Cultura
Orquestra Sinfônica da Unemat realizará Concerto Musical em Cáceres
O evento conta com a participação do Coral Vozes do Pantanal e será realizado na Praça Barão do Rio Branco no dia 10 de novembro

Foto de arquivo: apresentação na Praça Duque de Caxias (Foto: Hemilia Maia)
Por Hemília Maia
A Orquestra Sinfônica da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) fará um Concerto Musical no dia 10 de novembro, a partir das 20 horas, na Praça Barão do Rio Branco, em Cáceres (MT) sob a regência do maestro Erizane Nunes Mota. Serão apresentadas 15 peças de músicas orquestradas entre canções nacionais e internacionais. O Coral Vozes do Pantanal Integrado Unemat e IFMT participará da apresentação.
De acordo com o professor Anderson Amaral, o Concerto Musical executado pelos bolsistas e voluntários participantes da Orquestra Sinfônica da Unemat irá oportunizar acesso à cultura para sociedade, ampliando o alcance desse gênero musical para toda a população cacerense. “Ao mesmo tempo vamos divulgar as ações do projeto na oferta gratuita de ensino de música e ampliar a visibilidade da Orquestra Sinfônica atraindo jovens e adolescentes para aprender a tocar os diferentes instrumentos musicais que compõe a Orquestra, contribuindo para a formação de novos talentos”, pontuou Amaral.
O evento, gratuito e aberto a comunidade, foi contemplado pelo edital Cultura Cáceres Lei Paulo Gustavo, publicado pela Prefeitura Municipal de Cáceres, por intermédio do Ministério da Cultura, o Governo Federal e a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.
A Lei Paulo Gustavo viabiliza o maior investimento direto no setor cultural da história do Brasil, simboliza o processo de resistência da classe artística durante a pandemia de Covid-19, que limitou severamente as atividades do setor cultural e homenageia Paulo Gustavo, artista símbolo da categoria, vitimado pela doença.
A produção executiva do Concerto Musical, a cargo de Amaral e da servidora da Pró-Reitora de Extensão e Cultura (Proec), Joseane dos Santos Cunha, estima a presença de cerca de 600 pessoas durante o evento.
Cáceres e Região
Cáceres, sedia neste final de semana o encontro das CEBs
Neste final de semana, sexta, sábado e domingo, acontecerá em Cáceres um encontro das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), que reunirá participantes de três estados da região Centro-Oeste: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
Este será o primeiro evento desse tipo a acontecer em Cáceres, e deve reunir mais de 200 lideranças dessas regiões.
O encontro será realizado no Centro de Pastoral São Francisco, que fica na Avenida 7 de Setembro, bem no centro da cidade, conhecida como a “Princesinha do Paraguai”.
No sábado, dia 19, vai acontecer uma missa na Catedral São Luiz, a partir das 19 horas. Durante a mesma ocasião, será feito o lançamento da Festa do Padroeiro de Cáceres, em frente à Catedral, com bastante música e barracas de pastéis.
A missa será conduzida pelo Arcebispo de Cuiabá, Dom Mário Antônio da Silva, e contará com a presença de vários padres que vão participar do momento religioso.
Esse evento em Cáceres é realizado devido à importância histórica da cidade e às ações marcantes de suas lideranças.
Por: Cia de Noticias
Cáceres e Região
CHIFRE NO AR – CUIABÁ ESTREIA NA LISTA DAS CIDADES QUE MAIS TRAEM E OCUPA 12ª POSIÇÃO

Reprodução
Por Revista Fórum
Um levantamento realizado pela plataforma Ashley Madison destacou as cidades brasileiras com maior número de novos cadastros voltados a relações extraconjugais. Em junho de 2025, Florianópolis assumiu a liderança, aparecendo pela primeira vez na lista já na primeira colocação.
O ranking, baseado no número de novos usuários durante o mês, também revelou a predominância da região Sul nas três primeiras posições além da capital catarinense, Porto Alegre ficou em segundo lugar e Curitiba em terceiro.
A edição de 2025 do ranking apresentou mudanças significativas. Brasília, que liderou por dois anos consecutivos, saiu da lista, assim como capitais como São Paulo, Recife, Salvador, Fortaleza e outras grandes cidades. Ao todo, dez novas cidades estrearam no ranking deste ano, indicando uma descentralização no perfil da infidelidade.
Guarulhos e Natal foram as únicas a manterem a mesma posição em relação a 2024.
Para a Ashley Madison, os dados refletem mudanças nos hábitos de relacionamento no Brasil, com crescimento do interesse por relações fora do casamento em centros urbanos de médio porte.
Mais buscas no frio
Segundo a consultora Tammy Nelson, especializada em comportamento afetivo e ligada á plataforma, o clima pode influenciar esse comportamento. “No inverno, é comum que as pessoas busquem mais afeto e conexão fora das relações habituais”, afirma.
A Ashley Madison se apresenta como um serviço que promove conexões não monogâmicas, preferindo esse termo a “traição”. Com mais de 80 milhões de usuários em 45 países, a plataforma é voltada a pessoas comprometidas que desejam encontros discretos.
Confira o ranking das 15 cidades em 2025
1- Florianópolis (SC)
2 – Porto Alegre (RS)
3 – Curitiba (PR)
4 – Joinville (SC)
5 – Contagem (MG)
6 – Ribeirão Preto (SP)
7 – Sorocaba (SP)
8 – Londrina (PR)
9 – São José dos Campos (SP)
10 – Osasco (SP)
11 – Guarulhos (SP)
12 – Cuiabá (MT)
13 – Uberlândia (MG)
14 – Natal (RN)
15 – Manaus (AM)
-
Cáceres e Região4 dias ago
Antes mesmo de ser lançado oficialmente novo modelo de realização do FIP já levanta suspeita
-
Cáceres e Região6 dias ago
Operação Lei Seca em Cáceres resulta em 76 autuações e 33 veículos removidos
-
Cáceres e Região4 dias ago
Valorização – SSPM oferta cursos superiores à servidores municipais; mais de 200 já foram beneficiados
-
Cáceres e Região5 dias ago
Bandidos invadem oficina e furtam Gol 1988 em Cuiabá; ajude a encontrar
-
Cáceres e Região6 dias ago
Recuperadas, 10 araras voltam a voar livres em Cáceres
-
Cáceres e Região5 dias ago
Duas vereadoras – Elis e Magali – são titulares da CPI que irá investigar possíveis irregularidades de obras paralisadas em Cáceres
-
Cáceres e Região6 dias ago
Acidente fatal no centro de Mirassol termina com morte de jovem de 26 anos
-
Cáceres e Região4 dias ago
P. e Lacerda: PC deflagra operação contra conflito agrário e expulsa grileiros de fazenda