Cultura
Penitenciária Central é escolhida pelo CNJ para desenvolvimento do projeto Mentes Literárias
A maior unidade prisional de Mato Grosso, a Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, foi escolhida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para desenvolver o projeto Mentes Literárias, para incentivar a remição de pena por meio da leitura como prática social educativa no sistema prisional.
O lançamento do projeto ocorreu na tarde desta terça-feira (13.11).
O conselheiro e supervisor do departamento de Monitoramento e Fiscalização Carcerária do CNJ, desembargador José Edivaldo Rotondano, destacou que Mato Grosso foi um dos Estados escolhidos por causa dos grandes investimentos nos eixos de políticas educacionais, saúde mental e melhorias dos ambientes prisionais.
“Escolhi Mato Grosso, pelo trabalho que está sendo realizado pelo Estado, sobretudo pela atuação dignificante com as ações positivas que vêm sendo desenvolvidas para as pessoas privadas de liberdade”, destacou.
O secretário adjunto de Administração Penitenciária, Jean Gonçalves, também participou do lançamento do projeto e destacou em sua fala que a atual gestão está focada na melhoria das condições para que o reeducando possa cumprir sua pena com maior dignidade.
“A escolha do nosso Estado para o desenvolvimento do projeto Mentes Literárias vem ao encontro das políticas de educação carcerária desenvolvidas pelo Governo do Estado e vai fortalecer os programas educação formal, profissionalizante e de remição de pena pela leitura dentro das unidades prisionais”, pontuou.
Projeto de Leitura
Conforme o balanço semestral da Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (Saap), até junho desse ano 2.152 reeducandos do sistema prisional de Mato Grosso participam de projetos de leitura por remição de pena ou por lazer.
Para o desenvolvimento do piloto, ao todo, foram escolhidos 20 reeducandos da Penitenciária Central para participar do projeto.
Mentes Literárias
O Mentes Literárias está alinhado às diretrizes da Resolução CNJ n. 391/2021, que incentiva a remição de pena por meio da leitura como prática social educativa no sistema prisional. O projeto terá rodas de leitura, apresentação teatral e até gravação de podcast com pessoas privadas de liberdade.
A iniciativa prevê a realização de rodas e oficinas de leitura e escrita em unidades prisionais e Escritórios Sociais, além da qualificação de acervos literários e da estruturação de bibliotecas nesses espaços.
A metodologia do projeto inclui encontros quinzenais ou mensais ao longo de seis meses, promovendo a continuidade e o aprofundamento das práticas de leitura.
*Com informações do CNJ
Fonte: Governo MT – MT
Cultura
Seciteci inicia colônia de férias gratuita com atividades científicas no Museu de História Natural
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Seciteci) iniciou, nesta quarta-feira (11.12), a Colônia de Férias no Museu com o Circuito Itinerante de Ciências de Mato Grosso – MT Ciências. O projeto oferece até domingo (15.12), em Cuiabá, uma extensa programação e oficinas gratuitas que unem conhecimento científico e diversão.
As atividades estão disponíveis todos os dias, entre às 8h e 17h, quando os visitantes poderão conferir o planetário digital, óculos de realidade virtual, jogos 3D e outros experimentos científicos. As atrações atendem todas as idades e estão disponíveis no Museu de História Natural de Mato Grosso, localizado na Avenida Manoel José de Arruda, bairro Jardim Europa.
Também haverá oficinas previamente agendadas. As inscrições já estão encerradas, devido ao limite de vagas. A organização ressalta ainda que, para menores de idade, é obrigatória a presença de um responsável durante as atividades.
Nesta quarta-feira, foram realizadas oficinas de câmara escura e foguetes, sendo uma em cada período do dia e com limite de 20 pessoas em cada atividade.
Na quinta-feira, as oficinas serão de disco de Newton e robótica. Na sexta, de robótica e câmara escura. No fim de semana, ocorrerão outras atividades.
O coordenador do Programa de Popularização da Ciência da Seciteci, Marcos Natanael, explica que as inscrições são necessárias apenas para as oficinas que ocorrem até sexta-feira (13.12). “Quem quiser conhecer as outras atividades, inclusive do próprio Museu de História Natural, pode comparecer ao local, que vai ter bastante coisa interessante unindo conhecimento científico e diversão até o próximo domingo”.
Este é o segundo ano em que a Seciteci participa do projeto Colônia de Férias. Nesta edição, a parceria ocorre com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Instituto Ecoss e Museu de História Natural de Mato Grosso.
Fonte: Governo MT – MT
Cáceres e Região
Prefeitura de Cáceres realiza 15º Natal das Luzes com início nesta quarta-feira (11)
A Prefeitura de Cáceres convida toda a população para celebrar o espírito natalino com a 15ª edição do tradicional “Natal das Luzes”. O evento promete encantar crianças e adultos, trazendo magia, alegria e momentos inesquecíveis para todos. Este ano, a grande abertura será no dia 11 de dezembro, às 19h, na SICMATUR, com o tão esperado acendimento das luzes. A partir dessa data, a cidade se transformará em um cenário deslumbrante com decorações natalinas.
Entre as atrações, destaca-se a Casa do Papai Noel, onde as crianças poderão viver a experiência de conhecer o bom velhinho, fazer seus pedidos e tirar fotos especiais. Além disso, terão muitas outras atrações que vão contagiar a todos com a magia da época mais encantadora do ano.
O evento é uma oportunidade única de reunir a família, amigos e a comunidade para celebrar o verdadeiro significado do Natal, com muita luz, harmonia e encontros que aquecem o coração. Não deixe de aproveitar esse momento que promete tornar a sua temporada de fim de ano ainda mais especial.
Natal das Luzes – Acredite na magia dos melhores encontros!
Por: Zakinews
-
Cáceres e Região3 dias ago
Caminhoneira morre em acidente entre dois veículos de carga em Pontes e Lacerda
-
Cáceres e Região4 dias ago
Polícia Militar prende mulher por tentativa de homicídio contra esposo em Mirassol D’Oeste
-
Cáceres e Região4 dias ago
Cáceres é a terceira cidade mais violenta de Mato Grosso, segundo estudo
-
Cáceres e Região3 dias ago
Indiavaí: Universitária de 23 anos é achada morta pelo pai após retornar de festa
-
Cáceres e Região3 dias ago
Divididos vereadores aliados da prefeita Eliene podem perder eleição da Mesa Diretora da Câmara em Cáceres
-
Cáceres e Região3 dias ago
Estudante da Unemat faz saudação nazista e é acusado de racismo; veja posts
-
Cáceres e Região3 dias ago
Prefeitura de Cáceres realiza 15º Natal das Luzes com início nesta quarta-feira (11)
-
Cáceres e Região3 dias ago
ATENÇÃO, CONDUTOR – Governo de MT divulga calendário de pagamento do Licenciamento 2025