Cáceres e Região

Pastorello exige transparência e nomeação de servidores em Cáceres

Published

on

 

Assessoria

Para agilizar a posse dos aprovados no último concurso público da Prefeitura de Cáceres, o vereador Cézare Pastorello (PT) solicitou à prefeita Eliene Liberato (União Brasil) a relação completa de cargos, funções e empregos municipais vagos.

O requerimento foi protocolado na Câmara, na sessão do dia 3/2, teve apoio unânime e agora o vereador aguarda a resposta do Executivo.

“Caso as informações que solicitei não sejam fornecidas no prazo legal, posso ainda tomar medidas adicionais para garantir o cumprimento da Lei de Acesso à Informação e da Lei da Transparência”, diz Pastorello.

Em toda a sua trajetória no Legislativo, Pastorello, que já está no terceiro mandato, é o grande defensor da realização de concursos públicos municipais, do servidor público qualificado e valorizado, da transparência na Folha de Pagamento, e tem atuado muito neste sentido.

Desde 2017, Cáceres não realizava um certame, o que o levou a propor, em 2023, a criação de uma Comissão de Concurso, para elaborar editais e atender demandas das secretarias municipais.

Pastorello tem criticado a prática de contratações temporárias para preencher vagas permanentes, argumentando que isso contraria o princípio da excepcionalidade e prejudica a previdência municipal.

Leia mais:   Sema e PM apreendem 18 quilos de pescado irregular durante fiscalização no Pantanal e aplica multa de R$13,3 mil

“Todo cidadão paga impostos para ter serviços públicos de qualidade, prestados por servidores estáveis e valorizados. A luta por concursos públicos é uma luta de toda a sociedade cacerense”, afirmou o vereador em uma de suas declarações.

Ele também destacou que a ausência de informações claras sobre o quadro de servidores no Portal da Transparência impede o controle social e gera desconfiança na administração pública.

Além disso, Pastorello tem defendido que a divulgação do Lotacionograma é essencial para evitar práticas que possam comprometer a gestão pública, como a terceirização excessiva e a contratação de interinos em detrimento de concursados.

O requerimento, com sua fundamentação, pode ser lido aqui:

https://sapl.caceres.mt.leg.br/media/sapl/public/materialegislativa/2025/9278/r_-_2025_01_-_eliene_-_lotacionograma_executivo.pdf

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Luto na cultura cacerense: Adeus a Seo Lourenço, mestre da viola de cocho

Published

on

Foto: Wilson Kishi

 

Cáceres se despede de um de seus maiores ícones culturais. Na noite desta sexta-feira, 14, Lourenço da Guia Ferreira Mendes, o inesquecível Seo Lourenço da Viola de Cocho, faleceu aos 86 anos em sua residência. A comunidade cacerense lamenta a perda deste mestre artesão e cururueiro, que dedicou mais de 70 anos de sua vida à preservação da tradição da viola de cocho.

Nascido em 10 de agosto de 1938, Seo Lourenço era um cacerense de coração e alma. Casado com Dona Lídia Micaela da Silva Mendes, construiu uma linda família com 10 filhos: Catarina, Eva, Adão, Francisco, Gonçalina, José, Ana, Conceição, Luciano e Maria Miguelina (Mara). Além dos filhos, deixa um legado de 17 netos e 16 bisnetos.

Sua paixão pela viola de cocho nasceu ainda na infância, aos 10 anos, e aos 17 já construía seus próprios instrumentos, tornando-se um exímio artesão. Em entrevista ao jornalista Antônio Costa, em 2021, Seo Lourenço revelou que sua madeira preferida para a fabricação da viola era a chimbuva, mas tinha outras também. Preocupado com o futuro da tradição em Cáceres, depositava suas esperanças em seu bisneto Lorenzo, hoje com 5 anos, como possível sucessor na arte de fazer a viola de cocho.

Leia mais:   Estreia nesta terça-feira (11) o programa "Viva-voz", na Rádio Assembleia

Seo Lourenço era muito mais do que um artesão; era um verdadeiro patrimônio cultural de Cáceres. Sua dedicação à cultura do Cururu era notável. Ele fazia parte de um grupo que se apresentava em eventos e festas de santo, mantendo viva a tradição.

Além da viola de cocho, Seo Lourenço também construía canoas de madeira, feitas manualmente com machado, demonstrando sua habilidade e amor pelo trabalho artesanal. Sua humildade e dedicação o tornaram uma figura respeitada e querida por todos.

Nos últimos meses, Seo Lourenço lutava contra um câncer no fígado, pâncreas e outros órgãos. Sessenta e oito dias atrás, a família organizou a campanha “Ação entre Amigos” para ajudar a custear seu tratamento. Infelizmente, Seo Lourenço não resistiu e faleceu em sua casa, às 20h30.

O velório está sendo realizado desde as 4h na Capela da Pax Silva, na Avenida Getúlio Vargas. O sepultamento está marcado para as 16h deste sábado, 15, no Cemitério Park dos Ipês.

A partida de Seo Lourenço deixa um vazio na cultura cacerense. Sua paixão, dedicação e talento inspiraram gerações e contribuíram para a preservação de uma importante tradição. Seu legado permanecerá vivo na memória de todos que o conheceram e admiraram. Cáceres perde um mestre, mas a viola de cocho continuará a ecoar sua história.

Leia mais:   Audiência pública para debater impacto da duplicação da BR-163 em Jangada é nesta sexta, às 9h

Que a arte e a memória de Seo Lourenço continuem a inspirar as futuras gerações de cacerenses a valorizar e preservar a rica cultura local.

Você pode conhecer mais sobre a vida e obra de Seo Lourenço nesta matéria especial escrita pelo jornalista Antonio Costa: Seu Lourenço: Uma das últimas lendas vivas da viola de cocho, clicando Aqui.

 

Por Zakinews

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Foragido por estupro de vulnerável em MG é preso pela Polícia Civil em Jauru

Published

on

Um autor de abuso sexual infantil, foragido da Justiça de Minas Gerais, foi capturado pela Polícia Civil, nesta sexta-feira (14.3), durante diligências realizadas pela equipe de investigadores da Delegacia de Jauru.

O procurado, de 57 anos, estava com mandado de prisão decretado pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Governador Valadares (MG) pelo crime de estupro de vulnerável.

Após tomar ciência do mandado de prisão em aberto e do possível paradeiro do foragido na cidade de Jauru, a equipe da Polícia Civil realizou diligências, conseguindo localizá-lo, em uma residência na região central da cidade.

Após ter a prisão cumprida, o suspeito foi encaminhado para a Delegacia de Jauru para as providências cabíveis, sendo posteriormente apresentado ao judiciário para audiência de custódia.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:   Deputado alerta sobre restrição do uso de áreas na região do Araguaia
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana