Jonathan, lateral do Fluminense, atento ao papo com Levir Culpi (Foto: Nelson Perez/Fluminense FC)
No duelo com o Atlético-MG, nesta quarta, às 21h45, no Independência, o Fluminense terá na lateral direita uma espécie de talismã. Revelado no Cruzeiro, o jogador se acostumou a enfrentar o Galo e fazer sucesso entre 2005 e 2010. Em 17 confrontos, foram 12 vitórias, três empates e apenas duas derrotas. Ele marcou três gols (assista no vídeo abaixo), dois deles no primeiro jogo da final do Mineiro de 2009, quando a Raposa bateu o rival por 5 a 0. Agora, ele espera ampliar este retrospecto pelo Flu.
Depois do sucesso no Cruzeiro, Jonathan ainda passou pelo Santos, Inter de Milão e Parma antes de acertar com o Fluminense. Depois da chegada de Levir Culpi, ele parece ter, enfim, se firmado entre os titulares.
– É realmente um adversário que eu gosto de enfrentar. Foram muitos clássicos na época em que estava no Cruzeiro. Tivemos uma grande quantidade de vitórias. O Cruzeiro manteve uma base de time por algumas temporadas, e isso passou a fazer diferença pelo entrosamento que tínhamos dentro de campo. Pude também fazer alguns gols que tiveram significado marcante na minha vida, porque passei por um amadurecimento muito grande a cada temporada no Cruzeiro, e os gols nos clássicos me ajudaram a me firmar cada vez mais naquela equipe – disse o lateral.
O Galo não teve um início empolgante para sua torcida neste Brasileiro – uma vitória, uma derrota e dois empates -, mas Jonathan sabe que o Flu não terá vida fácil, especialmente dentro do Independência. Ele, no entanto, acredita que o ex-atleticano Levir Culpi pode ser um diferencial para o Tricolor. O lateral, claro, espera deixar novamente sua marca contra o rival.
– Será um jogo dificílimo, assim como eram os clássicos na época de Cruzeiro. Nos últimos anos, o Atlético tem entrado em todos os campeonatos como forte candidato ao título. Sabemos que eles buscarão a vitória de qualquer maneira para entrar na briga. É um confronto direto e, por mais que eles não tenham tido bons resultados nas últimas partidas, tem tudo pra ser um jogo muito disputado. Temos o Levir, que conhece como poucos o plantel do adversário e isso nos dá uma boa vantagem. Da minha parte, quem sabe eu me inspire nos duelos do passado contra o Atlético em que fiz gol (risos). Seria bacana deixar minha marca em BH mais uma vez, mas fico tranquilo quanto a isso.
O Flu, sétimo colocado na tabela com sete pontos, terá quatro desfalques para este confronto – Pierre, Wellington Silva, Gerson e Samuel -, mas a lista do Galo, o 11º com cinco, é maior. Além de Douglas Santos, Cazares e Erazo, que vão disputar a Copa América, Leonardo Silva, Edcarlos, Mansur, Dátolo, Carlos Eduardo, Clayton, Luan e Lucas Pratto desfacam a equipe. o técnico Marcelo Oliveira, no entanto, terá a volta de Robinho.
Atlético-MG x Fluminense
Local: Independência, em Belo Horizonte
Data e horário: quarta-feira, 21h45 (horário de Brasília)
Escalação provável: Diego Cavalieri, Jonathan, Gum, Henrique e Giovanni; Edson, Douglas, Cícero, Gustavo Scarpa, Richarlison e Fred.
Desfalques: Pierre e Samuel estão no departamento médico. Gerson e Wellington Silva fazem trabalho de recondicionamento físico.
Arbitragem: Luiz Flavio de Oliveira (SP/Fifa), auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho (SP/Fifa) e Anderson José Coelho (SP).
Transmissão: TV Globo para RJ, RS, SC, ES, GO, TO, BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF (com Luis Roberto, Juninho Pernambucano e Renato Marsiglia) e Premiere (com Julio Oliveira e Henrique Fernandes).
Fonte: Globo Esporte