Destaque

Patrulha Maria da Penha atendeu mais de 5,6 mil mulheres vítimas de violência doméstica em 2024

Published

on

A Patrulha Maria da Penha, vinculada à Polícia Militar, atendeu 5.670 mulheres vítimas de violência doméstica em Mato Grosso ao longo de 2024. O programa, que teve início em 2019, tem como objetivo de encerrar ciclos de violência e resgatar a sensação de segurança e dignidade das vítimas.

“A violência doméstica é um crime grave que viola os direitos humanos das mulheres. A atuação da Patrulha Maria da Penha é fundamental para garantir a segurança das vítimas, coibir novos episódios de violência e promover a responsabilização dos agressores”, ressalta a tenente-coronel, Ludmila Eickhoff, coordenadora de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, responsável pelo projeto.

No último ano, 13.754 medidas protetivas foram decretadas pelo Poder Judiciário e 503 casos de descumprimento foram registrados. A Patrulha Maria da Penha também realizou 12.671 visitas solidárias às vítimas e 1.398 aos autores dos crimes.

Já as prisões em flagrante de suspeitos por violência doméstica registrou um aumento de 56,4%, saltando de 140, em 2023, para 219 em 2024.

O Estado não registrou nenhum caso de feminicídio entre as mulheres assistidas pela Patrulha Maria da Penha.

Leia mais:   MT Hemocentro realiza coletas de sangue neste sábado (21)

Conforme a tenente-coronel Ludmila, o número de atendimento às vítimas de violência é resultado do crescimento do programa ao longo dos anos, que promove atividades de prevenção primária com realização de palestras, orientações, blitz educativas e outras formas de acolhimento, assegurando uma rede de proteção e incentivando as vítimas às denúncias.

A coordenadora do programa Maria da Penha explica que o primeiro contato da vítima com a rede de proteção geralmente se dá pela Polícia Militar, por meio do 190. Ao chegar ao local da ocorrência, a equipe policial realiza uma série de procedimentos essenciais para garantir a segurança da vítima e, posteriormente, o registro da ocorrência.

Atualmente, 145 militares compõem o efetivo do programa, que está inserido em todos os 15 Comandos Regionais da Polícia Militar, presentes em 86 municípios.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Cláudio Fernando Tinoco, destaca que o programa tem reduzido índices de reincidência de violência entre as mulheres atendidas, e que os resultados positivos são uma soma de esforços no trabalho do policiamento ostensivo, preventivo e dos investimentos do Governo do Estado no âmbito da segurança pública em Mato Grosso.

Leia mais:   Polícia Civil prende suspeito de participação na morte do radialista Léo Coutinho

Desde 2019, o Governo de Mato Grosso já investiu mais de R$ 2,3 milhões no programa, voltados para compra de viaturas e equipamentos tecnológicos e de trabalho próprios, além da reforma de locais e sedes para atendimento às vítimas atendidas.

“A Patrulha Maria da Penha é um instrumento para que possamos levar uma proteção maior a essas mulheres vítimas de violência. Para a instituição, isso é motivo de orgulho e de dever cumprido. Ainda assim, sabemos que há muito a ser feito em relação ao combate da violência doméstica, mas acreditamos que o sucesso da Patrulha está justamente no trabalho em rede, no atendimento humanizado, bem como nos importantes investimentos na Segurança Pública”, afirma.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Reconhecimento – Projeto de lei do vereador Franco Valério visa instituir em Cáceres “Lei Airton dos Reis Júnior”

Published

on

Sinézio Alcântara – Expressão Notícias

 

Datas memoráveis e nomes de personalidade que fizeram ou fazem parte do histórico cultural do nosso município, descritos em placas, instaladas em espaços públicos ou pontos estratégicos da cidade. Essa é a principal proposta do projeto de lei de autoria do vereador Franco Valério, que objetiva homenagear o poeta cacerense Airton dos Reis Júnior.

 

Assim que o projeto foi sancionado pelo executivo, através da prefeita Eliene Liberato Dias, e transformado em lei, ela deverá ser denominada “Lei Airton dos Reis Júnior”.

 

            Aprovado por unanimidade na Câmara, as placas indicadas no projeto deverão conter informações concisas e objetivas com linguagem acessível, evidenciando os méritos históricos, culturais ou sociais da data da personalidade homenageada. Serem instaladas em local de fácil visibilidade na entrada principal do bem público para garantir acesso à informação da população.

Vereador Franco Valerio

            “A homenagem ao poeta Airton dos Reis Júnior, que dá o nome a lei, representa o reconhecimento da Câmara Municipal de Cáceres, a um cidadão cacerense que dedicou sua vida a cultura, a literatura e à defesa da identidade pantaneira” justifica Franco Valério.

 

O vereador destaca ainda que “a iniciativa visa também fortalecer a educação patrimonial e a valorização da memória coletiva no município de Cáceres, por meio da disponibilização de informações históricas acessíveis em espaços públicos nomeados ou personalidades significativas de nossa cidade”

 

Comentários Facebook
Leia mais:   Sema oferece Curso de Brigada de Incêndio e Primeiros Socorros para os servidores
Continue Reading

Cáceres e Região

Cacerense vence o Dom Bosco na Arena Pantanal

Published

on

Por Redação do ge — Cuiabá

O Cacerense manteve os 100% de aproveitamento na 2ª Divisão do Campeonato Mato-grossense 2025. A equipe de Cáceres venceu o Dom Bosco por 2 a 1, nesta quinta-feira (19), na Arena Pantanal, pela segunda rodada da competição. Carlos marcou os dois gols do time visitante, enquanto Guilherme Teixeira descontou para o Leão da Colina.

Foi a segunda derrota consecutiva do Dom Bosco, que segue sem pontuar na Segundona. Já o Cacerense chega a seis pontos em dois jogos, liderando momentaneamente o Grupo B.

Além deste confronto, a rodada também teve outras definições importantes. No mesmo grupo, o Sorriso venceu o Chapada por 2 a 0 e também chegou aos seis pontos.

Pelo Grupo A, o Uirapuru conquistou a primeira vitória na competição ao bater o Ação por 4 a 3, no Estádio Dito Souza. O time cuiabano se recuperou após a derrota na estreia.

A 2ª Divisão do Mato-grossense 2025 reúne 10 clubes divididos em dois grupos. Os dois melhores de cada chave avançam para as semifinais, na disputa pelo acesso à elite estadual em 2026.

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana