Mato Grosso
Operação Tolerância Zero retira mais de 870 celulares de dentro de presídios de Mato Grosso
Em 30 dias de Operação Tolerância Zero, a Polícia Penal apreendeu mais de 870 celulares dentro dos presídios de Mato Grosso. Ao todo, foram realizadas 89 operações em 41 unidades prisionais do Estado, sendo que em 29 delas foram encontrados produtos proibidos.
Na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, a Polícia Penal deflagrou 18 ações e apreendeu 434 aparelhos eletrônicos, equivalente a 50% do total de celulares apreendidos.
Em Rondonópolis (212 km de Cuiabá), na Penitenciária Major PM Eldo de Sá Corrêa, conhecida como Mata Grande, foram feitas 18 vistorias, que resultaram na apreensão de 119 aparelhos de celulares.
No Centro de Ressocialização Ahemnon Lemos Dantas, em Várzea Grande, foram oito ações, que terminaram com a localização de 152 celulares.
Durante os 30 dias de operação, foram retirados das unidades prisionais 353 chips de diversas operadoras, 361 carregadores e 125 fones de ouvido. Além dos aparelhos de celulares, os policiais penais também apreenderam 1.265 porções de entorpecentes, como maconha, cocaína, entre outros.
A operação também resultou na prisão de 12 pessoas tentando entrar com celulares e drogas nas unidades prisionais. Dentre eles estão dois policiais penais, sendo um deles após investigação da Polícia Civil, sete visitantes, um reeducando, além de uma dentista e um prestador de serviços.
As apreensões fazem parte de um pacote de medidas do programa Tolerância Zero ao Crime Organizado, lançado pelo governador Mauro Mendes no dia 25 de novembro, com objetivo de desmobilizar as facções criminosas dentro das unidades prisionais e combater o crime organizado em todo o Estado.
O secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, reforçou o compromisso firmado pelas forças de segurança.
“O Programa Tolerância Zero foi uma determinação do governador Mauro Mendes, e as forças de segurança estão comprometidas em desestabilizar economicamente as facções criminosas que atuam em Mato Grosso, oferecendo cada vez mais segurança para a nossa sociedade. Só assim vamos impedir que os criminosos articulem ações ilícitas e levantem dinheiro para se sustentar”, pontuou.
O secretário adjunto de Administração Penitenciária (Saap), delegado Vitor Hugo Bruzulato, afirmou ser preocupante o número de celulares apreendidos, considerando que são itens terminantemente proibidos dentro das unidades prisionais, porém classificou como positivos os resultados alcançados pelas operações.
“Esse trabalho reafirma nosso compromisso em garantir o cumprimento rigoroso da Lei de Execução Penal. Estamos empenhados no combate às facções criminosas e em breve vamos colher frutos positivos dessas operações, como exemplo a redução dos crimes praticados no estado”, afirmou.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Inscrições para cursos técnicos gratuitos da Seciteci terminam nesta sexta-feira (17)
As inscrições para os cursos técnicos gratuitos e noturnos ofertados pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) se encerram nesta sexta-feira (17.01). Ao todo, são 640 vagas em várias áreas do conhecimento para 12 cidades de Mato Grosso.
As cidades com cursos disponíveis são: Alto Araguaia, Barra do Garças, Colniza, Campos de Júlio, Confresa, Querência, Santa Terezinha, Juruena, Santo Antônio de Leverger, Nortelândia, Nova Mutum e Sapezal.
Neste processo seletivo, são 640 vagas disponíveis para cursos técnicos concomitantes ou subsequentes, ou seja, para alunos que estão cursando o ensino médio ou já concluíram a educação básica. As áreas de estudo são Administração, Agricultura, Agronegócio, Enfermagem, Meio Ambiente, Saúde Bucal e Segurança do Trabalho.
Todas as turmas serão no período noturno, com a carga horária variando de 800 horas (12 meses) a 1600 horas (24 meses), dependendo do curso. Acesse o edital completo, e confira os cursos disponíveis em cada município (Acesse Aqui).
As inscrições são realizadas exclusivamente via formulário online (Acesse Aqui). Os candidatos devem ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio.
O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, afirma que a oferta dos cursos no período noturno foi pensada para possibilitar uma profissionalização àqueles que estão cursando o ensino médio ou trabalhando durante o dia.
“Esta é uma oportunidade que o Governo do Estado está oferecendo para aqueles que buscam uma qualificação profissional e uma melhor condição de emprego e renda”, completou Allan.
A lista final de inscritos será publicada no dia 10 de fevereiro. A listagem incluirá um número específico para cada candidato. No dia seguinte (11.02), será feito um sorteio público desses números para definir a classificação dos selecionados.
A transmissão do sorteio será feita ao vivo pelo canal da Seciteci, no YouTube (clique aqui para acessar), às 14h.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Ciopaer realiza transferência de paciente de Salto do Céu para Cáceres
O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), unidade da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), realizou, nesta terça-feira (14.01), a transferência de uma paciente do Hospital Municipal de Salto do Céu (349 km de Cuiabá) para o Hospital Regional de Cáceres. A operação aérea foi realizada após solicitação da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).
A transferência foi solicitada via Central de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS) após o Hospital Municipal identificar a necessidade de atendimento especializado de urgência para a paciente, uma mulher de 51 anos. Devido ao alto volume de chuvas, Salto do Céu encontra-se isolada, sem condições para tráfego terrestre ou transporte por táxi aéreo, por não ter pista de pouso.
Atendendo ao chamado da Secretaria Estadual de Saúde, uma equipe do Ciopaer com quatro profissionais, se deslocou rapidamente de Cuiabá até Salto do Céu para realizar o transporte do paciente até Cáceres, com acompanhamento de um médico durante todo o trajeto.
O piloto-comandante, tenente coronel PM Rafael Dias Guimarães explicou que o helicóptero possui facilidade de pousar em locais não homologados, como os utilizados nesta terça-feira, devido à sua mobilidade, permitindo resgates em áreas inacessíveis por veículos terrestres ou aviões.
“A unidade mais próxima que poderia atender a paciente estava a mais de 150 km de distância e o transporte via terrestre, se fosse possível, levaria cerca de três horas. Porém, em cerca de 1 hora, buscamos o médico no Hospital de Cáceres, levamos ele ao Hospital Municipal de Salto do Céu e retornamos com a paciente estabilizada para que pudesse receber o atendimento necessário”, detalhou o tenente coronel.
O coordenador do Ciopaer, tenente-coronel PM Lima Júnior, destacou a importância do suporte prestado em operações desse tipo. “Graças à estrutura oferecida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e pelo Governo de Mato Grosso, o Ciopaer realiza ações rápidas em todo o Estado e contribui tanto para missões de segurança pública quanto para operações aeromédicas”.
Fonte: Governo MT – MT
-
Cáceres e Região7 dias ago
Grupo Juba apoia possível vinda da Havan e reforça compromisso com o crescimento de Cáceres e recebe Luciano Hang
-
Destaque6 dias ago
Processo seletivo para bombeiros temporários tem mais de 7 mil inscritos
-
Cáceres e Região6 dias ago
Faustino Marinho Natal, do Kaskata Flutuante, morre aos 44 anos
-
Cáceres e Região7 dias ago
Polícia apreende menor identificado como autor de homicídio em Mirassol d’Oeste
-
Destaque6 dias ago
MPU publica edital com 152 vagas e salários de até R$ 13,9 mil
-
Cáceres e Região5 dias ago
Castigadas pelo sol, capivaras no Pantanal ficaram louras em 2024
-
Carros e Motos5 dias ago
Detran-MT alerta que vídeo sobre novas categorias da CNH traz informações falsas
-
Estadual7 dias ago
Deputados aprovam projeto que aumenta rigor na fiscalização nos presídios de MT