Cáceres e Região

Pastorello cobra indenização por gastos com transporte a agentes de saúde e de combate a endemias

Published

on

Por – Keka Werneck

Defensor dos servidores e dos serviços públicos, o vereador Cézare Pastorello (PT) questionou o Executivo, na sessão de segunda-feira (7), sobre quando irá cumprir a legislação e indenizar duas categorias da área da Saúde pelo que gastam com transporte, os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) e os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs).

“O problema dos agentes se agrava, porque Cáceres não tem transporte coletivo e, ao utilizarem seus próprios meios de transporte, são obrigados a arcar com custos que deveriam ser ressarcidos, conforme previsto em lei. Afinal, fazem um trabalho muito importante, inclusive de combate à dengue e chikungunya e vão continuar fazendo isso sem o devido apoio e valorização, até quando?” – disse Pastorello.

O direito à indenização de transporte para estas categorias consta no parágrafo único do Art. 9º-H da Lei nº 11.350/2006, que regulamenta as duas atividades, e, desde 06/11/2024, com a sanção do presidente Lula, passou a vigorar com este texto: “Que faça essa opção como forma de ressarcimento de despesas com a locomoção por meio próprio para execução de serviços externos atestados pela chefia”.

Leia mais:   Em Cáceres – Vereadores da base aliada da administração contestam sobre criação de CPI para apurar responsabilidades de obras paralisadas

Sendo assim, de imediato, em novembro do ano passado, Pastorello indicou ao Executivo de Cáceres a aplicação da lei. “Primeiro eu fiz a indicação, para cumprimento da lei federal, e até agora nada. Senão acata como indicação, eu tenho a obrigação de fazer o requerimento. Nossa disposição é ajudar, mas às vezes parece que o Executivo não quer ser ajudado”.

O requerimento apresentado na sessão do dia 7 foi aprovado. “Questionei quais as ações concretas já foram realizadas pela Prefeitura para viabilizar a implementação dessa medida, incluindo reuniões e estudos. E se existe algum cronograma definido para a execução dessa política pública, porque a cada dia que passa é o transporte saindo do bolso do servidor para realizar seu trabalho.”

Pastorello alerta que o descumprimento da lei federal configura omissão administrativa, o que pode implicar em responsabilização do município.

Comentários Facebook

Cáceres e Região

TRAGÉDIA – HOMEM SOFRE ATAQUE EPILÉTICO EM PESCARIA E MORRE AFOGADO DO RIO PARAGUAI EM CÁCERES

Published

on

Reprodução

Na tarde de ontem, (11), quarta-feira, por volta das 16:50Hs, a senhora Ivania Tomicha procurou a delegacia de polícia relatando aos investigadores plantonista na 1DP que no período da manhã, por volta das 11Hs, Emerson Luís Chaves Rosa, de 42 anos, estava pescando no barranco do rio no sítio campina, quando em dado momento sofreu um ataque epilético e caiu no rio e começou a se afogar, então, o seu irmão e seu pai, pularam no rio com objetivo de salvá-lo, mas, infelizmente não conseguira, onde Emerson afundou e desapareceu nas águas.

Diante da situação ela procurou a delegacia para comunicar o fato.

O corpo de bombeiros foi acionado e compareceu ao local para realizar as buscas, sendo que, no final da tarde o corpo de Emerson foi encontrado próximo de onde se afogou.

Emerson era morador de um sítio, próximo ao Posto Operacional da PRF na zona rural de Cáceres.

 

Por Ripa nos Malandros

Comentários Facebook
Leia mais:   Unemat corrige resultado final de concurso e inclui novos aprovados
Continue Reading

Cáceres e Região

Ambulância furtada em Cáceres é recuperada pela PRF em Poconé/MT

Published

on

PRF

Poconé/MT – Na tarde desta quarta-feira (11), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou uma ambulância furtada em Cáceres, em ação conjunta com o Grupo Especial de Fronteira (GEFRON). O veículo foi interceptado após acompanhamento tático pela BR-070.

A equipe da PRF na Unidade Operacional de Poconé foi informada pelo GEFRON, por volta de 12h, sobre o furto. Minutos depois, um usuário relatou ter sido atingido por uma ambulância que seguia em alta velocidade no sentido Cuiabá.

Os policiais iniciaram buscas e, no km 560, avistaram o veículo retornando no sentido Cáceres. A abordagem ocorreu no km 618 da rodovia.

O condutor, com sinais de surto psiquiátrico, foi preso em flagrante por furto. Ele e a ambulância foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil de Cáceres.

A condução em alta velocidade colocou em risco a segurança viária, mas a pronta resposta da PRF garantiu a recuperação do veículo e a preservação da ordem pública.

Por: PRF-MT

Comentários Facebook
Leia mais:   AL discute PEC para pagar ‘RGA congelado’ dos servidores
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana