações acadêmicas registradas em mais de 350 mil especialidades, 177 disciplinas e 14 áreas. Os dados usados baseiam-se na atividade dos últimos cinco anos, ponderando cada publicação e citação pelo número de autores e excluindo autocitações.
“O interessante deste índice é que ele exclui a autocitação, ou seja, ele só conta citações das publicações que não sou eu que faço, por isso ele é um índice interessante e está sendo bem aceito pela comunidade científica”, declara Bogoni que atua no curso de Ciências Biológicas do câmpus de Cáceres, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) e no Programa de Pós-Graduação da Rede em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Bionorte).
O biólogo explica que sua pesquisa trabalha com muitos aspectos da biodiversidade ao longo dos três biomas do Estado de Mato Grosso e também na Mata Atlântica. “O único bioma que eu não trabalhei presencialmente ainda foi a Caatinga”, conta o professor. “Minha pesquisa está mais voltada para esta parte de inventários de fauna, padrões de diversidade, composição de espécies, de conflito humano-fauna, mas que, na maioria das vezes, tento também colocar uma aplicabilidade, algo prático em relação ao manejo de paisagens, de fauna e tudo mais”, diz Bogoni.
O pesquisador possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Contestado (UnC), em Santa Catarina, e mestrado e doutorado em Ecologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além de três pós-doutorados: pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidade de East Anglia, no Reino Unido, bem como especialização em Data Science e Analytics pela USP e em Biologia da Conservação da Natureza pela Universidade de Passo Fundo (UPF), no Rio Grande do Sul.
Não é a primeira vez que o pesquisador tem seu trabalho reconhecido: ele conquistou o segundo lugar da segunda edição do Prêmio MapBiomas, em 2020, e o segundo lugar no Prêmio Darrel Posey da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia, em 2016.
Professor visitante na Unemat, atua no Laboratório de Mastozoologia com o professor Manoel Santos Filho, já tendo atuado em diversas universidades, como a britânica Universidade de East Anglia, federais como as de Mato Grosso do Sul (UFMS), de Minas Gerais (UFMG), da Paraíba (UFPB), e de Santa Catarina (UFSC); estaduais como as do Rio de Janeiro (Uerj) e de São Paulo (USP); e particulares como as do Contestado (UnC), de Passo Fundo (UPF) e do Sul de Santa Catarina (UniSul), bem como no Instituto Espaço Silvestre (IES) e na Sociedade Brasileira de Mastozoologia (SBMZ).
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unemat, Áurea Ignácio, explica que, para o fortalecimento e consolidação dos programas de pós-graduação, a Universidade contrata professores visitantes como uma estratégia de aumento e fortalecimento. “O professor Juliano Bogoni possui forte expertise em publicações de circulação internacional e orienta alunos de mestrado e doutorado em dois dos nossos programas, o que garantiu este excelente resultado, inserindo a Unemat no cenário mundial de fortes publicações na área de mamíferos”, enfatiza a pró-reitora.
A ScholarGPS contabilizou 52 publicações do pesquisador da Unemat, com 1.125 citações e um Índice-H de 18. Na classificação do ranking, o pesquisador é categorizado na área de Ciências da Vida e na disciplina de Ciências Ambientais. A plataforma também cataloga as principais especialidades de cada pesquisador, atribuindo a Bogoni especialidade em mamíferos, biodiversidade, biologia da conservação, florestas, habitats e Mata Atlântica.
Em todo o mundo, foram classificados somente 24 pesquisadores de 12 países: oito dos Estados Unidos, quatro da Itália, dois do Reino Unido e dois do Brasil, com Argentina, Austrália, Áustria, China, Colômbia, Japão, Rússia e Suíça tendo classificado um pesquisador cada.
A outra pesquisadora brasileira é Katia Maria Paschoaletto Micchi de Barros Ferraz, da Universidade de São Paulo, que conquistou a 10ª colocação.
Fonte: Governo MT – MT
Estadual
Seciteci oferece curso gratuito de informática básica na modalidade educação a distância
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) está com inscrições abertas para o curso de Informática Básica, voltado a pessoas interessadas em aprimorar suas habilidades e ampliar as chances no mercado de trabalho. São ofertadas 150 vagas totalmente gratuitas e com aulas transmitidas pela internet.
Os interessados poderão se inscrever a partir desta terça-feira, dia 24 até às 23h59 do dia 30.6 através do Sistema Gestor de Concursos (SGC) da Seciteci, disponível aqui. Deverão ser preenchidos corretamente o formulário eletrônico e o questionário socioeconômico.
De acordo com Eneida Carneiro, coordenadora da Educação a Distância (EaD) da Seciteci, o curso terá carga horária de 160 horas, com duração de 1 mês, com uma média de 3 aulas síncronas (ao vivo) semanais, com 2 horas no máximo, e atividades assíncronas (atividades de aprendizagem e vídeos aulas).
“Mais uma vez a Seciteci oportuniza para a sociedade aprimoramento de habilidades profissionais e possibilidade de fazer uma formação sem precisar se deslocar até uma unidade física. Esse curso também é a promoção da inclusão digital desenvolvida pela Seciteci para as pessoas que querem estar preparadas para as demandas do mercado de trabalho”, afirma Eneida.
As vagas para o curso de Informática Básica na modalidade EAD serão preenchidas exclusivamente por ordem de inscrição, considerando a data e o horário. O número de candidatos aprovados para realizar matrícula será de acordo com o quadro do curso e das vagas.
Os demais candidatos serão considerados classificados, podendo ser convocados para realizarem matrícula se houver desistência dos candidatos aprovados e consequente abertura de novas vagas.
Os candidatos que conseguirem uma das vagas poderão efetuar suas matrículas a partir de 02 de julho e as aulas do curso iniciarão dia 09 de julho. Segundo a coordenadora, o conteúdo do curso abrange conhecimentos essenciais, como uso de sistemas operacionais, e-mail, programas de escritório e ferramentas digitais do cotidiano.
Interessados a concorrer uma das vagas para esse curso devem ler o edital desse processo seletivo disponível aqui.
Fonte: Governo MT – MT
Cáceres e Região
Frente fria: Cáceres poderá ter 12º C na quarta-feira
Com a chegada oficial do inverno, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta laranja para risco de declínio acentuado nas temperaturas em diversas regiões de Mato Grosso. O aviso é classificado com grau de severidade “perigo”. Na região Centro-Sul do estado, as temperaturas podem chegar a 12°C.
Segundo o INMET, o alerta é motivado pela previsão de queda superior a 5ºC na temperatura, o que representa risco à saúde da população, especialmente para grupos vulneráveis como crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias.
Em Cuiabá, a segunda-feira (23) começa com muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada. A temperatura varia entre 22 °C e 33 °C, com umidade máxima de 85%. Na terça-feira (24), a instabilidade continua e, já na quarta-feira (25), a mínima pode chegar a 15 °C. Apesar da queda, o calor volta a dar sinais na sexta-feira (28), com máxima prevista de 35 °C
Na vizinha Chapada dos Guimarães (67 km ao norte), o céu permanece encoberto nesta segunda-feira, com possibilidade de chuva. A mínima do dia é de 16 °C e deve cair ainda mais, para 13 °C, na quarta-feira. As máximas na região devem variar entre 25 °C e 35 °C, com umidade entre 100% e 20%.
Em Sinop (500 km ao norte da capital), o frio não chega com tanta força, mas os moradores devem sentir uma trégua no calor. As mínimas previstas ficam entre 17 °C e 24 °C, enquanto as máximas podem atingir até 36 °C.
Em Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá), o tempo segue com muitas nuvens e possibilidade de chuva nesta segunda e terça-feira. As temperaturas mínimas oscilam entre 14 °C e 19 °C, com máximas de até 35 °C.
Já em Sorriso (420 km ao norte), a semana começa com céu com nuvens e previsão de chuva até quarta-feira. As mínimas devem ficar entre 16 °C e 23 °C, e as máximas podem alcançar 36 °C.
Na região oeste do estado, Cáceres (225 km de Cuiabá) será uma das cidades mais impactadas pela frente fria. A mínima prevista para quarta-feira é de 12 °C, com máximas variando entre 21 °C e 35 °C.
O INMET reforça que a população deve se manter informada e tomar precauções, como manter-se aquecido, evitar exposição prolongada ao frio e cuidar da hidratação, especialmente em dias de baixa umidade. A frente fria é a primeira com força significativa neste inverno e exige atenção redobrada.
Por: gazeta digital
-
Cáceres e Região7 dias ago
Em Pontes e Lacerda entregador e irmão de comerciante são baleados em marmitaria
-
Cáceres e Região7 dias ago
Corpo de jovem que estava desaparecido é encontrado na zona rural de Pontes e Lacerda
-
Cáceres e Região6 dias ago
Mulas Humanas – Dois suspeitos morrem em confronto com Gefron em Cáceres
-
Cáceres e Região6 dias ago
Festival Cultural da Cáceres – Cidade terá no final de semana uma das maiores festas religiosas da região
-
Cáceres e Região5 dias ago
SÃO JOSÉ DOS QUATRO MARCOS – Polícia Militar apreende armas de fogo, munições e prende mulher por porte ilegal
-
Destaque6 dias ago
Brasil se declara livre de gripe aviária em granjas comerciais
-
Cáceres e Região5 dias ago
Corpo é encontrado enrolado em lona e com sinais de tortura em Cáceres
-
Cáceres e Região4 dias ago
Reconhecimento – Projeto de lei do vereador Franco Valério visa instituir em Cáceres “Lei Airton dos Reis Júnior”