Destaque
Patrulha Maria da Penha atendeu mais de 5,6 mil mulheres vítimas de violência doméstica em 2024
A Patrulha Maria da Penha, vinculada à Polícia Militar, atendeu 5.670 mulheres vítimas de violência doméstica em Mato Grosso ao longo de 2024. O programa, que teve início em 2019, tem como objetivo de encerrar ciclos de violência e resgatar a sensação de segurança e dignidade das vítimas.
“A violência doméstica é um crime grave que viola os direitos humanos das mulheres. A atuação da Patrulha Maria da Penha é fundamental para garantir a segurança das vítimas, coibir novos episódios de violência e promover a responsabilização dos agressores”, ressalta a tenente-coronel, Ludmila Eickhoff, coordenadora de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, responsável pelo projeto.
No último ano, 13.754 medidas protetivas foram decretadas pelo Poder Judiciário e 503 casos de descumprimento foram registrados. A Patrulha Maria da Penha também realizou 12.671 visitas solidárias às vítimas e 1.398 aos autores dos crimes.
Já as prisões em flagrante de suspeitos por violência doméstica registrou um aumento de 56,4%, saltando de 140, em 2023, para 219 em 2024.
O Estado não registrou nenhum caso de feminicídio entre as mulheres assistidas pela Patrulha Maria da Penha.
Conforme a tenente-coronel Ludmila, o número de atendimento às vítimas de violência é resultado do crescimento do programa ao longo dos anos, que promove atividades de prevenção primária com realização de palestras, orientações, blitz educativas e outras formas de acolhimento, assegurando uma rede de proteção e incentivando as vítimas às denúncias.
A coordenadora do programa Maria da Penha explica que o primeiro contato da vítima com a rede de proteção geralmente se dá pela Polícia Militar, por meio do 190. Ao chegar ao local da ocorrência, a equipe policial realiza uma série de procedimentos essenciais para garantir a segurança da vítima e, posteriormente, o registro da ocorrência.
Atualmente, 145 militares compõem o efetivo do programa, que está inserido em todos os 15 Comandos Regionais da Polícia Militar, presentes em 86 municípios.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Cláudio Fernando Tinoco, destaca que o programa tem reduzido índices de reincidência de violência entre as mulheres atendidas, e que os resultados positivos são uma soma de esforços no trabalho do policiamento ostensivo, preventivo e dos investimentos do Governo do Estado no âmbito da segurança pública em Mato Grosso.
Desde 2019, o Governo de Mato Grosso já investiu mais de R$ 2,3 milhões no programa, voltados para compra de viaturas e equipamentos tecnológicos e de trabalho próprios, além da reforma de locais e sedes para atendimento às vítimas atendidas.
“A Patrulha Maria da Penha é um instrumento para que possamos levar uma proteção maior a essas mulheres vítimas de violência. Para a instituição, isso é motivo de orgulho e de dever cumprido. Ainda assim, sabemos que há muito a ser feito em relação ao combate da violência doméstica, mas acreditamos que o sucesso da Patrulha está justamente no trabalho em rede, no atendimento humanizado, bem como nos importantes investimentos na Segurança Pública”, afirma.
Fonte: Governo MT – MT
Cáceres e Região
Reconhecimento – Projeto de lei do vereador Franco Valério visa instituir em Cáceres “Lei Airton dos Reis Júnior”
Sinézio Alcântara – Expressão Notícias

Vereador Franco Valerio
Cáceres e Região
Cacerense vence o Dom Bosco na Arena Pantanal

Dom Bosco 1 x 2 Cacerense – 2ª Divisão do Mato-grossense — Foto: Assessoria FMF
Fera da Fronteira garantiu a segunda vitória e segue 100%, enquanto o Leão da Colina amargou sua segunda derrota
O Cacerense manteve os 100% de aproveitamento na 2ª Divisão do Campeonato Mato-grossense 2025. A equipe de Cáceres venceu o Dom Bosco por 2 a 1, nesta quinta-feira (19), na Arena Pantanal, pela segunda rodada da competição. Carlos marcou os dois gols do time visitante, enquanto Guilherme Teixeira descontou para o Leão da Colina.
Foi a segunda derrota consecutiva do Dom Bosco, que segue sem pontuar na Segundona. Já o Cacerense chega a seis pontos em dois jogos, liderando momentaneamente o Grupo B.
Pelo Grupo A, o Uirapuru conquistou a primeira vitória na competição ao bater o Ação por 4 a 3, no Estádio Dito Souza. O time cuiabano se recuperou após a derrota na estreia.
Ainda pela segunda rodada, há um jogo isolado marcado para o dia 25 de junho, entre Atlético-MT e Campo Novo, previsto para acontecer no Dito Souza.
A 2ª Divisão do Mato-grossense 2025 reúne 10 clubes divididos em dois grupos. Os dois melhores de cada chave avançam para as semifinais, na disputa pelo acesso à elite estadual em 2026.
-
Cáceres e Região6 dias ago
Policiais militares se passam por civis, roubam oficina e são presos em operação em Cáceres (Vídeo)
-
Cáceres e Região4 dias ago
Vereadora denuncia ameaça feita por esposa de colega e requer segurança da presidência da Câmara em Cáceres
-
Cáceres e Região5 dias ago
Em Cáceres mulher mata marido a facadas após agressões em noite de bebedeira
-
Cáceres e Região3 dias ago
Fechamento da rodoviária – Vereador defende rescisão contratual da prefeitura com a concessionaria do terminal
-
Cáceres e Região6 dias ago
Garimpeiro sobrevive a cinco tiros em Pontes e Lacerda
-
Cáceres e Região6 dias ago
Escolha de prato típico de Cáceres tem etapa de preparação e degustação
-
Cáceres e Região5 dias ago
Cacerense vence de 3 x 0 Uirapuru na Estreia do Campeonato Mato-grossense 2ª Divisão
-
Cáceres e Região5 dias ago
Gefron aprende 1,4 tonelada de droga e gera prejuízo de R$ 30 milhões às facções criminosas em uma semana