Mato Grosso

Outubro Movimente celebra cinco anos impulsionando a cultura de inovação em Mato Grosso

Published

on

Realizado de 20 a 24 de outubro de 2025, o evento Outubro Movimente reúne servidores, especialistas e instituições parceiras para discutir os próximos passos da transformação digital no Estado de Mato Grosso. A abertura oficial aconteceu nesta segunda-feira (20.10), no Salão Nobre Clóvis Vettorato, com a palestra “Inteligência Artificial, Governo e Tendências do Futuro para a Administração Pública”, ministrada por Bruno Rebello.


O Outubro Movimente é uma iniciativa do Setor de Inovação em Práticas Públicas da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT) e neste ano chega à sua quinta edição com o tema “5 Anos de Conexões que Transformam: Inovação, Colaboração e Serviço Público para o Futuro”.


Na abertura oficial do evento foi assinado o termo de cooperação entre o Estado de Mato Grosso e Tribunal de Justiça de Mato Grosso, relacionado ao projeto “Cidadania Digital: Domicílio Eletrônico e Carta de Serviços Integrada”. A iniciativa permite que alguns serviços do Judiciário estejam disponíveis no Portal de Serviços e do aplicativo MT Cidadão.

Ainda nesta segunda (20), no período da tarde, o Dr. Vinícius Paiva Galhardo, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), conduziu a palestra on-line “Apresentação da IA para Líderes no Setor Público – Transforme a Gestão com Inteligência Artificial”, voltada ao uso prático de tecnologias emergentes na administração pública.

A partir desta terça-feira (21) até 23 de outubro, o evento segue com oficinas presenciais e on-line que unem criatividade, tecnologia e desenvolvimento humano. Entre alguns dos destaques estão: “Levando o Processo de Inovação a Sério” (Benedito Antonio da Costa – TRE-MT); “IA para inovar – usos práticos” (Daniel Mariano – MPMT); “Facilitando CapCut na Prática” (Edervan Lopes e Guilherme Cortes – Seplag-MT); “Primeiros Passos no Canva” e “Canva em Ação – Avançado” (David Pascoal); “Finanças Descomplicadas: Construa Equilíbrio Financeiro e Bem-Estar Pessoal” (Flávia Avila e Priscilla Braga); “Neurodiversidade, Eficiência e Inovação: Força Estratégica para Transformar o Serviço Público” (Flavia Calmon – Seplag-MT) e uma palestra on-line sobre Outubro Rosa (Dr. André Crepaldi).

Leia mais:   Faccionado é preso pela PM por torturar e manter namorada em cárcere privado em Barra do Bugres

O encerramento será no dia 24 de outubro, às 8h40, na Procuradoria-Geral de Justiça, com a palestra “A Revolução da Conexão Humana”, apresentada por Sandro Brandão (Seplag). A programação nesse último dia de evento inclui ainda a premiação do IdeIAthon, maratona de inovação com inteligência artificial promovida pela Seplag, bem como sorteios e momentos de confraternização.

Aprendizado e Inovação

Criado em 2021, o Outubro Movimente transformou o mês dedicado ao servidor público em uma jornada de aprendizado e inovação. A iniciativa nasceu com o propósito de desmistificar a ideia de que inovar no setor público é caro ou restrito à tecnologia, mostrando que todos podem contribuir para aprimorar a gestão e o atendimento à sociedade.

O projeto ganhou reconhecimento nacional ao vencer o Prêmio Espírito Público 2022, na categoria Gestão de Pessoas, e o Digital Transformation Awards 2025, tornando-se referência por incentivar o intraempreendedorismo e o protagonismo dos servidores. Desde sua criação, já reuniu mais de 2 mil participantes e 30 palestrantes em debates e oficinas que impactaram diretamente a cultura organizacional do Estado.

O sucesso do evento inspirou a criação de uma política estadual de incentivo ao intraempreendedorismo e à inovação, fortalecendo o compromisso do Governo de Mato Grosso com a eficiência, a transparência e o foco no cidadão.

Leia mais:   Condenado por homicídio em Alto Araguaia é preso pela Polícia Civil em Itanhangá

Segundo o secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, a iniciativa está consolidada como um movimento contínuo de transformação cultural e estimula práticas colaborativas e criativas dentro da administração pública. “O Outubro Movimente mostra que inovação é feita por pessoas. Quando o servidor público é valorizado, capacitado e estimulado a propor soluções, o resultado é um Estado mais eficiente e mais próximo da sociedade. Celebrar cinco anos dessa iniciativa é reconhecer o potencial transformador do serviço público de Mato Grosso”, destacou o titular da pasta.

De acordo com o secretário adjunto de Planejamento e Governo Digital, Sandro Brandão, o Outubro Movimente nasceu com a missão de despertar o potencial inovador dos servidores públicos de Mato Grosso. “Hoje, mais do que um evento, o Outubro Movimente se consolidou como um movimento vivo de colaboração e propósito, que conecta pessoas e ideias em torno de um governo mais humano, eficiente e transformador. Ver esse movimento inspirando outros poderes e esferas da administração pública é a prova de que estamos no caminho certo da colaboração, gerando valor real nos serviços entregues à população”, finalizou Sandro Brandão.

Serviço

Para se inscrever nas oficinas presenciais e on-line, basta acessar a página oficial do evento aqui.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

PM frustra rolezinho de motoqueiros e prende suspeitos por direção perigosa em Cuiabá

Published

on

Policiais militares do 10º batalhão frustraram, na madrugada desta sexta-feira (7.11), um rolezinho de motoqueiros que realizavam manobras perigosas e um racha na Avenida José Afonso Porto Carreiro, conhecida como Avenida Dubai, no bairro Ribeirão do Lipa, em Cuiabá.

A ação, que contou com apoio de diversas guarnições, resultou na prisão de cinco suspeitos, todos sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e na apreensão das motocicletas envolvidas, sendo uma delas com registro de furto.

De acordo com o boletim de ocorrência, várias denúncias foram realizadas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), no qual cerca de 20 motoqueiros estariam realizando manobras perigosas e promovendo um racha na via. Diante da gravidade, equipes da Polícia Militar foram acionadas para realizarem um cerco na região para conter os infratores.

Durante a operação, as equipes acompanharam diferentes condutores, que desobedeceram às ordens de parada e tentaram fugir em alta velocidade. Em uma das abordagens, os militares identificaram que uma das motos utilizadas pelos suspeitos possuía registro de furto, o que resultou em autuação por receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.

Leia mais:   Condenado por homicídio em Alto Araguaia é preso pela Polícia Civil em Itanhangá

Todos os cinco suspeitos abordados foram conduzidos à delegacia. As motocicletas foram removidas para o pátio da Semob, com exceção da que havia registro de furto, entregue à Polícia Judiciária Civil. Além disso, foram lavrados os autos de infração de trânsito pertinentes.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso

Projeto leva atendimento psicológico para custodiados Araputanga

Published

on

Um projeto desenvolvido na unidade prisional de Araputanga, em parceria com a Faculdade Unibras de São José dos Quatro Marcos, levou atendimento psicológico a reeducandos que estão detidos em decorrência de crimes previstos na Lei Maria da Penha. O objetivo dos encontros foi abordar, discutir e refletir sobre temas referentes à violência de gênero, masculinidade e relação de poder.

De acordo com o diretor da unidade prisional de Araputanga, Laubenildo Barbosa Bento, a ação pode trazer ganhos positivos para o convívio entre reeducandos e seus familiares.

“Os resultados efetivos quem vai sentir será a família na volta deles para casa. Sentimos um ‘relaxamento’ maior dos participantes, antes eram pessoas tensas, estressadas por estarem presas devido à Lei Maria da Penha, hoje o sentimento é diferente. Esse tipo de reeducando sempre chega carregado de raiva, geralmente é a primeira vez que é preso, chega com misto de vergonha e raiva. Nossa pretensão era quebrar esse sentimento, visando a não reiteração delitiva, a intenção é cessar esse ciclo de violência”, explicou o diretor.

Leia mais:   Quatro pessoas são presas em Cuiabá durante operação de fiscalização com foco em motocicletas

Foram realizados oito encontros, conduzidos pela equipe do Grupo de Intervenção Psicossocial da faculdade, para identificação de padrões prejudiciais, comportamentos agressivos e que auxílio no desenvolvimento de comportamentos saudáveis, competências emocionais e reintegração social.

As atividades foram coordenadas pelas professoras Aline Maia e Alana Dutra e tiveram início em agosto deste ano, com a conclusão no mês de outubro.

Além dos reeducandos, o projeto abrangeu também as famílias, com palestras a fim de prepará-los para o retorno do custodiado ao convívio familiar, após o episódio de violência.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana