Política
Parlamento Jovem: Estudantes eleitos tomam posse para mandato de dois anos
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, na manhã desta quinta-feira (24), a sessão de posse dos 24 estudantes de escolas públicas e privadas do estado eleitos para a 9ª Legislatura do programa Parlamento Jovem (biênio 2025/2027).
Os estudantes foram escolhidos por mais de 2.300 pessoas, que registraram seus votos no site da ALMT. Entre eles, estão 13 meninos e 11 meninas de 20 escolas diferentes, dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis.
Durante os dois anos de duração de seus mandatos, os jovens poderão participar das sessões plenárias, acompanhar um deputado ou uma deputada em suas atividades parlamentares, visitar órgãos públicos estaduais e apresentar projetos de lei. Eles também deverão visitar Brasília, capital do país, com o apoio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc).
“É muito importante estimular a juventude, trazer para dentro do Parlamento e mostrar o valor do Poder Legislativo. O deputado Thiago Silva está de parabéns por liderar esse projeto. Conseguimos mobilizar as escolas e tivemos uma votação expressiva. Os jovens estão empolgados. Isso fortalece o Parlamento e aproxima a juventude da política. Precisamos de uma juventude que participe, interaja, critique e cobre. Estamos formando lideranças importantes, não apenas para o sistema político, mas também para a gestão pública”, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB).
Autor da indicação que viabilizou o retorno do programa, após paralisação durante a pandemia de Covid-19, e padrinho da 9ª Legislatura, o deputado estadual Thiago Silva (MDB) deu as boas-vindas aos estudantes eleitos e destacou a relevância do projeto para renovação da esperança na política e na cidadania em Mato Grosso.
Foto: Marcos Lopes
“Cada um de vocês carrega consigo o brilho da juventude, a força das novas ideias e o compromisso de uma sociedade mais justa, próspera, inclusiva e, acima de tudo, democrática. Ser escolhidos para representar a voz dos jovens é um ambiente como esse não é apenas uma honra, mas também uma grande responsabilidade. Vocês agora têm a oportunidade de viver, na prática, os desafios e as conquistas da vida parlamentar. Vão compreender, ainda que em escala pedagógica, como se constroem leis, como se debate o interesse público e como se forma o diálogo entre diferentes visões para alcançar o bem comum. Vontade de transformar o estado de Mato Grosso. O Parlamento Jovem não é apenas um programa educacional, ele é uma verdadeira semente plantada no coração da nossa democracia”, declarou.
Mesa Diretora – Após a cerimônia de posse, os novos deputados elegeram os membros da Mesa Diretora do Parlamento Jovem. Três chapas foram inscritas, saindo vencedora a chapa “Voz Ativa”, encabeçada por Yasmin Vitória Souza Dias, que responderá pela presidência.
A Mesa Diretora é composta ainda por Melissa Monaski Conceição, na 1ª vice-presidência; Ana Julia de Almeida Neponoceno, na 2ª vice-presidência; Daniel Piter Rodrigues Wolinger, na 1ª secretaria; Alfredo Augusto Pontin, na 2ª secretaria; Jhully Cristine Ferreira Fernandes de Morais, na 3ª secretaria; e Danilo Henrique Pedroso da Silva, na 4ª secretaria.
“É com imensa felicidade que assumo a presidência da Mesa Diretora. Confesso que a emoção toma conta ao pensar no desafio que temos pela frente, mas me alegro, porque vejo aqui jovens que anseiam por mudança. Assumo este mandato com humildade, mas também com determinação, ciente de que presidir esta Mesa é honrar o compromisso de servir a todos vocês e, acima de tudo, à população que nos enviou para cá. Vou levar este dia para toda a minha vida, mas não como uma conquista pessoal, e sim como a materialização de uma jornada coletiva”, discursou Yasmin.
A presidenta eleita destacou ainda a importância da participação dos jovens na política e afirmou que os novos deputados devem servir de inspiração para muitos outros. “Hoje em dia a falta de interesse dos jovens pela política é grave. Isso se dá por diversas barreiras estruturais, pela falta de incentivo, pela dificuldade de acesso e até mesmo pela desconfiança gerada pela corrupção e burocracia. O resultado é evidente: a baixa presença da juventude nos espaços de decisão. Mas, em meio a tanta falta de incentivo e desinteresse político, eu abro os meus olhos e encontro esperança, pois vejo aqui jovens que estão dispostos a mudar isso”, frisou.
Eleita primeira-secretária, Melissa Conceição, de 16 anos, contou que pretende desenvolver um projeto na área da educação, com foco em palestras de oratória nas escolas, para desenvolver habilidades de comunicação e engajamento político entre os jovens.
“A ideia é oferecer palestras para que os alunos aprendam a falar em público. É uma habilidade essencial para todas as pessoas, que vai ser exigida em profissões, no trabalho, na sociedade. Eu mesma sou tímida, então vejo isso como algo que pode me ajudar também. Quero participar das palestras aqui na Assembleia e acredito que isso pode desenvolver outros jovens politicamente. Posso me imaginar futuramente sentada aqui como deputada. Seria uma oportunidade maravilhosa. Admiro muito os deputados e, especialmente, a Janaína Riva”, disse.
Enzo José Antunes, de 13 anos, relatou o uso da comunicação como ferramenta central de sua campanha e contou que irá focar a sua atuação na área. “Quero espalhar essa ideia para mais pessoas. A comunicação é uma das partes mais importantes do Direito, pois permite que a gente se expresse de verdade, sem esperar que os outros decidam por nós. Isso mostra nossa autonomia”, salientou.
A deputada Janaina Riva (MDB) comemorou a presença feminina expressiva no Parlamento Jovem e anunciou que pretende incentivar a criação de uma bancada feminina no Parlamento Jovem e estimular essas jovens a seguirem carreiras políticas.
“É muito bom ver a energia dessa juventude, querendo debater o estado de Mato Grosso. A Assembleia acolhe esses jovens sonhadores. Precisamos fomentar novas lideranças políticas, especialmente femininas, e trazê-las para perto. O Parlamento não é um bicho de sete cabeças, é um espaço do povo. A deputada jovem mais votada foi uma menina, com mais de 300 votos, e disse que se inspira em mim. Quero trabalhar com ela e com todas as meninas aqui para formar uma bancada feminina no Parlamento Jovem”, afirmou.
Fonte: ALMT – MT
Política
Cáceres será o celeiro do divertimento, destaca Moretto em lançamento do Fipe 2025
O deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos) esteve presente no lançamento do Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres (Fipe), nesta quinta-feira (17). A solenidade ocorreu na Casa do Daveron, em Cáceres, e contou com autoridades locais, patrocinadores, representantes de instituições, convidados e veículos de imprensa. Moretto apontou o apoio do Poder Legislativo para realização do evento.
“Cáceres vai ser o celeiro do divertimento, do lazer e entretenimento. Cinco dias de muita festa bonita. A festa é preparada para o Brasil e o mundo. A ALMT está apoiando o evento. É uma tradição e cultura de Mato Grosso e por isso estamos presentes. A prefeita Eliene Liberato tem prestígio com o Legislativo e o Executivo, então não seria diferente. É o desenvolvimento, a cultura, a fauna, as belezas e o Rio Paraguai que temos a ofertar. É uma vocação da cidade”, pontuou o deputado republicano.
O Fipe 2025 será realizado entre os dias 6 e 10 de agosto e promete atrair mais de 150 mil pessoas durante os seis dias de atividades. A programação inclui competições de pesca, eventos culturais, gastronomia, feiras temáticas e apresentações musicais gratuitas.
“Cáceres jamais poderia ficar de fora. Este é um momento estratégico para fortalecer nossa imagem como destino turístico. Estamos às vésperas do nosso maior evento, o Fipe, e essa vitrine nos permite mostrar tudo o que temos de melhor e atrair ainda mais visitantes”, destacou a prefeita Eliene, no lançamento do Festival.
A deputada estadual Valdeniria Dutra (PSB), a secretária de Turismo e Cultura Alessandra Castilho (Republicanos), o ex-prefeito e ex-deputado estadual Tulio Fontes (PSB) e os vereadores Flávio Negação (MDB), Pacheco Cabeleireiro (PP), Rubens Macedo (União Brasil), Pastor Júnior (PL), Jorge Augusto (PP), Alex Leal (PP) e Isaías Bezerra também marcaram presença no dispositivo.
Programação
A abertura do festival, no dia 6 de agosto, será com apresentação gospel de Jefferson e Suellen, seguida pela cantora sertaneja Simone Mendes. No dia 7, o público curtirá o show de Gustavo Mioto e, em seguida, Matheuzinho Sucessinho. Na sexta (8), a noite começa ao som do grupo de pagode Kamisa 10 e segue com a dupla João Neto e Frederico. No sábado (9), terá rock nacional com RPM e muito forró com Os Barões da Pisadinha. Encerrando o festival, no domingo (10), Alecir e Alessandro sobem ao palco e a grande atração da noite será Ana Castela.
Inovação e Tecnologia a Serviço do Festival
Uma das novidades desta edição é a “Dona Fia”, uma Inteligência Artificial desenvolvida pelo Centro de Inovação Redes Inteligentes e Soluções Criativas (Risc) da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), sob a coordenação do professor Robson de Melo. A simpática senhora cacerense virtual estará à disposição dos participantes para sanar dúvidas sobre o evento, incluindo as regras da competição de pesca.
A IA Dona Fia já pode ser acessada no site oficial do evento.
Fonte: ALMT – MT
Política
ALMT participa de assinatura de ordem de serviço para duplicação da BR-163 no trecho entre Várzea Grande e Jangada
Deputados estaduais acompanharam a assinatura da oitava ordem de serviço para duplicação da BR-163, feita pelo governo do estado, na manhã desta sexta-feira (18). O novo contrato contempla o trecho entre Várzea Grande e Jangada, com investimento de R$ 431 milhões.
Em estrutura montada num posto de combustíveis no quilômetro 468 da BR-163/364, em Várzea Grande, compareceram ainda autoridades de Cuiabá, Várzea Grande e Jangada, senadores, além de representantes da Nova Rota do Oeste (empresa concessionária), Mato Grosso Participações e Projetos S.A (MT Par), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), destacou a importância da estrada para o estado. “A BR-163 é o principal eixo logístico rodoviário do estado e, com essa licitação, estamos avançando para a finalização das contratações. O último trecho já está em processo de licitação e esperamos concluir todas as contratações até o próximo mês, cumprindo nosso compromisso de duplicar 455 quilômetros de rodovia que assumimos diante a ANTT”, afirmou.
Mendes também avaliou que a número de acidentes e mortes deve ser reduzido com a conclusão da obra. “Os números já mostram isso. No primeiro trecho que foi duplicado, do posto Gil até Nova Mutum, já houve uma grande redução do índice de acidente e até mesmo de mortes. É uma obra que transforma a realidade. Gera um potencial de crescimento muito grande no estado de Mato Grosso e é uma obra que, acima de tudo, está salvando vidas e melhorando a qualidade de vida dos mato-grossenses”, ressaltou o chefe do governo do estado.
Foto: EDSON RODRIGUES/Assessoria de Gabinete
O impacto positivo da duplicação foi reconhecido pelas autoridades presentes. “É uma grande satisfação para mim estar vivo, com saúde e ainda exercer um mandato eletivo, podendo testemunhar a realização de uma obra que sonhamos há tanto tempo. Parabéns ao governador Mauro Mendes e à empresa concessionária Nova Rota por trazerem mais segurança e conforto para a população do norte de Mato Grosso e de todo o Brasil, que utiliza essa importante rodovia”, declarou o deputado estadual Júlio Campos (União).
“Nesta rodovia havia transtorno diariamente, perdendo-se vidas e impedindo o desenvolvimento do nosso estado. Hoje, a gente fica feliz quando vê o governo assumindo o compromisso de duplicar todo esse trecho, com redução 50% no prazo, de oito para quatro anos. Isso traz mais segurança, mais qualidade de vida e melhores condições para todos os usuários”, afirmou o deputado Nininho (Republicanos).
O prefeito de Jangada, Rogério Meira (PSD), agradeceu aos governos estadual e federal pela obra. “Isso vai ser muito importante para Jangada. Nós perdemos vários familiares, amigos e pessoas que trafegam nesta BR. É um momento histórico para nós aqui de Mato Grosso, principalmente de Jangada”, expôs.
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), destacou que a duplicação era uma demanda de décadas. “Vejo essa iniciativa com muita alegria. A trafegabilidade vai melhorar, o escoamento dos produtos no nosso estado vai ter mais segurança e também haverá mais segurança para as famílias que passam por aqui”, disse.
O diretor presidente da Nova Rota do Oeste, Luciano Uchoa, garantiu que a equipe da empresa está acelerando as obras de duplicação e lembrou que a ordem de serviço incluiu também melhorias de segurança, com a criação de área de escape e a inclusão da conectividade 4G.
Segundo informações da concessionária, a área de escape da Serra de São Vicente será construída no quilômetro 350,8 da BR-364/163 e contará com pórticos rolantes – estruturas utilizadas para movimentação de cargas pesadas -, com guinchos e capacidade total para remover até 80 toneladas por operação. A implantação do sistema de conectividade 4G LTE levará acesso à internet em 100% dos 850,9 quilômetros da BR-163, de Itiquira a Sinop. Atualmente, apenas 45% do trecho rodoviário possui cobertura oferecida por alguma operadora de telefonia móvel.
O investimento total garantido pelo BNDES por meio de empréstimo é de cerca de R$ 5 bilhões para as obras de duplicação em diferentes trechos da BR-163. São mais de 440 quilômetros, com previsão de conclusão de até oito anos, mas que, segundo o governo do estado, deverá ser entregue no prazo de quatro anos. De acordo com Mauro Mendes, este ano serão concluídos 130 km.
Fonte: ALMT – MT
-
Cáceres e Região4 dias ago
Antes mesmo de ser lançado oficialmente novo modelo de realização do FIP já levanta suspeita
-
Cáceres e Região6 dias ago
Operação Lei Seca em Cáceres resulta em 76 autuações e 33 veículos removidos
-
Cáceres e Região4 dias ago
Valorização – SSPM oferta cursos superiores à servidores municipais; mais de 200 já foram beneficiados
-
Cáceres e Região5 dias ago
Bandidos invadem oficina e furtam Gol 1988 em Cuiabá; ajude a encontrar
-
Cáceres e Região6 dias ago
Recuperadas, 10 araras voltam a voar livres em Cáceres
-
Cáceres e Região6 dias ago
Acidente fatal no centro de Mirassol termina com morte de jovem de 26 anos
-
Cáceres e Região5 dias ago
Duas vereadoras – Elis e Magali – são titulares da CPI que irá investigar possíveis irregularidades de obras paralisadas em Cáceres
-
Cáceres e Região4 dias ago
P. e Lacerda: PC deflagra operação contra conflito agrário e expulsa grileiros de fazenda